Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

RUA MARQUÊS DE SAPUCAÍ



 
Hoje temos 3 fotos da Rua Marquês de Sapucaí, antigas Rua Visconde de Sapucaí e Rua Bom Jardim. Começa na Rua da América e termina na Rua Frei Caneca.
A primeira foto é, provavelmente, da década de 40, e foi enviada pela tia Nalu. Este tipo de construção dominava a área (uma velha casa térrea, na direita um sobrado, e na esquerda um pequeno prédio com inspiração “art-déco”. Muito foi destruído na ocasião da construção do Viaduto São Sebastião, durante a gestão Negrão de Lima, embora algo tenha sobrevivido até a construção do Sambódromo, no governo Brizola, quando quase tudo foi abaixo. Nesta foto, na fotografia original é possível ler a plaquinha com o nº 171 na parede, na altura do pedestre. No pórtico da casa à direita se lê o nº 173. Se a numeração não mudou o trecho seria entre a Rua Benedito Hipólito e a Avenida Presidente Vargas.
Na parede lateral do imóvel à direita, há uma inscrição quase ilegível, mas que, usando recursos do Photoshop, talvez possa estar escrito “Fábrica de Cerveja”, na linha de cima, e “Brahma”, na linha de baixo. Também chama a atenção as janelas laterais do nº 173 dando para o terreno do nº 171. Aquele portão provavelmente protege uma servidão que leva ao nº 171 que deve ficar lá atrás, depois do prédio de nº 173. Mas há uma plaquinha na direção da cabeça do pedestre que, em alta, pode-se ler “171”.
 
A segunda foto, do acervo do Correio da Manhã, tal como a terceira, é de meados da década de 50 e mostra uma enchente na Rua Marquês de Sapucaí.
 
Já a terceira foto, de 1960, mostra obras da galeria da Rua Marquês de Sapucaí, vitais para o escoamento das águas pluviais que afetam as ruas Catumbi e adjacentes. À esquerda, o Café e Bar Amarante. À direita, o caminhão de entregas da Sanitária Águia.

22 comentários:

  1. Na enchente, um Pontiac Chieftain 1953. Nunca entendi muito dessa marca, mas, por sorte, em 1953 só havia um modelo de 4 portas, o Chieftain. O outro modelo era um cupê com um nome chamoso:Catalina. Conhecida com a marca do índio, Chieftain era um subtítulo adequado, que, em alguns anos da década de 1950, acendia uma cabeça de índio âmbar no escudo do capô. E reconhecível pelas linhas paralelas no capô e na tampa da mala.
    Na foto do caminhão da Sanitária Águia, um Buick 47-48, já velhusco, quase some na poeira das obras.
    Sempre achei que as numerações nas fotos da Prefeitura significavam os imóveis que seriam derrubados.

    ResponderExcluir
  2. Quem tem menos de 45 anos não tem ideia do que foi a região. A Marquês de Sapucaí desapareceu literalmente e para quem não sabe, terminava após cruzar os trilhos da Central, já nas faldas do morro do Pinto. A postagem de hoje mostra o quanto foi devastada essa região. Se observarem a foto 3, vão ver que no alto do morro, é possível perceber o prédio que aparece na postagem de ontem.

    ResponderExcluir
  3. Esta é uma daquelas ruas que mudaram completamente com a construção de viadutos ou túneis. O favorecimento aos automóveis fizeram que recantos agradáveis como a Paulo de Frontin desaparecessem. Outro absurdo foi o viaduto da rua Bela onde os carros passam pelas salas de visitas dos moradores. Recantos como a praia de Botafogo antes do túnel do Pasmado, a Lagoa antes do Rebouças, Laranjeiras antes do Catumbi - Latanjeiras, a Raul Pompeia e a Pompeu Loureiro antes dos respectivos túneis. Enfim, é o progresso junto com o aumento da população. Sábios são os europeus que evitam ter megalópoles.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos.

    A primeira foto é típica daquelas pré-demolição do Malta indicando quais imóveis iriam abaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira foto é dos anos 40. A vestimenta do pedestre e a construção em "pó de pedra", comum no Rio a partir do final dos anos 20 já mostra sinais de desgaste.

      Excluir
    2. O Malta fotografou até os anos 40. E os filhos seguiram o padrão do pai...

      Excluir
  5. Até a outrora tranquila Ilha do Governador sofre com a desenfreada construção de viadutos. Investiram-se milhões de Reais para a construção de pistas e viadutos para o BRT. Passa UM ÔNIBUS a cada quinze minutos. Acho que alguém foi beneficiado com e$$a história toda....

    ResponderExcluir
  6. Os europeus evitam também que a população cresça em demasia, pois fica incontrolável sustentar tanta gente.Fotos muito boas pra quem não conheceu em loco tal ruas.
    Qual o bonde que trafegava por esse local?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos. Fotos interessantes de um local que conheci bem quando era adolescente. As casas mostradas na foto 1, ainda hoje existem algumas idênticas na R. Carmo Neto, Laura de Araujo e Julio do Carmo próximas a Marquês de Sapucaí. O problema é que esta região nos dias de hoje está totalmente degradada, as casas se tornaram cabeças de porco devido as invasões. Todas estas obras para dar passagem aos carros e também ao Metrô, transformaram completamente esta região. Como disse recentemente e hoje novamente observado pelo mestre Plínio, deveria ser proibido cidades com populações acima de 1,5 a 2 milhões de habitantes.

    ResponderExcluir
  8. Tenho idéia de onde possa estar em função do Sambódromo.Pelo visto,na oportunidade ainda era um local habitável,mas hoje é complicado.Por ali funcionava a cervejaria Brahma,confere?Tem um cara de sapo na segunda foto salvo engano.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde a todos.
    Alguém sabe que edifício é esse na foto Nº 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo a Fábrica da Brahma. Amanhã público detalhes com fotos.

      Excluir
    2. Obrigado Luiz. Apesar de que ela está bem estranha nessa foto.

      Excluir
  10. Conheci algumas casas e prédios cinzentos como o da foto. Existia um na rua Laura de Araújo onde funcionava um "Rendez vouz" bastante concorrido. Era um rua "mista" onde havia residências familiares. Bem diferente da Júlio do Carmo, da Afonso Cavalcante, da Pinto de Azevedo, e da Pereira Franco. Havia seguramente cerca de duzentas casas de tolerância na região. A maioria era de "moças" do interior do país e do norte. Em uma época em que a penicilina era desconhecida, muitos homens tiveram sua saúde arrasada. Hoje em dia com a liberação sexual, esses estabelecimentos estariam fadados ao fracasso.

    ResponderExcluir
  11. Wolfgang, seria a antiga fábrica da Brahma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. Como eu disse ao Luiz: A foto da fábrica está bem estranha para mim. Nem parece de que é.

      Excluir
  12. Casa de tolerância seria onde se abrigam os políticos?

    ResponderExcluir
  13. Ff. Na votação da Alerj, como era esperado, os deputados presos já tem os 36 votos necessários para que sejam libertados. Como se vê, " o poder emana do tráfico".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel, já estão na rua ! Pensem o que quiserem, mas inverteram-se os fundamentos básicos neste país .

      Excluir
  14. O que aquele titubeante voto de Minerva causou.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite pessoal. Excelente Blog. alguém sabe quando foi construída a Marques de Sapucaí.Cândido José de Araújo Viana o Marques de Sapucaí morreu m 1875, a rua foi construída no império ainda?

    ResponderExcluir
  16. Tanto quanto sei a Marquês de Sapucahy é a junção de duas antigas ruas, a Visconde de sapucahy e a R do Bom-jardim, e que existiam nos anos de 1870, por isso no tempo imperial. Estou a pesquisar o meu trisavô que viveu no Rio dos anos de 1860 a 1890 e os negocios dele eram nessas ruas também. Já agora será que encontro fotos dessa época e dessas ruas? Maria Sousa

    ResponderExcluir