Total de visualizações de página

domingo, 12 de novembro de 2017

IPANEMA

 
Para quem gosta de Ipanema:
Esta fotografia dos anos 60, tirada do Berro d´Água, que ficava no prédio do Panorama Palace Hotel, dá bem uma idéia dos últimos dias gloriosos de uma Ipanema de casas e pequenos edifícios. 
O Panorama Palace Hotel, sobre o morro, com vista deslumbrante para a Lagoa e para a Praia de Ipanema era um hotel que nunca foi concluído. Quantos e quantos namoros não aconteceram naquele local maravilhoso cujo acesso era pelo final da Rua Alberto de Campos, em Ipanema?
Subia-se por um elevador até o platô onde ficava o prédio, cruzava-se um longo espaço inacabado, ainda em concreto, para chegar até à varanda onde funcionava o Berro d´Água, junto à piscina. Era um terraço enorme, debruçado sobre a Lagoa, onde se bebia e dançava. E ali havia, ainda, uma espetacular boate dentro na rocha com o sugestivo nome de On The Rocks.
Com a construção do hotel falida, suas instalações parcialmente construídas foram cedidas para a TV Rio, quando esta saiu do Cassino Atlântico no Posto 6. Com o fim, também, da TV Rio, a estrutura foi adaptada para o funcionamento de um CIEP, idealizado por Leonel Brizola.
Nesta Ipanema do início dos anos 70 os arranha-céus já começavam a surgir e o bairro a ficar super-povoado. A notar, à direita, a considerável faixa de areia às margens da lagoa, onde alguns tomavam sol.
E ali embaixo ficava a Montenegro.
E o que é a Montenegro?
A Montenegro era uma rua sem nenhum sinal de trânsito, onde o ônibus elétrico chegava pela Alberto de Campos, vindo da Farme de Amoedo e se dirigia para a Lagoa.
Era onde a Duda passava todo dia no trajeto entre a praia e a casa dela, ali no edifício Lombardia, na Epitácio Pessoa. E se você perguntar "que Duda?", é porque está mesmo por fora.
Era onde se comprava refrigerante e cerveja, no único bar perto da Lagoa, o "Mosca", que em 1970 passou a se chamar "Tricopa".
Era onde ficava a primeira loja, bem pequena, do Honório, quase na esquina da Nascimento Silva. Mais tarde ele se mudou para a loja perto da Barão da Torre, onde está lá até hoje vendendo artigos fotográficos.
A Montenegro era onde o Nelson abriu uma delicatessen bem na esquina da Barão, depois fez a sorveteria Alex para o filho dele e, mais tarde ainda, vendeu sua primeira loja e ficou com uma menor, quase ao lado do Honorio.
A Montenegro era onde ficava o Pizzaiolo, que teve dois endereços ali, onde pela primeira vez se fez a calçada da fama de Ipanema, hoje por conta da Toca do Vinicius. Era onde se comia no Braseiro, mais barato que a Churrascaria Carreta, mas que também fazia sucesso.
A Montenegro era onde está a Casa Futurista, com artigos para senhoras, desde sempre na esquina da Visconde e, dizem, vai acabar proximamente.
Na Montenegro era o Veloso, parada obrigatória pós-praia, e após muito jogo de volei na rede do Dr. Sertã, parente do FlavioM - se você fosse amigo do Franklin sempre conseguiria vaga.
A Montenegro era onde aconteciam festas no famoso apartamento de cobertura do Dr. Romano, bem na esquina da praia, ou no elegante apartamento, no mesmo prédio, do Dr. Simões Lopes.
A Montenegro era a casa de minha tia-avó, irmã de James Darcy, uma das pessoas com mais bom-humor que conheci e onde sua empregada da vida toda, a Dulce, fazia os melhores bolos que jamais comi.
A Montenegro era repleta de casas e de pequenos prédios como o que morava a Ana Maria, a moça de branco, filha do Luiz de Carvalho, quase em frente à Barão de Jaguaripe.
A Montenegro era a melhor estrada do Rio, ligando a Praia de Ipanema à Lagoa.

32 comentários:

  1. E UMA PRECIOSIDADE PARA OS VISITANTES DO "SAUDADES DO RIO": http://objdigital.bn.br/…/div_obras…/or1355316/or1355316.pdf

    Trata-se da possibilidade de download do Plano Agache completo.

    Excepcional trabalho de digitalização da Biblioteca Nacional Digital.

    Obra raríssima e de suma importância, agora disponibilizada para todos gratuitamente.

    ResponderExcluir
  2. Realmente uma preciosidade o Plano Agache.
    Montenegro, por onde passei por muitos anos com meu compadre para irmos para a pelada na praia que começava as 15 horas. N]ao deveria ter mudado de nome.
    Tirando as três casas da vila onde mora minha comadre na Barão quantas casas ainda restam em Ipanema?

    ResponderExcluir
  3. Já salvei o PDF e vou ler com calma. Parece ser muito interessante.
    E neste domingo caminharei da Lagoa à praia pela Montenegro para relembrar velhos e saudosos tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trolley era italiano, de marca Fiat. Vinha de Copacabana pela contra mão pela Visconde de Pirajá, virava à direita na Farme de Amoedo, esquerda na Barão da Torre e então à direita na Monte Negro em direção à Lagoa

      Excluir
  4. A Montenegro era parte obrigatória do meu trajeto diário para ir ao colégio em 1970. De fato havia apenas prédios antigos pequenos e casas mas o movimento não era tão pequeno assim. Apesar de não ser como nos dias atuais, o acesso à Ipanema pelo túnel Rebouças já era considerável e a Montenegro e a Joana Angelica já eram as ruas mais usadas (e ainda são) para alcançar a Lagoa. Desconhecia o fato de os Trolley-bus circularem na Alberto de Campos. Esse relato mostra o quão pobre de estabelecimentos comerciais era Ipanema, ao contrário dos dias atuais. Eu me lembro de uma loja de brinquedos situada na Visconde de Pirajá entre Montenegro e Farme de Amoedo perto do Chaplin, onde minha mãe comprou para mim uma "Jump Ball", uma grande bola onde se sentava sobre ela e saía pulando. Um brinquedo "para adultos" que foi uma "febre".

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos.

    Área fora da minha jurisdição. Vou acompanhar os comentários.

    Sobre o brinde de hoje, já tinha baixado há algum tempo.

    Recomendo também as digitalizações da Revista Municipal de Engenharia, no site do AGCRJ.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não acompanhei essa fase mais antiga. Só em 1972 passei a ir a praia em frente à rua, graças à mobilidade recém adquirida com meu primeiro carro. Como outros da turma de Copa também compraram o seu, migramos para lá. Ia ao Pizzaiolo, mas o Veloso já era o Garota de Ipanema. Estava sempre lá mas nunca chamamos pelo novo nome, em respeito à sua história. Na intimidade da turma a rua era chamada de Blackhill...

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos.
    Acabei de ler do texto de hoje e algo veio a minha mente, não podendo deixar de perguntar: Luiz. Por que você nunca quis tentar da carreira de escritor? Os textos que acompanho diariamente por aqui há muitos anos, demonstra de que você tem um talento e tanto para isso, além de conhecimento suficiente sobre a nossa cidade.
    A pessoa pode até não concordar com a forma de ver as coisas, o que é bem pessoal mesmo, porém, é gostoso ler os seus textos e comentários.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. De boate a CIEP uma mudança nada convencional...Para quem viveu o local as referências devem fazer a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ciep poderia ser a solução para o Brasil. Darcy Ribeiro era um comunista inveterado mas suas ideias voltadas para a educação eram excelentes. Hoje os Cieps são "fornos a céu aberto" e fábricas de traficantes, funkeiros, MCs, e assemelhados.

      Excluir
    2. Os CIEPs foram uma excelente ideia que acabou por não dar certo, na minha opinião.

      Excluir
    3. Quando estive com o Prof. Darcy Ribeiro não perdi a oportunidade de perguntar porque as escolas que já existiam não poderiam sofrer alterações para se adaptarem às novas diretrizes. Com aquele jeito de falar rápido explicou que além das dificuldades estruturais segundo ele a maioria era herança de governos anteriores que não se preocuparam com modernizações e algumas eram ainda do tempo do Estado Novo, e o projeto dos CIEPs tinha objetivos educacionais mas também políticos. Essa seria uma das razões que algumas foram construídas à beira de estradas para dar visibilidade. Os CIEPS foram uma boa iniciativa, tanto que inspirou a tentativa dos CIACs, no governo Collor. Mas não faltaram críticas ao projeto do Niemeyer (as salas não possuíam ventilação adequada), alto custo de manutenção do semi-internato, além de acusações de superfaturamento na sua construção e montagem.

      Excluir
    4. Os CIEPs não deram certo por preconceito de ser um "projeto" do Brizola (e do Darcy Ribeiro). Tanto que uma das primeiras ações do Gato Angorá foi detonar o projeto...

      Excluir
  9. Bom dia a todos. Tão belo quanto a foto, este texto do mestre Dr. Luis D', onde conta detalhes de uma Ipanema e da saudosa R. Montenegro, detalhando pontos e locais que marcaram esta rua e a tornaram a mais famosa e badalada de Ipanema, talvez a Garcia D'ávila seja outra rua do bairro que possa rivalizar, porém na minha modesta opinião não sendo morador do local, ainda ache a Montenegro bem mais famosa. Mas bom mesmo será ler os comentários dos amigos no final do dia que moraram na região. Bom seria se antigos comentaristas moradores e frequentadores da região e que andam desaparecidos do SDR, contassem suas histórias do local.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia ! Não consegui acessar o enderêço indicado. A resposta é...
    404 - File or directory not found.
    The resource you are looking for might have been removed, had its name changed, or is temporarily unavailable.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. WHM, de fato isto está acontecendo, não sei a razão. Não consegui mandar para seu email pois tem 25MB e está acima do limite permitido. Não sei como fazer, mas tenho salvo o PDF aqui no meu computador.

      Excluir
    2. Basta zipar divindo em vários pedaços.

      Excluir
  11. De fato, foi-se uma época, um zeitgeist. Na sequencia, o livro de cronicas do SdR é produto impositivo, decorre naturalmente do acervo.

    ResponderExcluir
  12. Esta Ana Maria moça de branco é a que virou andarilha?Existe hoje alguma referência?E esta Duda seria uma que foi musa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ana Maria foi namorada ou casada com o Marcos Valle. Certo?
      E a Duda é a Duda Cavalcanti?

      Excluir
  13. Sim. Hoje anda de azul. Está acabadíssima e com mau aspecto.
    A Duda foi musa.

    ResponderExcluir
  14.    Fiquei curioso quando aqui li sobre esta "mulher de branco".

       Pesquisei. Na verdade ela não é mendiga, tem um belo apartamento em Ipanema (como se sustenta?), vive o dia todo pelas ruas, parece ser doente mental, hoje é a "mulher de azul".

    ResponderExcluir
  15. Eu estava no dia da festa da troca do nome da Montenegro e nunca tinha visto, frente a frente, tanta gente famosa por metro quadrado, incluindo alguns d'O Pasquim. Não lembro de ninguém na época reclamando da troca, talvez porque ainda era muito recente a morte do Vinicius de Moraes.
    Se não me engano no local do CIEP do Panorama ainda funciona um estabelecimento de ensino público.
    E desconfio que o espaço aproveitado para acesso ao local é da pedreira que existia na Alberto de Campos e que teve uma foto no Concurso do Sherlock Holmes do SDR que ninguém acertou. E realmente era muito difícil.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde a todos,
    A Ana Maria aqui em matéria do site G1:
    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/09/aos-66-anos-musa-da-bossa-nova-vive-como-andarilha-em-ipanema.html
    Respeito por ela, pois o tempo passa para todos nós!
    O tempo é implacável...
    Há braços

    ResponderExcluir
  17.     "Montenegro" foi em homenagem a um certo Barão que faz parte da história do local. Os herdeiros aparentemente não foram contra a mudança, ao contrário dos herdeiros de Vieira Souto que ganharam na justiça e desbancaram a av.Tom Jobim.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite! Dr. D', desculpe-me a intervenção. Assim como o WHM, não consegui abrir o arquivo do Plano Agache e fazendo uma busca no Google, achei o mesmo documento. Colo a seguir o link. Aproveito para comentar que as postagens das últimas semanas estão sensacionais.

    Plano Agache digitalizado em formato .pdf:

    http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_obrasraras/or1355316/or1355316.pdf

    ResponderExcluir
  19. Hoje me lembrei desse nome e encontrei exatamente o lugar que estive com meu pai e seu socio que morava no rio isso em 1972 a noite ele nos levou nesse resaurante que ficou na minha memoria.Foi sem duvida tudo muito fantastico sem falar que fiquei a tarde toda olhando para os biquinis de copacabana do alto dos meus bem vividos 12 anos de idade....

    ResponderExcluir
  20. ...sempre bom rever coisas assim!
    Pensei que a foto fosse mais recente.
    Ipanema sempre com seu encanto; melhor que LEBLON - alias não entendo pq enchem a bola do bairro. Morei e frequentei tal tempos. E de cansar. Só para quem é de fora que atrai.
    Onde resido (RS)/gente me questiona sobre a região e até tem vontade de conhecer.
    Achei aqui pelo quem dera PANORAMA PALACE. Onde quando passava pela LAGOA ficava curioso por saber o que era. Recentemente soube. Onde um familiar me disse que 'teria a ver com um manjado político'.
    Acho que nem sou da época da Via Montenegro (sou de meados da década de 70) _ conhecidos me diziam que "a rua mudou de nome depois".

    Rodrigo (Porto Alegre)

    * Aqui na capital há bairros e ruas com nomes daí. Inclusive há o bairro IPANEMA (junto ao LAGO GUAÍBA). Bem diferente daí. Até denomino ÁREA RURAL. Onde em fins de semana enche de gente na 'praia'. E a familia tem um imóvel no mesmo bairro em uma rua de nome LEBLON.

    ResponderExcluir
  21. Frequentei o Berro D'água e a TV Rio. Saudades desse tempo...

    ResponderExcluir
  22. Frequentei muito,meu padrasto era um dos donos família Valle/Mendes. Me levava restaurante aos sábados e um pulinho on the rocks.

    ResponderExcluir