Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

CASTELO

 
O prezado Carlos P. L. de Paiva, antigo colaborador do "Saudades do Rio", enviou alguns fotogramas interessantes, como sempre.
 
Vemos a região do Castelo. O desafio para nossos comentaristas é comentar as diferenças entre a foto mostrada e o que há nos dias de hoje.

17 comentários:

  1. Estacionamento no lugar do prédio do Jóquei Clube e ausência completa do Menezes Cortes e também dos prédios remanescentes da Rua São José (52). Nada de Avenida Central. Para mim, estes aspectos datam a foto no final dos anos 50. Ainda tem Mercado Municipal funcionando e aqueles bequinhos da Rua da Misericórdia. Tomara que venham mais fotogramas.

    ResponderExcluir
  2. Na condição de um conhecedor razoável da região hoje não vou comentar, deixando para os demais comentaristas a iniciativa dos registros sobre as alterações sofridas por essa área da cidade.

    ResponderExcluir
  3. Também acho que a foto é dos anos 50, pois lá atrás vemos o desmonte do morro de Santo Antônio. O terreno do Fórum também está deserto.

    ResponderExcluir
  4. A foto ê certamente posterior à 1955 e ainda mantém prédios contemporâneos do morro do Castelo. Não sou "entendido" na região e por tal razão vou observar as diferenças.

    ResponderExcluir
  5. Uma curiosidade: com a demolição do morro do Castelo muitos imóveis devem ter sidos indenizados, mas depois da derrubada a quem pertencia toda aquela valiosa área? À prefeitura? À Igreja.

    ResponderExcluir
  6. O Edificio Estácio de Sá me parece récem construído, o que poderá facilitar a identificar o ano da foto. No terreno onde atualmente é o Fórum, em 1955 fui visitar uma Feira de Amostras. Creio que uma das ultimas que ocorreu por essas bandas.

    ResponderExcluir
  7. De primeira temos os locais vazios onde hoje temos o Fórum e o edifício garagem junto à Rua São José. A imagem não permite ter certeza mas parece que já tinham demolido as coberturas do antigo terminal de ônibus do Castelo.
    O Plínio comentou sobre a data, baseado no desmonte do Morro de Sto. Antônio, mas o processo foi tão demorado que acho difícil acertar essa cronologia. Pode ser até após o fim do desmonte e estamos vendo o local ainda vazio, aguardando as construções.
    Por isso vou "chutar" meados dos anos 60, pois lembro da parada de ônibus do Castelo, quando eu era criança.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, apenas observando a conversação.

    ResponderExcluir
  9. A "velha Misericórdia" ainda estava de pé antes de dar lugar ao "palácio da justiça". Não existia ainda o terminal de ônibus da Erasmo Braga, o que situa a foto entre 1955 e 1959. Essa região é bem descrita no opúsculo de Paulo Barreto "História das ruas do Rio", onde é minuciosa a descrição do dédalo de antros que eram a tônica da região. As demolições da região somadas com a da região da Avenida Central, mais as das regiões da Lapa, Praça Onze, e Estácio, dariam o total de aproximado de mais de seis mil domicílios. Era "muito entulho".

    ResponderExcluir
  10. Sou suspeito para falar desta região e vou ficar na platéia. No final do ano continuo sendo Do Contra.

    ResponderExcluir
  11. Do meio para o fim dos anos 1950. O Edifício Avenida Central ainda não estava lá, e o Marquês do Herval estava aparentemente em construção.
    Impressionante como nessa época a praça dos Expedicionários ainda respeitava fielmente o Plano Agache.
    Sem o monstrengo do Ed. Candido Mendes e dá pra ver a cúpula do antigo Ministério da Agricultura.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos.

    Alguns aspectos da região são facilmente reconhecíveis, como o topo da cúpula do Ministério da Agricultura e parte do Mercado Municipal. O prédio Estácio de Sá onde fui várias vezes na Defensoria Pública e o atual anexo da Alerj sem os penduricalhos de vidro.

    PS: fiquei afastado nos últimos dias devido a uma semana terrível.

    ResponderExcluir
  13. Ainda de pé o Mercado Municipal e uma de suas torres, no canto inferior direito

    ResponderExcluir
  14. Dia um tanto confuso em função de férias a partir de amanhã e com possível ausência dos comentários nos próximos dias sujeito a deliriuns pela abstinencia.Vamos dar um giro lá pelo Velho Continente e fuga deste calorão que está chegando e arrebentando...Vamos tentar manter a leitura em dia com juda do Wi Fi,pois a igreja não vai bancar nada...Espanto!!!


    ResponderExcluir