Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

ENGARRAFAMENTOS



 
Hoje temos três fotos do acervo do Correio da Manhã mostrando o trânsito engarrafado do Rio.
As legendas indicam os locais como Jardim Botânico, Av. N.S. de Copacabana e Ipanema.
Estariam certas as legendas?

23 comentários:

  1. Ao que indica,As fotos seriam do início dos anos 70,pois dominam os fuscas,mas tem um furgão lá na primeira foto que só com a ajuda do Biscoito.Alias ,A postagem pode ter legendas do próprio Biscoito.

    ResponderExcluir
  2. Gostava daquele Corcel com teto de vinil; acho que era o GT.

    Hoje o Biscoito vai ter trabalho... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, acho que a foto #2 tem quatro carros com teto de vinil: dois Corcéis, um Charger RT e um quarto carro atrás da Kombi, embaixo da foto, que não consigo identificar.

      Excluir
  3. Voltei.Ali na segunda foto tem um táxi Ze do Caixão, O wolks 4 portas. Ao que me lembre este carro teve vida curta,Penso que pouco mais de 2 anos.Será que o Biscoito poderia comentar algo a respeito?

    ResponderExcluir
  4. Concordo que a primeira foto seja no Jardim Botânico, que a segunda seja na avenida Copacabana talvez perto da Djalma Urich mas a terceira não consigo localizar em Ipanema. Que rua seria esta tão estreita e com tanto tráfego inclusive de ônibus? Ruas em Ipanema com árvores no meio da calçada só as transversais. Parece que o ônibus da CTC é da linha E-7 (Erasmo Braga?).

    ResponderExcluir
  5. Fotos com predomínio da indústria brasileira, anos 70, exceto a primeira que é um pouco anterior. Chama a atenção uma velha Kombi de 1958/60, com seus parachoques escuros e sem pisca-pisca, um DKW 1965, um velho taxi Chevrolet 1941 e um furgão International KB-1, do final dos anos 40. Na foto 2, há de diferente, um FNM-2150, de lado, no alto, um Chevrolet Impala 1962, quase ao lado da Kombi e lá no meio, um táxi Chevrolet 1951. O resto é Salão do Automóvel, tem Corcel, Opala, Fusca, Karmann-Ghia, Aero, Dodge Dart e talvez um Fissore, no canto embaixo, à esquerda. Na última foto, destaca-se um Ford LTD 1969-70.

    O Zé do Caixão teve vida curta, de 1969 a 1971, como bem lembrado. Foi para mim uma boa surpresa no lançamento no Salão de 1968. Era uma tentativa de se fazer um Mercedes pequeno, o carro tinha até as varandas no parachoques, estofamento igual ao Mercedes, eu achei uma graça. Foi, entretanto, substituído pelo super sem graça TL, com aquele horroroso motor plano. Isso para não falar do TL 4 portas, que tinha um estilo tenebroso, com uma quinta janelinha atrás da última porta. A minha alegria foi ver que os 4 portas de motor em pé sobreviveram aos TL, nas mãos dos taxistas, que têm, ou tinham, horror a dois carburadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Mestre Dieckmann, se possível, tire uma dúvida minha. Na foto 2 aparecem diversos Fuscas com duas aberturas na tampa do motor. Se não me engano, esta inovação se deveu à entrada do motor 1500 neste modelo de carro. Posteriormente, estas entradas foram aumentadas e equiparam tanto os 1600 quanto os 1300. Estou certo?

      Excluir
    2. Prezado Silvio, as duas aberturas eram só do 1500. Depois passaram a 4, com 1500 e 1600 e também o 1300. Não dá para acompanhar as alterações de Volkswagen, só quem gosta muito, o que não é exatamente o meu caso. O seu faro é muito bom.

      Excluir
  6. Para quem aprecia hoje nas fotos há veículos para todos os gostos. Mas destaco duas dúvidas. Na primeira foto o furgão seria um Internacional Harvester? E no alto da segunda seria um FNM JK?

    ResponderExcluir
  7. O Tl era um "bebedor emérito". Os dois carburadores dificilmente se mantinham regulados. Alguém lembra do decreto que obrigava os postos de gasolina a fecharem aos domingos (exceto estâncias hidrominerais)? Fechavam no Sábado às 17 horas. Nunca houve tanto furto de gasolina à noite.

    ResponderExcluir
  8. As viúvas devem estar aceleradas e eu fico aqui batendo pino ao ver tanta porcaria da indústria de autos daquela época que era composta por verdadeiras carroças.E lendo os comentários só pode ser piada de salão o objetivo da Volks de lançar aquele 4 portas como um pequeno Mercedes.Os criadores/projetistas/engenheiros e demais técnicos da multinacional deveriam ter saído de um baile movido a vodka e outras coisas mais pesadas para fazer este tipo de afirmação.Nem a secretária que tinha lá em casa que era Mercedes no registro ia aceitar uma comparação tão funesta como esta e não à toa que aquele bagulho recebeu logo o apelido de Zé do Caixão e sumiu do mapa.E ainda tem gente com saudade de fuscas,opalas,pumas,dodges,chevetes um festival de terror ainda mais com dupla carburação.Sou Do Contra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente, acato as opiniões Docontrárias sem pestanejar. Quando à intenção da Volkswagen em estabelecer o VW-4 portas como mini-Mercedes, cabe dizer que a fábrica nunca apregoou isso. Eu, Biscoito Molhado, é que suspeitei.
      E o carro não pegou, embora fosse melhor do que o TL que o sucedeu.
      Quanto ao Chevette, eu o retiraria da lista de péssimos automóveis. Foi lançado simultaneamente aqui e na Europa e fez sucesso considerável. Era bom para a época, o que não se aplica ao restante da lista.
      Mas não tenho saudades do Chevette.

      Excluir
  9. Boa tarde a todos,
    Qual é a expectativa de vocês quanto à intervenção Federal no Rio?
    Eu desconfio de qualquer medida desse desgoverno Temer, e não creio que o Exército seja capaz de combater o crime no Estado. Nunca foi essa a função do Exército, que não possui treinamento para isso. Temporariamente deve provocar um alívio, uma sensação de maior segurança, mas a longo prazo não se resolverá o problema. Há outros pontos a serem atacados, começando pelo principal, que é educação de qualidade.
    Há braços

    ResponderExcluir
  10. Problema complexo necessitando ações de curto, médio e longo prazo. Algo precisa ser feito de imediato contra o varejo de assaltos nas ruas e bares, contra a quantidade de armas ostensivamente exibidas, contra os roubos de carga, contra a violência nos acessos e saídas do Rio, por exemplo.
    Saúde e Educação têm que acompanhar as ações policiais. Cadeia para os corruptos. Fim da impunidade. Combate aos privilégios e ao desemprego.
    Enfim, a lista é grande.

    ResponderExcluir
  11. O general Heleno, que chefiou a missão no Haiti, em entrevista hoje na Band News, disse que lá havia uma lei que considerava ato hostil, passível de ser morto, quem portasse armas exclusivas das FFAA. Vocês acham que haveria gritaria aqui caso a Polícia matasse quem estivesse pelas ruas com fuzis?

    ResponderExcluir
  12. De fato algo precisa ser feito.Também tenho minhas dúvidas se estão capacitados para atuar no Rio,onde o buraco é mais embaixo. No varejo podem dar um alívio, mas no necessário mesmo a cobra tem que fumar. Penso que o grande problema é o envolvimento do comissariado com a banda podre.Infelizmente os últimos tempos foram cruéis para o país que se atolou na esperança de que os novos fossem diferentes.Todos iguais.
    E pegue está turma do PSOL, por exemplo,que hoje posam como guardiões da moralidade, e coloque lá para o comando.Em pouco tempo a casa tá igual.É um grande espanto...

    ResponderExcluir
  13. Isso já era esperado desde que no ano passado o ministro Torquato Jardim fez aquelas polêmicas declarações. A intervenção terá consequências impactantes já que é o exército que comandará a segurança pública e todas as suas ações. Tive acesso a um esboço do plano de ações dos militares. Entre outras coisas, o Rio foi dividido em "zonas" e cada uma delas tem um nível de conflagração. Os batalhões especias da polícia militar ficarão subordinados ao CML. Todos os comandos da P.M serão substituídos por militares do exército. As chamadas "regiões conflagradas"(leia-se algumas favelas) serão consideradas zonas de guerra. Isso e muitas outras coisas, aguardem.

    ResponderExcluir
  14. Segundo a jornalista Miriam Leitão, essa foi uma solução politica, já que a ideia inicial seria "estado de defesa" ou mesmo "estado de sítio", mas em ano eleitoral não seria nada bom. Não custa lembrar que essas duas medidas excepcionais, previstas na constituição federal, suspendem algumas garantias individuais e a inviolabilidade de domicílio. E tais medidas ainda provocam arrepios em muita gente boa...

    ResponderExcluir
  15. Acho que alguns coroneizinhos e milicianos já começaram a ficar preocupados...

    ResponderExcluir
  16. Boa noite a todos.

    Hoje estou (bem) atrasado...

    Impressiona o conhecimento do "mestre" Dieckmann quanto aos modelos de carros. Eu já me contento em identificar fusca, DKW, Rural e Kombi entre outros...

    Alguém consegue arriscar quais eram as obras nas duas primeiras fotos?

    Sobre o fato político de hoje, é isto: política pura. Estamos em ano eleitoral, o presidente precisa urgentemente melhorar sua imagem e de seu partido. Estado de Sítio ou de Defesa não permitiria votar a "reforma" da previdência no congresso. Com a intervenção do jeito que foi arranjada, o governo planeja suspendê-la quando for tentar aprovar a "reforma".

    Ouvi agora de noite uma expressão bem interessante, que não é inédita: "Intervenção militar não resolve nada se não for acompanhada de ocupação social", coisa que não foi feita na pantomima de oito anos atrás no complexo do Alemão...

    ResponderExcluir
  17. Agora cedo, ao liberar dois comentários de ontem que tinham ido para a caixa de spam, por engano os deletei. Eram do Paulo Roberto e do Joel Almeida. Sorry!

    ResponderExcluir
  18. Testando! Esse mês estou utilizando um laptop e não o meu computador de cada dia. Será que é por isso que meus comentários vão para a caixa de spam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer, mas todos seus comentários estão indo para a caixa de spam.

      Excluir