As ruas dos subúrbios da Central junto à linha do trem são todas iguais, mas vamos lá: A primeira foto parece ser a Carolina Machado ou a Nerval de Gouveia. A segunda pode ser a Cerqueira Daltro. O certo é que são da segunda metade dos anos 60, já que na primeira foto não se vê mais trilhos de bonde. O ônibus também confirma a assertiva.
Os dois táxis mostram um degrau de 30 anos. O DKW de frisinhos na mala é 58-60 e o Ford é 1928-29. Certamente o Ford não estava com a autorização em dia, mas, lá longe, talvez fosse possível circular. Na Usina, durante anos, apesar dos Fuscas não serem mais aceitos na cidade, tinham permissão de táxi, se sediados ali ou no Alto da Boa Vista. A foto aérea(?) é de 1963 em diante, garantem os Aero-Willys 2600. O Simca Chambord fica quieto, feliz por estar funcionando sem ferver.
Peraí que não estou conseguindo entrar no ar.O que este carro dos anos 30(?)está fazendo ao lado do Belcar?A foto deve ser dos anos 60 e este carro aí,parecendo inclusive estar com motorista a caráter?Socorro Biscoito....Otima foto.
Biscoito,estou aqui chegando a uma conclusão meio maluca:considerando o ano do carro,a figura do motorista e o fato de estar parado no meio da rua, é uma filmagem.Deve ser filme do Zé Trindade e o Correio foi lá.Sem espanto!!!
O cinema que aparece à esquerda era o Beija-Flor, que posteriormente passou a ser o Madureira 3, confirmando, assim, que a rua é a João Vicente. A segunda foto deve ter sido tirada do alto da passarela da estação, mirando a Rua Domingos Lopes, que nesta época tinha a mão invertida, cujos ônibus entravam vindos da Ernani Cardoso.
Concordo com a João Vicente ou Carolina Machado. Parece um orelhão atrás do cidadão de paletó e gravata claros. Poderia fixar a época. Alguns fubicas funcionavam como táxis cumprindo o percurso até Ramos e outros até a Praia do Galeão.
Bom Dia! Na foto 1 não se vê trilhos de bonde porque ali nunca passou bonde. O carro antigo com capota de lona é um Buick e está fazendo serviço de lotação, na linha Madureira-Fontinha.O ônibus é da Santa Maria e deve estar na linha Madureira-Jardim Boiuna. A foto foi feita pela manhã acho que as 9 horas e o fotógrafo deve ter dado uma trepadinha nas grades da estação para conseguir melhor ângulo.Aonde está o DKW era um cinema que quando fechou virou uma casa da luz vermelha, atualmente é uma loja de Ching-Ling.Em frente as escadas está a rua Domingos Lopes.Na foto 2 acho que é Estrada do Portela
A história da cidade do Rio de Janeiro poderia ser escrita juntando-se alguns Blog's a este e a nata de seus sábios comentaristas. Mauro xará está entre os melhores. Nos honra com seu conhecimento e memória.
Morei em Higienópolis- RJ e lá era comum moradores irem ao Iate Clube de Ramos ou à praia do Galeão usando esses tipos de carro. As crianças sentavam usando a lateral dos bancos e a carroceria e com a capota aberta como era feito nas carreatas do carnaval do início do século passado. Morei lá desde os finais dos anos cinquenta até 1965.
Em Higienopolis havia um grande valão. O Rio Faria Timbó ainda era navegável e Higienopolis ainda era um bairro agradável. A rua Darke de Matos e a Avenida dos Democráticos tinham o inconveniente dos mosquitos provenientes do matagal e do valão. Eu morei na rua Ubiraci. Em 1965 o lugar ainda era bom, mas com a favelizaçao e com a construção do viaduto Faria Timbó sobre a linha da Leopoldina tornaram a região precária. As favelas do "Alemão" na Estrada do Itararé sepultaram finalmente o lugar.
O lotação é um clássico ! Da mesma época dos "Mata Sete" que faziam a linha Ramos-Praia e Ramos-Galeão. Para usar com os pneus mais modernos, costumavam a trocar os aros, que originalmente eram raiados.
As razões que me levaram a identificar o táxi antigo como Ford foram a enorme quantidade de carros Ford que sobreviveram e os dois frisos verticais na traseira.
Jaime Moraes: Das linhas que saiam da estação de Ramos, a mais famosa foi a Ramos-Maria-Angu. Curioso: A casa da Luz Vermelha era uma mistura de Boate-Dancing e bar e nos fundos tinha alguns quartos onde as dançarinas levavam os clientes para um repouso.
Os Ônibus da foto 2 : Na frente um MB/Bons Amigos da Estrela, depois um MB/Cermava da São Pedro Lá atras a esquerda um lotação Engenho Novo- Marechal, que na época era obrigado a ter capelinha. onde tem a seta da Drogaria ,hoje tem uma passagem que dá para o Shoping dos Peixinhos.
Quase o dia inteiro fora e logo hoje o Dr. D' posta sobre Madureira...
A foto 1, como já foi debatido, é da João Vicente. A foto já rodou por várias páginas do FB. Os dois carros têm placas da GB e o ônibus, como também já foi esclarecido, era da falecida Santa Maria.
A foto 2 não sou capaz de identificar, seja Domingos Lopes ou Estrada do Portela. Se os ônibus estivessem mais perto talvez desse para identificar as linhas. Só acho a rua meio estreita para ser uma dessas duas opções.
Eita que ninguém acertou a segunda foto... É a Av. Min Edgar Romero, do lado do Mercadão de Madureira. No alto da foto tem uma casa com terraço circular e que está lá até hoje, esquina com a rua Vila Maia
Eu morei em Madureira e na primeira foto identifiquei o que me parece o cine Madureira (nota-se fachada com o que parece título de filme). A segunda parece a Carolina Machado. A Domingos Lopes tinha canteiro central e mão dupla.
A segunda foto é a rua Sidônio Paes em Cascadura, no alto da foto, bem no centro, vemos um prédio com um terraço circular, que pode ser visto em https://goo.gl/maps/EN4YVvMVM9oMhvTq9 , as contruções nas esquinas da rua à esquerda (R. Cel.Magalhães) também conferem https://goo.gl/maps/Mq4bYGA6iw7yLnea6
Simples assim..........primeira imagem toda recortada e muito batida na internet é na Rua João Vicente, próximo a Ponte e portanto ao lado do antigo Cine Teatro Madureira. A segunda é na Sidonio Pais, Cascadura.
Acredito que a primeira é a Rua João Vicente e a segunda a Rua Domingos Lopes.
ResponderExcluirTambém reconheci ambas
ExcluirA Domingos Lopes tinha canteiro central e era mão dupla.
ExcluirAs ruas dos subúrbios da Central junto à linha do trem são todas iguais, mas vamos lá: A primeira foto parece ser a Carolina Machado ou a Nerval de Gouveia. A segunda pode ser a Cerqueira Daltro. O certo é que são da segunda metade dos anos 60, já que na primeira foto não se vê mais trilhos de bonde. O ônibus também confirma a assertiva.
ResponderExcluirBem antigo o carro ao lado do DKW.
ResponderExcluirQuanto às ruas só sei que nada sei.
Os dois táxis mostram um degrau de 30 anos. O DKW de frisinhos na mala é 58-60 e o Ford é 1928-29. Certamente o Ford não estava com a autorização em dia, mas, lá longe, talvez fosse possível circular. Na Usina, durante anos, apesar dos Fuscas não serem mais aceitos na cidade, tinham permissão de táxi, se sediados ali ou no Alto da Boa Vista. A foto aérea(?) é de 1963 em diante, garantem os Aero-Willys 2600. O Simca Chambord fica quieto, feliz por estar funcionando sem ferver.
ResponderExcluirAcho que as fotos são de 1967.
ExcluirPeraí que não estou conseguindo entrar no ar.O que este carro dos anos 30(?)está fazendo ao lado do Belcar?A foto deve ser dos anos 60 e este carro aí,parecendo inclusive estar com motorista a caráter?Socorro Biscoito....Otima foto.
ResponderExcluirLá no fundo da da 2 foto um Mercedes Monobloco passando um lotação.
ResponderExcluirO Dieckmann pode confirmar.
Biscoito,estou aqui chegando a uma conclusão meio maluca:considerando o ano do carro,a figura do motorista e o fato de estar parado no meio da rua, é uma filmagem.Deve ser filme do Zé Trindade e o Correio foi lá.Sem espanto!!!
ResponderExcluirO cinema que aparece à esquerda era o Beija-Flor, que posteriormente passou a ser o Madureira 3, confirmando, assim, que a rua é a João Vicente. A segunda foto deve ter sido tirada do alto da passarela da estação, mirando a Rua Domingos Lopes, que nesta época tinha a mão invertida, cujos ônibus entravam vindos da Ernani Cardoso.
ResponderExcluirConcordo com a João Vicente ou Carolina Machado. Parece um orelhão atrás do cidadão de paletó e gravata claros. Poderia fixar a época.
ResponderExcluirAlguns fubicas funcionavam como táxis cumprindo o percurso até Ramos e outros até a Praia do Galeão.
Bom Dia! Na foto 1 não se vê trilhos de bonde porque ali nunca passou bonde. O carro antigo com capota de lona é um Buick e está fazendo serviço de lotação, na linha Madureira-Fontinha.O ônibus é da Santa Maria e deve estar na linha Madureira-Jardim Boiuna. A foto foi feita pela manhã acho que as 9 horas e o fotógrafo deve ter dado uma trepadinha nas grades da estação para conseguir melhor ângulo.Aonde está o DKW era um cinema que quando fechou virou uma casa da luz vermelha, atualmente é uma loja de Ching-Ling.Em frente as escadas está a rua Domingos Lopes.Na foto 2 acho que é Estrada do Portela
ResponderExcluirA história da cidade do Rio de Janeiro poderia ser escrita juntando-se alguns Blog's a este e a nata de seus sábios comentaristas.
ExcluirMauro xará está entre os melhores. Nos honra com seu conhecimento e memória.
Mauro, grande lembrança do carro lotação da Fontinha. Cheguei a andar num, quando minha madrinha morava na Henrique de Melo, em Oswaldo Cruz.
ResponderExcluirComo sou curioso vou perguntar:o que seria casa da luz vermelha?
ResponderExcluirMorei em Higienópolis- RJ e lá era comum moradores irem ao Iate Clube de Ramos ou à praia do Galeão usando esses tipos de carro. As crianças sentavam usando a lateral dos bancos e a carroceria e com a capota aberta como era feito nas carreatas do carnaval do início do século passado.
ResponderExcluirMorei lá desde os finais dos anos cinquenta até 1965.
Em Higienopolis havia um grande valão. O Rio Faria Timbó ainda era navegável e Higienopolis ainda era um bairro agradável. A rua Darke de Matos e a Avenida dos Democráticos tinham o inconveniente dos mosquitos provenientes do matagal e do valão. Eu morei na rua Ubiraci. Em 1965 o lugar ainda era bom, mas com a favelizaçao e com a construção do viaduto Faria Timbó sobre a linha da Leopoldina tornaram a região precária. As favelas do "Alemão" na Estrada do Itararé sepultaram finalmente o lugar.
ExcluirO lotação é um clássico ! Da mesma época dos "Mata Sete" que faziam a linha Ramos-Praia e Ramos-Galeão. Para usar com os pneus mais modernos, costumavam a trocar os aros, que originalmente eram raiados.
ResponderExcluirAs razões que me levaram a identificar o táxi antigo como Ford foram a enorme quantidade de carros Ford que sobreviveram e os dois frisos verticais na traseira.
ResponderExcluirJaime Moraes: Das linhas que saiam da estação de Ramos, a mais famosa foi a Ramos-Maria-Angu. Curioso: A casa da Luz Vermelha era uma mistura de Boate-Dancing e bar e nos fundos tinha alguns quartos onde as dançarinas levavam os clientes para um repouso.
ResponderExcluirOs Ônibus da foto 2 : Na frente um MB/Bons Amigos da Estrela, depois um MB/Cermava da São Pedro Lá atras a esquerda um lotação Engenho Novo- Marechal, que na época era obrigado a ter capelinha. onde tem a seta da Drogaria ,hoje tem uma passagem que dá para o Shoping dos Peixinhos.
ResponderExcluirBoa noite a todos.
ResponderExcluirQuase o dia inteiro fora e logo hoje o Dr. D' posta sobre Madureira...
A foto 1, como já foi debatido, é da João Vicente. A foto já rodou por várias páginas do FB. Os dois carros têm placas da GB e o ônibus, como também já foi esclarecido, era da falecida Santa Maria.
A foto 2 não sou capaz de identificar, seja Domingos Lopes ou Estrada do Portela. Se os ônibus estivessem mais perto talvez desse para identificar as linhas. Só acho a rua meio estreita para ser uma dessas duas opções.
E eu posso achar Ipanema lá longe também...
Eita que ninguém acertou a segunda foto... É a Av. Min Edgar Romero, do lado do Mercadão de Madureira.
ResponderExcluirNo alto da foto tem uma casa com terraço circular e que está lá até hoje, esquina com a rua Vila Maia
A segunda foto é a rua Sidonio Paes em cascadura.
ResponderExcluirEu morei em Madureira e na primeira foto identifiquei o que me parece o cine Madureira (nota-se fachada com o que parece título de filme). A segunda parece a Carolina Machado. A Domingos Lopes tinha canteiro central e mão dupla.
ResponderExcluirA segunda foto é a rua Sidônio Paes em Cascadura, no alto da foto, bem no centro, vemos um prédio com um terraço circular, que pode ser visto em https://goo.gl/maps/EN4YVvMVM9oMhvTq9 , as contruções nas esquinas da rua à esquerda (R. Cel.Magalhães) também conferem https://goo.gl/maps/Mq4bYGA6iw7yLnea6
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA foto 1 é da rua João Vicente ou Carolina Machado.
ResponderExcluirA foto 2 é da rua Sidónio pais em Cascadura.
Simples assim..........primeira imagem toda recortada e muito batida na internet é na Rua João Vicente, próximo a Ponte e portanto ao lado do antigo Cine Teatro Madureira. A segunda é na Sidonio Pais, Cascadura.
ResponderExcluir