Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

RUAS - ANOS 60


 
Duas fotos da primeira metade da década de 60, ambas do acervo do Correio da Manhã.
Vemos a Rua Marechal Jofre, no Grajaú, e a Rua Conselheiro Olegário, no Maracanã.
É possível notar o hábito de se estacionar sobre as calçadas, hábito este que perdurou até quase o final dos anos 70. Relembrando quantas vezes estacionei na Visconde de Pirajá, sobre a calçada, fico até com vergonha.
Saudade destas ruas com muitas casas e poucos prédios altos.

17 comentários:

  1. Buraco na rua sempre foi uma marca na nossa cidade.

    O Grajaú é outro bairro que, infelizmente, decaiu.

    ResponderExcluir
  2. Presentinho para o Biscoitinho.... A segunda foto é aula de Ford, praticamente iguais. O que tem a lanterna de cabo é 1940 e o outro, na calçada, é 38, ou 39. À frente vai um belo Cadillac 1950, saia e blusa, com suas lanternas traseiras rabo de peixe, emprestadas da silhueta do caça P-38 Lightning.
    Na primeira foto, o Grajaú poderia estar na França: um Citroën 11, de 47 em diante, ainda bem inteiro, um Renault Gordini e lá atrás, os americanos - um GM meio difícil de cravar (parece ser um Chevrolet), claro, 1949 e um Chevrolet preto, virando a curva, com toda a pinta de 1951.
    Bons tempos...

    ResponderExcluir
  3. A Marechal Jofre (pronuncia-se Jofrré) é a rua do Hospital Italiano. Começa na José do Patrocínio em frente ao clube da Light. Ao fundo está o Morro dos Macacos. Com relação à Conselheiro Olegário, a rua fica entre a Eurico Rabelo e a São Francisco Xavier e tenho a impressão que a foto não é na rua mencionada.

    ResponderExcluir
  4. Hoje parece fácil para o Biscoito. Alguns insistem na prática de usar a calçada,mas melhorou muito.A rua do Conselheiro estava precisando um reparo.

    ResponderExcluir
  5. A Conselheiro Olegário fica entre a Eurico Rabelo e a São Francisco Xavier e é a ultima rua antes do cruzamento com a Manuel de Abreu. Mas na época da foto era a ultima rua antes da favela do Esqueleto e do Largo do Maracanã. Existe um posto de gasolina atualmente na esquina com São Francisco Xavier mas não sei se existia no tempo da foto. Olhando bem a foto percebe-se que ao fundo existe uma encosta e casas. Até o final dos anos 60, toda a região entre Teodoro da Silva e Eurico Rabello incluindo a toda a Manoel de Abreu e seus cruzamentos, era composta de um imenso casario. Se a hipótese da foto for realmente na Conselheiro Olegário, o lotação entrará à direita, passará em frente a um valão (rio Joana) que havia junto à sede bloco "cara de boi", e chegará ao Largo do Maracanã.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Dr. D'.

    Essa praga continua até os dias atuais, com carros literalmente atravessados tomando toda a calçada só para ficar na sombra...

    Dá uma vontade danada de esvaziar os quatro pneus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos anos 60, o Coronel Américo Fontenelle empregou "ações drásticas" para organizar o trânsito na Guanabara, e esvaziar pneus era uma dessas ações. Mas naquele tempo havia respeito a tudo e à todos, e Fontenelle morreu subitamente em 1967 em São Paulo, depois de uma gestão polêmica no Detran paulista. FF: Como de hábito em um país de "primeiro mundo", o carnaval "começou bem" na zona sul. Após uma ação da PM em Ipanema, foram presos ou apreendidos 17 elementos que furtavam e roubavam celulares durante o desfile de blocos. Os presos, em sua grande maioria oriundos da "região do Cáucaso", brevemente estarão repetindo a façanha, já que as leis brasileiras são um "espanto"...

      Excluir
  7. Calçada é para pedestre, mas em Santa Teresa, se não houver tolerância, os carros estacionados ficam na rua - para não serem rebocados - e os que se cruzam vão por cima da calçada oposta. Era muito melhor que os carros pudessem estacionar com a roda no meio-fio e ninguém subisse na calçada em trânsito.

    ResponderExcluir
  8. Alguns proprietários de Citroën invertiam o parachoque dianteiro, na esperança de quem em alguma colisão frontal a caixa de mudanças não ficasse danificada.
    Jaime Moraes

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos. Além dos carros estacionados na calçada, hoje em dia ainda continua o lixo espalhado nas calçadas em frente das casas e edifícios, principalmente com a revirada do lixo pelos moradores de rua e catadores.

    ResponderExcluir
  10. Como diria o saudoso Mario Viana, o Correio da Manhã "Errou"! Essa rua é a Farias de Brito no Grajaú, que fica entre Barão do Bom Retiro na altura da Praça Verdum e a rua Meira de Vasconcelos. Fica entre Duquesa de Bragança e José Vicente.

    ResponderExcluir
  11. Um FF para as viúvas:Festival de Fubicas.Eu continuo sendo Do Contra.

    ResponderExcluir
  12. Também pode ser a Nossa Senhora de Lourdes.

    ResponderExcluir
  13. Jamais poderia ser a Conselheiro Olegário. Se fosse, adiante do lotação não haveria qualquer morro ou colina como aparece atrás das árvores. Já no outro extremo, está o estádio do Maracanã. Pelo relevo atrás e pelas construções que aparecem, a outra possibilidade é a N.S. de Lourdes. Ao fundo está a Barão do Bom Retiro, mas nunca a Conselheiro Olegário.

    ResponderExcluir
  14. Minha sogra foi criada na rua Farias de Brito. Enviei a foto da Conselheiro Olegário para ela opinar.

    ResponderExcluir
  15. Consultei minha sogra, que foi criada na Farias de Brito, e ela disse que a foto não é daquela rua.

    ResponderExcluir