Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de abril de 2019

SEXTA-FEIRA SANTA


 
Sexta-feira Santa era o dia em que os antigos cinemas “poeira” de Ipanema, o Pirajá (na Visconde de Pirajá perto da Praça N.S. da Paz) e o Ipanema (na Praça General Osório), disputavam a clientela do filme “A vida de Cristo”.
O Pirajá ficava na Rua Visconde de Pirajá 303, em Ipanema e foi inaugurado em 17/09/1936, chegou a ter 1960 lugares e foi demolido em 1975.
O Cinema Ipanema, tinha 1808 lugares, foi inaugurado em 17/10/1934 e funcionou até 30/04/1967. Ficava na Rua Visconde de Pirajá nº 86.
Ambos com estilo “art-déco”, cadeiras de madeira, sem ar-condicionado, geralmente com programação com dois filmes, preços populares.
Até o início da década de 60 a Sexta-Feira Santa era um dia triste, com as rádios só tocando música clássica. Não havia nenhum evento esportivo, os bares e restaurantes tinham frequência mínima, boa parte dos cariocas praticava o jejum e a abstinência de carne, as igrejas católicas cobriam todas as imagens com um pano roxo.
Se bem me lembro os jornais não circulavam e todo o comércio ficava fechado. Havia pouco movimento nas ruas e era um dia em que as brincadeiras das crianças tinham que ser mais comedidas, todos procurando falar baixo. Na TV a programação também era adaptada para o dia de respeito pela morte de Jesus Cristo. Muitos já preparavam os "Judas" que seriam malhados no dia seguinte.
À tarde havia solenidades nas igrejas, com muito incenso e um clima de tristeza. A seguir, a "Via Sacra" e o dia terminava com a procissão.
Hoje em dia, de um modo geral, é mais um feriado para o lazer.

12 comentários:

  1. No local do Cine Ipanema existe atualmente um grande prédio residencial e uma galeria de lojas embaixo. Naquele "correr" de prédios além do Cinema, havia um colégio e antes, a "Camisaria Sol de Ipanema". Em 1970/71, época em que eu circulava diariamente por ali o cinema não funcionava mais. Quanto a assistir "a vida de Cristo", por duas vezes minha mãe me levou ao Cine Santo Afonso para assisti-la. Ficava onde funciona atualmente o Supermercado Mundial na rua Barão de Mesquita. Era um "autêntico poeira", pois as "cadeiras de pau" não deixavam dúvidas. Mais adiante e virando à esquerda na rua Major Ávila e na esquina da "ainda sem saída Avenida Maracanã, foi inaugurado em 1964 o Bruni Tijuca, tendo exibido na inauguração o filme "O aventureiro do Pacífico".

    ResponderExcluir
  2. Hoje deve ter algum baile funk com tremendo pancadao, bem ao gosto do Joel.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Minha mãe (ainda) lembra dos antigos costumes da Sexta Santa, tanto de lá como de cá. Hoje é o pior dia do ano para as churrascarias e vários restaurantes, que nem abrem. Outras nesta época do ano diversificam o menu.

    Os jornais circulam praticamente os 365 dias do ano, com raríssimas exceções no Natal e Ano Novo.

    Hoje até supermercados abrem em horário normal...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. A sexta feira da Paixão dos dias atuais é tão diferente, que se Cristo soubesse disso não se deixaria crucificar, imagina vendo o que acontece pelo mundo, diria, eles já estão perdidos mesmo, não precisam de salvação nenhuma.

    Uma boa sexta-feira Santa e uma feliz Páscoa para todos.

    PS. O Min. Alexandre de Moraes pensava que era além de ministro, que também era um Rei. Aprendeu que não era com as suas próprias mãos. Como diz o ditado: "Palavra de Rei não volta atrás."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FF: O Brasil vive uma crise "politico/moral/financeira" na União, estados, e municípios desde que a classe política, o judiciário, e o M.P, passaram a receber salários estratosfericos que não encontram paradoxo em nenhum lugar do planeta, além de auxílios e vantagens imorais e descabidas. Isso não vai mudar, já que os políticos "fazem as leis" e o judiciário e o MP as tornam "legítimas". Dessa forma salários de até R$300.O00 pagos à essas classes acabam sendo "legítimos" apesar de o "limite constitucional ser de R$39.000,00. Entretanto e apesar desse absurdo, as escolas e hospitais não possuem "recursos e insumos" e os funcionários de estados e prefeituras muitas vezes tem seus salários pagos com atraso devido à "crise financeira". Isso precisa mudar. Alguém acredita em "deficit previdenciário?"

      Excluir
    2. Boa tarde a todos e Feliz Páscoa também.
      Joel. Eu nunca acreditei nessa estória de déficit previdenciário.
      Se a corrupção fosse diminuída, veria como iria sobrar dinheiro para muita coisa.
      Esse discurso surgiu durante o Governo do FHC. Na verdade, é tudo para atender aos grandes capitalistas internacionais, e, especialmente, aos judeus donos de bancos, que são ricos pra caramba!

      Excluir
  5. PS: salvo engano, a segunda foto é a colorização feita pela Tya...

    ResponderExcluir
  6. É uma pena que não conheci nenhum dos cinemas de Ipanema.
    No Youtube tem a Vida de Cristo em versão no estilo radio novela, produção da Rádio Nacional, que algum tempo atrás ouvi, diretamente transmitida pela emissora. Ouça:
    https://www.youtube.com/watch?v=1wdh-x6RnmU
    Filme também tem e o mais antigo consta como sendo de 1902, ligeiramente colorizado. Dizem que também é trabalho da Tya, durante uma de suas passagens pela França, feito em conjunto com os irmãos Lumière, na mesma época do lançamento da película. Porém outras versões contam que nessa época ela ainda estava em idade de fazer suas primeiras experiências colorindo figurinhas de revistas.

    ResponderExcluir
  7. O primeiro Impala saiu em 1958, na versão cupê da linha Bel-Air, cheia de detalhes exclusivos como a saída falsa de ar no teto e as lanternas traseiras triplas. O sucesso foi imediato e logo a linha Impala se livrou do prenome e incorporou sedãs e camionetes.

    ResponderExcluir
  8. Joel,faleceu o MC Sapao.

    ResponderExcluir