Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de maio de 2019

CAMPO DE SANTANA




 
 
Com a opção de pegar o bonde 31-Lapa-Leopoldina ou o bonde 42-Coqueiros, o pessoal que outro dia lembrou das cotias do Campo de Santana pode ir visita-las.
 
E ainda aproveitar para tirar uma foto no lambe-lambe e passar o tempo observando os cisnes.
 

12 comentários:

  1. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Interessante o detalhe do lambe-lambe colocando um pano de fundo para a foto do cidadão. Seria foto para documento?
    Onde fica este lugar chamado Coqueiros?
    E as cotias são uma distração à parte no Campo de Santana. Antigamente, eu ficava nos bancos,observando-as. Agora, é muito mais difícil, visto a frequência atual do parque.

    ResponderExcluir
  2. Era uma outra realidade. O bonde Coqueiros servia o então densamente povoado "Catumby". A rua dos Coqueiros desapareceu literalmente, pois ficava exatamente no eixo do acesso ao túnel Santa Bárbara. Era a continuação da Rua "Catumby" e terminava "na rocha". Essa linha e a Itapiru-Barcas foram as primeiras a serem erradicadas já em 1963 com vistas à abertura do Túnel Santa Bárbara. O Lapa Leopoldina era uma linha também de pequeno percurso mas atendia a uma região extremamente povoada naquela época. Não se deve esquecer que a região da Leopoldina tinha intenso movimento devido à existência dos terminais da Leopoldina e de Praia Formosa. Meu avô materno morou por pouco tempo no Santo Cristo em 1935 em razão da proximidade com a "Alfândega", local onde trabalhava. Ele comentava sobre os bondes que mais utilizava, o "Praia Formosa" e o "Praia das Palmeiras". O campo de Santana perdeu uma "faixa de terra" entre 1939 e 1944 em razão da abertura da Presidente Vargas, mas ainda assim restou um espaço considerável. Até os anos 80 funcionou no casarão ainda existente na Visconde do Rio Branco, a quarta delegacia policial. Depois de 30 anos "peregrinando" por instalações provisórias em locais diferentes, finalmente em 2016 a velha delegacia ganhou um prédio novo e instalações adequadas na Presidente Vargas quase em frente à Igreja de São Jorge.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Hoje a principal proliferação é de gatos, maior do que a das cotias que foram a marca registrada do local por muito tempo. Ainda se vêem alguns pavões.

    ResponderExcluir
  4. E paca e tatu?Alguns exemplares?Gostei do lambe lambe e fiquei aqui pensando que faz mais de 10 anos que precisei de uma foto 3 por 4.Devo estar ,na foto,com mais cabelo e menos quilos.Um espanto!!!!
    O Flamengo entrou pelas beiradas.Se não melhorar dança.Sera que o Corneteiro Velho gostou?

    ResponderExcluir
  5. Ontem, no final do jogo do Flamengo, atiraram uma banana para o Vitinho. Embora os narradores do SporTV no início tenham condenado um torcedor uruguaio que imitava macacos para os brasileiros presentes, passaram batido pelo episódio final. Nestes tempos de exacerbação do racismo, haja vista o que tem acontecido com os judeus mundo afora, a equipe do SporTV perdeu a oportunidade de dar visibilidade ao acontecido.
    Lamentável.
    Parece que na mesa-redonda após o jogo abordaram o assunto.

    ResponderExcluir
  6. Quanto ao jogo o Vitinho e o Gabigol deveriam ser multados por insuficiência técnica. Até o Obina faria aqueles gols.
    E bola alta na área do Flamengo é um sufoco.
    Complicaram um jogo fácil.

    ResponderExcluir
  7. As atuações irregulares do Flamengo, apesar da fortuna gasta em contratações, leva a crer que muito dinheiro esteja sendo "lavado".## Acho deplorável a conduta dos totcedores que atiraram bananas para Vitinho. Acho covardia usar a distância para ofender. Por que não fazem frente a frente? O racismo é tipificado como crime inafiançável e imprescritível no Brasil. Mas existem países em que essa conduta não é considerada como criminosa. Será que no Uruguai e na Argentina é?

    ResponderExcluir
  8. Esses dois atacantes deveriam chutar 100 vezes ao gol depois do treino coletivo durante uma semana.
    A própria federação uruguaia deveria tomar providencias contra os torcedores racistas, nem que seja em consideração a memória do herói deles na Copa de 1950, o Obdúlio Varela, da seleção e do próprio Peñarol. Ele e outros jogadores campeões. Tem até na foto de 1950 que faz lembrar a fisionomia do Vitinho.

    ResponderExcluir
  9. Estou aqui injuriado como nunca e querendo mandar uns cascudos no Gabigol e no Vitinho.No tempo do Homão iam entrar na porrada dentro do vestiário e não tinha este negócio de politicamente correto e procurador para defender jogador.Um absurdo os gols perdidos e daqui para frente tem que melhorar muito pois não tem mais chance de retorno.Estou injuriado com os caras que ganham muita grana e fazem o quer fizeram.Viva o Mosquito e viva Obina.Viva Radar que é do meu tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele que o Vitinho desperdiçou o Fio não perderia.
      Driblaria o goleiro e só não entraria com bola e tudo porque teria humildade em gol.
      Seria um gol de classe. Um verdadeiro gol de placa.

      Excluir
  10. E a Inglaterra domina o futebol europeu. Um dia isso iria acontecer.

    Mas o Chelsea poderia ter sofrido menos, como o Arsenal, o único que não sofreu...

    ResponderExcluir