Total de visualizações de página

domingo, 5 de maio de 2019

GLÓRIA


 
O Hotel Glória foi construído para a Exposição Internacional de 1922, comemorativa do Centenário da Independência, pelo empresário Rocha Miranda.
No local do Hotel Glória existia o palacete de John Russel, o pioneiro dos esgotos no Rio de Janeiro.
Em estilo neo-Luiz XV o Hotel Glória era dotado de teatro, cassino, salões de festas e de jogos, áreas de lazer e 150 quartos. Ampliado em época posterior, ganhou mais dois andares e, pela incorporação de terrenos adjacentes, passou a ter 500 quartos.
Na segunda foto vemos o castelinho dos Pareto, a torre do Villino Silveira e o Hotel Glória debruçados sobre o mar.
Colorizações do Conde di Lido.

9 comentários:

  1. Bom Dia! Só passei a prestar atenção para os detalhes do bairro da Glória, quando tive que monitorar meu filho mais novo "ainda di menó" que foi estagiar em um escritório de arquitetura que ficava,(não sei se ainda está lá),na ladeira da Glória.

    ResponderExcluir
  2. É uma bela construção. A gente espera que um dia volte a ser um bom hotel.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Luiz,pessoal,
    O mais interessante do Hotel Glória original era a mansarda no topo, caracteristicamente francesa. Na primeira foto, há quatro casas idênticas, possivelmente um empreendimento similar à Villa Aymoré,bem próxima dali.
    O Villino Silveira, do sempre subestimado (pelos historiadores) Virzi,é um dos melhores exemplos de Art Noveau italiana (Floreale) do Brasil.Pena que atualmente esteja fechado, e,como pude constatar, com um segurança não exatamente simpático.

    ResponderExcluir
  4. Morei na Pedro Américo e passei muito em frente a esse hotel.Agora moro distante,na Travessa 40" mas sempre que dá volto ao Catête.

    ResponderExcluir
  5. Belíssima construção. Lembra a melhor fase do Rio. Que volte logo .É um patrimônio da cidade.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde a todos.
    O pior é que o responsável em ter deixado chegar ao estado em que se encontra, já está solto.
    Agora é apostar que dê certo aonde era do antigo hotel do Flamengo, na Rui Barbosa. Dizem que será algo surpreendente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Wolfgang, o homem está solto. O aparelhamento da justiça e do MP é uma realidade. Os dois últimos procuradores gerais de Justiça do governo Cabral foram denunciados por ele por receberem propina em seu governo. Não é à toa que o Rio foi literalmente assaltado e o MP "nada viu", e o judiciário...O aparelhamento das "instituições republicanas", principalmente do judiciário e do MP, tornou essas instituições e seus integrantes "milionários" e com vencimentos e vantagens que não seriam admissíveis nem em países de primeiro mundo, tal a disparidade existente em face da triste realidade brasileira. Com tal "respaldo legal" até Satanás seria canonizado no Brasil. FF: A esquerda movimentou Ipanema ontem com a "marcha da maconha". Muita "gente boa" deve ter comparecido...

      Excluir
  7. Boa noite, Dr. D'.

    Não sei em que pé estão as obras de reconstrução do hotel. Um fundo estrangeiro havia, salvo engano, assumido as obras.

    ResponderExcluir
  8. O Eike não tinha comprado esse hotel?

    Grêmio e Flu hoje, que jogo!

    ResponderExcluir