Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de maio de 2019

PALÁCIO DO ITAMARATY

 
Conforme citado ontem pelo Augusto aqui está uma outra “construção efêmera”.
Foto de Juan Gutierrez, datada de 1894, em publicação da Ed. Capivara, mostrando o Palácio do Itamaraty, obra-prima da arquitetura neoclássica brasileira. Esta residência foi construída durante o Império pelo Visconde de Itamaraty. Vendida em 1889 ao Governo Provisório, que o transformou em residência do presidente, o palácio abrigou, posteriormente, o Ministério das Relações Exteriores até sua transferência para Brasília.
À esquerda, uma réplica do Arco do Triunfo, preparada para as comemorações do dia 15 de novembro de 1894 e a posse do Presidente Prudente de Morais. Esta rua era a Rua de São Joaquim, que começava no Largo de Santa Rita e terminava na então Praça da Aclamação, hoje Praça da República.
Este arco, inclusive, se estende para os lados, cobrindo a calçada. E parece que o trilho do bonde vai bater diretamente nele. Assim, o trânsito deve ter sido modificado durante a "vigência" do arco. Mais transitório, impossível.
Outro detalhe interessante é que o Itamaraty não possuía ainda aqueles jardins laterais, as casas estão bem próximas. Como se pode ver, através do arco, o Ministério do Exército, temos uma idéia do quanto foi demolido, gerando o vazio atual.
No arco, no degrau mais largo (de baixo para cima), está escrito: "1889 15 de Novembro 1894". No degrau menor, está escrito: "Ordem e Progresso".
Acima deste parece haver um brasão que não consigo identificar, mesmo com lupa.
O Waldenir já contou aqui que a "piscina" atrás, com o tradicional casal de cisnes, assim como o edifício neoclássico, são posteriores. Aliás, este último foi projetado pela conhecida dupla Prentice&Floderer, em 1938.
Esta casa já foi da família do Decourt. O Barão do Itamaraty era um Carneiro Leão e era primo do meu Bisavô, todos descendentes de Brás Carneiro Leão. A família tinha muito dinheiro, que começou a sangrar sem muitas explicações da Lei Áurea até os primeiros anos da República.
O estabelecimento comercial no nº 150 tem um letreiro onde se pode ler: "Grande Officina de Fardamentos...". Abaixo, "... de Roupas para Paizanos Fazendas Miudezas e V..."



15 comentários:

  1. Até 1904 o trecho entre o Largo de Santa Rita e a Rua Camerino e Avenida Passos era chamado de Rua Estreita da São Joaquim, já que não passava de uma viela. Depois dessa data e do alargamento, o alinhamento ficou uniforme. Esse "Arco do Triunfo" é uma curiosidade que se ainda estivesse de pé, seria totalmente inadequada. Até hoje quando se transita na região tem-se a impressão da insalubridade que era peculiar no local. O palácio do Itamaraty já naquele tempo e apesar da beleza e da suntuosidade, era um escárnio se comparado ao entorno e era um símbolo da desigualdade. Pode parecer um discurso de esquerdista mas essa desigualdade perene é uma característica das colonizações portuguesa e espanhola, que por sinal foi nem superior à primeira.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Luiz,pessoal,
    Mais um efêmero...este arco é subdividido, tem corpos laterais que sobem pela calçada. A rigor, seria mais próximo do conceito de "portão monumental", um tipo de filhote do arco triunfal romano(que era um bloco único e isolado,podendo ter uma ou três aberturas). O porão monumental tem vários desdobramentos, como estes corpos laterais, "loggias", escadarias, etc. Um exemplo permanente é o grande portão da Quinta da Boa Vista, no eixo da Av.D.Pedro II.
    Outro exemplo seria o Portão de Brandemburgo,em Berlim,onde os corpos laterais giram 90 graus em relação à colunata.
    O Itamaraty foi concebido, na verdade, como salão de baile (nem residência era),daí a ausência de jardins nas laterais. A propósito, há visitas guiadas nos dias de semana, vale a pena.
    É interessante notar que,além das demolições, o alinhamento da rua mudou, pois o Ministério da Guerra,como era chamado então, na versão Art Deco que existe hoje, foi construído por trás deste que aparece na foto, gerando um recuo.

    ResponderExcluir
  3. A Rua Visconde da Gávea devia ser tão estreita que não aparecia atrás do arco.
    Aparentemente uma das linhas do bonde estava passando por baixo do arco.
    Além do Ministério da Guerra, através de fotos antigas é possível ver que o atual prédio da Central e do Souza Aguiar também foram construídos antes de demolir o anterior. Pelo menos em seus trechos junto a rua.

    ResponderExcluir
  4. As "construções Cenográficas", de um modo geral eram extremamente bem feitas. Quando da inauguração da Ponte do Galeão, construíram um pórtico de compensado, que felizmente pouco durou, de tão mal feito que era...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Cerca de uns 6 ou 7 anos passados estive no interior do Itamarati para pegar ou registrar um documento não me lembro direito agora. Na época o prédio estava em manutenção, não sei se já terminou. Quanto as construções temporárias, estas ainda existem até hoje, porém menos suntuosas, grandes eventos de lançamentos efetuados por empresas, shows, são construídas estruturas que são utilizadas para esta finalidade e ao término são desmontadas.
    FF. Hoje o Flamengo e o Abel selam os seus destinos, um se continua na Sulamericana e o outro se antecipa suas férias.

    ResponderExcluir
  6. Como os militares estão na moda e na mídia,roupas para paizanos pode ser uma boa opção....

    ResponderExcluir
  7. Muitas famílias ganharam muito dinheiro às custas da exploração do trabalho escravo e essa "veia exploradora" ainda se mantém no DNA da maioria dos brasileiros. Não é sem razão que a "desigualdade" tão hipocritamente decantada jamais "saia do papel". Pátria de "democratas eméritos" que mantém um eterno discurso libertário" mas que inexplicavelmente só trabalham para aprovar leis que os beneficiam e também a "seus pares", sem entretanto despir a máscara da falsidade. Até mesmo políticos e autoridades oriundos da camada "desassistida" quando podem mudar a realidade não o fazem. Dois infelizes exemplos como uma ex-governadora e um antigo ministro de um tribunal superior são uma prova disso. O que fazer?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde a todos.
    Essa história contada pelo Waldenir eu não sabia, sobre o fato do prédio do Itamaraty ter sido construído com a finalidade de um salão de baile. Será que alguém saberia dizer aonde era ficava anteriormente a Embaixada aqui no RJ, por exemplo, no tempo do Primeiro e do Segundo Reinado?
    Já foi tempo de eu "chorar" porque colocaram esse casario velho no chão. Hoje em dia, eu seu totalmente a favor. De certo que se estivesse de pé tudo isso, é bem provável de ser um cortiço, valhacouto, pardieiro, estacionamento embaixo, tendo a parte de cima sido destruída em algum incêndio "estranho", e por aí vai. Outra coisa também seria essas ruas apertadas. Se, no presente momento, eu já considero as ruas do RJ, com exceção da Barra, uma verdadeira porcaria em termos de tamanhos medíocres que não dá para transitar com o veículo direito, e ainda por cima calçadas estreitas, o que dirá então essas aí.
    É o que eu digo hoje em dia: Cada tempo o seu tempo. Seria completamente inviável hoje.
    Mudando de assunto.
    Não sei se é verdade, mas o Bolsonaro está tentando negociar os eventos de Fórmula 1 e de Moto Velocidade para o novo autódromo que será construído em Deodoro.
    Torço para que consiga, desde que não seja como foi o OBA OBA PT/PSDB.
    A geração nova não sabe e, muitos outros esqueceram, mas o RJ já teve de um autódromo não deixando a dever a SP.
    Se trouxer grana para a cidade, e melhorar isso aqui do ponto de vista econômico, será bem vindo. Além de tirar um pouco do poderio dos "MANOS".
    E outra notícia é de que pretende investir na parte sul de Angra dos Réis.
    É torcer para que tudo dê certo dessa vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentarista de nome Wolfgang está prestando vestibular para a minha faculdade e vai muito bem.Coisa velha, feia,sem cuidados e com este aspecto sombrio tem mesmo que ser jogada no chão e gostei da frase cada tempo o seu tempo.Só as viúvas englostoradas deste blog ficam a chorar coisa antiga e fora de moda no nosso mundo moderno.Parece que ele quer ser como eu que sou Do Contra.

      Excluir
    2. Promessa de autódromo e GP de F1 para 2020 fica parecendo populismo, principalmente considerando que é ano de eleição municipal.

      Excluir
    3. Wolfgang, a verdadeira residência do barão era ao lado, no que hoje era o jardim que fica entre o Itamaraty atual e o Ministério do Exército.Mas o terreno todo era dele. Assim, foi só construir o salão de baile no quintal.Segundo dizem ,só houve UM baile lá, por ocasião da vitória brasileira contra o Paraguai. Consta que o homenageado principal e motivo do baile, o Conde D'Eu, não compareceu.

      Excluir
  9. Virada do Tottenham no último segundo após estar perdendo de 2x0. E três gols do Lucas. Inacreditável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa de louco. Preferia o Ajax pelo que vinha jogando nas últimas partidas, mas no segundo tempo o time de Londres fez por merecer, com o gol da classificação logo depois da cera inútil do goleiro do time perdedor.

      Excluir
  10. Estas semi finais vão entrar para a história da Champions, pois além das viradas quase improváveis foram dois jogos espetaculares. Vendo estes jogos como o de ontem e o de hoje, que me recuso a assistir aos jogos de times brasileiros, tanto em campeonatos estaduais, nacionais e competições internacionais. Tá arriscado também as finais da Europa League ser entre dois times Ingleses Chelsea X Arsenal, amanhã decidem.

    ResponderExcluir
  11. Alguém tem alguma foto ou historia sobre a extinta embaixada da Persia que ficava no RJ? Posso estar enganado mas lembro da minha avó comentando q o prédio em q morava na Anita Garibaldi 29 foi erguido no local onde ficava está embaixada!

    ResponderExcluir