Total de visualizações de página

sábado, 11 de maio de 2019

IPANEMA 1972



 
Como deixou saudades esta Ipanema de 1972.
 
Cabine telefônica, cesta de lixo da SURSAN DLU e inúmeras boutiques.

21 comentários:

  1. E calças boca-de-sino. Hoje algum patrulheiro ia dizer que são calças da direita, mas, na época, a gente usava as japonas compradas diretamente da Marinha e saía usando numa boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza,eu usei tbm,e muita boca de sino,Ipanema era so felicidade!!!que ditadura??éramos felizes!!!!

      Excluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Hoje irei acompanhar os comentários. Mas a última foto parece estar com algo invertido. Mas pode ser uma vitrine fotografada de dentro...

    Os carros (ou pedaços) não serão difíceis de identificar. Como sempre, a quase onipresença dos fuscas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um Opala, na segunda foto, um VW 4 portas na primeira e um Fusca e uma Variant na última. O Biscoito Molhado está adorando essas férias automobilísticas e irá se dedicar à moda daqui para a frente.

      Excluir
  3. Era uma época tranqüila em todos os sentidos. Em 1970 e 71 eu caminhava por Ipanema diariamente e apesar do Túnel Rebouças, a diferença era "abissal" em relação aos dias de hoje. Esses orelhões foram uma novidade daquele ano de 1972, bem como o "pier" construído em frente à Farme de Amoedo, notório ponto de maconheiros. Os crimes violentos eram raríssimos na Guanabara e mesmo no "antigo Estado do Rio" não eram frequentes, já que havia na região de Belfort Roxo, Caxias, Nova Iguaçu, e adjacências, grupos de extermínio que eram conhecidos como "Mão Branca". Nessa época a empregada lá de casa ouvia a rádio Globo o dia inteiro e me chamava a atenção um programa chamado "A cidade contra o crime", que eram quase sempre pequenos furtos, alguns roubos, e o "conto do vigário", crimes "inocentes" em face das atuais "grosas" de homicídios, roubos em série (arrastões), e o crime "novo" que passou a ser tipificado em 2015 e que parece ser a "coqueluche" do Século XXI, o "Feminicídio". Afinal eram "outros tempos"...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. As cabines telefônicas fechadas eram muito melhores do que os orelhões, mas já nesta época a falta de educação imperava, pois moradores de rua e não só eles passaram a usá-las como banheiro. Das botiques me lembro da Biba, Dijon (principalmente da Monique Evans e Luiza Brunet), o píer que se transformou no maior ponte da Praia de Ipanema de todos os tempos, até hoje tem gente que chama o posto nove de onde era o píer.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente não me lembro desta cabine telefônica.Hoje a boca de sino soa como um espanto,mas a boca espingarda também é tirana e só se encontra ela.Fui pouco a Ipanema nos anos 70 por incrível que pareça.Copacabana estava de bom tamanho..

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de dizer que na última foto está Mme. D´, fotografada sem saber pela Manchete, na Praça N.S. da Paz.

    ResponderExcluir
  7. Com a esquerda armada aniquilada ou exilada no início dos anos 70, criminosos comuns passaram a praticar "expropriações", eufemismo para denominar roubos, em bancos, mercados, e grandes boutiques como a Biba, Dijon, e outras. O assalto à loja da Biba na Garcia D'Avila em 73 ficou famoso pela violência empregada. Curiosamente, Biba, antes sinônimo de uma "boutique de luxo", hoje em dia é sinônimo de "invertidos, pederastas, e anormais." Foi mais ou menos nessa época que foi criada a "falange vermelha", facção criminosa que deu origem ao "comando vermelho". Os anos 70 ainda foram tranquilos em Ipanema, mas essa realidade logo mudaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro da loja Biba na Garcia D'Avila. Havia um loja Biba de roupa,em Ipanema que ficava próxima da Visconde Pirajá. Quem souber o endereço me avisa.

      Excluir
  8. O Brasil tem, no país todo, pelo menos uns vinte mil criminosos fortemente armados, com armas de guerra inclusive. Essa turma não se combate com livros de matemática e português ou com distribuição de matriculas em escolas. E enquanto esses criminosos não forem combatidos o país não voltará ao mundo civilizado. E se essa realidade continuar a ser varrida pra debaixo do tapete então a consequência será ficar pior a cada ano que passa. A criminalidade hoje é pior do que era no ano 2000. Que era pior do que em 1990. Que era pior do que em 1980....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Criminosos não se combatem com livros". Bela frase de efeito! Pode-se até exterminar 20 mil mas se não forem distribuídos livros (= educação + inserção social) amanhã serão 40 mil, depois 60 mil, depois .... É mais barato matar do que educar e dá mais "ibope". Nunca vi um político ser eleito dizendo que iria melhorar a educação. Em compensação tem uns por aí que foram eleitos dizendo que irão matar bandidos para acabar com a violência (sic).

      Excluir
  9. Boa tarde,Luiz,pessoal,
    Chegando tarde, mas participando. Ninguém comentou,mas a última foto mostra o monumento a Pinheiro Machado, datado de 1931 e um dos mais típicos do Art Deco no Rio, concebido como um bloco prismático cercado de relevos,com figuras pedestres e sedestres ao redor.

    ResponderExcluir
  10. Um amigo foi assaltado perto de São Gonçalo domingo passado voltando de Búzios de manhã. Médica é assassinada na Tijuca ontem cedo. Guerras em Angra, Tiroteios por toda a cidade.
    Esta destruída e abandonada. Hospitais sem vagas, sem medicamentos. Crianças aterrorizadas nas escolas pela violência.
    Certamente não será com este Prefeito é este Governador que isto irá mudar.

    ResponderExcluir
  11. Ótimo tempo. Ipanema já era moderna mas ainda não haviam subido os espigões da Gomes de Almeida e Sergio Dourado. Ainda era Estado da Guanabara, com o Golfinho de Ouro e Troféu Estácio de Sá. Rose di Primo capa da Manchete, algumas domingueiras dançantes e lojas como Godspell e Aniki Bobó. Sorveteria Morais e muitas boates . Além da CTB tinha a CETEL. Ter telefone fixo era patrimônio e começava o prefixo 2 . Ainda havia a Carreta e o mundo de moda e arte ainda se inspirava meio em Londres moderna e meio em Woodstock. Aquele abraço e Tarde em Itapoã foram compostas respectivamente em 1969 e 1971. A cidade era mais leve.

    ResponderExcluir
  12. Entre Março de 1985, época em que o governo militar ao poder civil, e 2018, o Brasil foi comandado por governos de viés esquerdista composto em grande parte de ex-terroristas, assaltantes de bancos, e traficantes de drogas que se elegeram à cargos eletivos após retornarem ao país após a uma malfadada "Lei da Anistia" promulgada em 1989. Depois de quase 34 anos, um país que era pacífico, com excelentes escolas, um sistema de saúde pública eficiente, e com baixíssimos índices de criminalidade, passou a ser o principal consumidor de crack do mundo, o segundo maior comércio de drogas do planeta, onde 10% de todos os homicídios do mundo são cometidos aqui, onde a violência é intensa nas ruas, onde o sistema legal é pífio, composto de leis frouxas criadas por políticos corruptos e operada por uma magistratura tão milionária quanto corrupta. Diante desse quadro caótico, enfrentando uma mídia comunista aliada à políticos corruptos e descontentes com "a nova ordem" que em pouco mais de quatro meses está governando o Brasil, fica difícil em pouco tempo "limpar essa sujeira", principalmente quando grande parte desses descontentes são pessoas "carentes de educação", com formação rudimentar, naturalmente afásicos, e naturalmente "doutrinados". Livros e educação de qualidade são necessários, bem como leis onde marginais tenham o tratamento adequado, ainda que "embaixo da terra"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teclar no celular e em movimento dá margem à alguns erros. Lei da Anistia: 1979 e não 1989 como foi publicado, é um deles.

      Excluir
  13. Eu morava no Cosme Velho,em frente a casa do Roberto Marinho nesta época. Estudava em um orfanato. Qdo tirava férias perambulava nas rua de Ipanema. Eu andava até uma loja de nome Biba, eu via a camisa Biba e curtia os visuais das roupas já que não podia comprar. Cheguei a comprar uma camisa com uma frase em.ingles que fez sucesso no meio da garotada que fazia meu grupo de amizades.Tinha uma jaqueta preta que me fez ser confundido com um jovem suspeito de querer furtar a loja. Um destes dias qdo sai da loja e fui andar na orla da praia, fui surpreendido por um camburãobda Polícia Cívil que me revistou do alto da cabeça até a minha bota bicho do mato. Os donos da loja que Biba acharameu não tinha visual de rico e nem de morador de Panema.Por isso ligaram para Polícia. Fora estes detalhes, eu amava Ipanema. Eu fazia de Ipanema meu recanto de descanso da minha alma. Em Ipanema tive muitas visões que eram verdadeiras profecias e avisos que chegavam por anjos sobrenaturais.E, hoje eu vejo aquela areia da Praia de Arpoador até a Garcia D'Avila como um templo do Sobrenatural.

    ResponderExcluir