Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de junho de 2019

IGREJINHA DE COPACABANA

 
Este “post” simboliza a única vez, há muito tempo, em que o amigo Andre Decourt se equivocou sobre uma localização em Copacabana. Eu estava certo e ele equivocado. Este “troféu” ninguém me tira...
Falávamos sobre esta antiga capela da Francisco Otaviano, que sucedeu a igrejinha do Forte, e ele teimava que ficava no mesmo local onde está a igreja da Ressurreição atualmente. Eu dizia que ficava junto ao Forte, em frente ao prédio da TV Rio.
Esta capelinha de Copacabana teve sua construção iniciada em 1953 pelo General Osório Alves, comandante da Artilharia da Costa, tendo a pedra fundamental lançada em agosto de 1953, quando a igreja recebeu de volta a imagem de N. S. de Copacabana. Ficava na Rua Francisco Otaviano nº 5.
Em meados dos anos 70 foi transferida, por estar em área militar, para perto de uma escola municipal, na Rua Francisco Otaviano nº 99.
Eu tinha razão. Não por saber mais do que ele, mas por ser mais velho e ter frequentado esta capela...
Para confirmar, transcrevo parte de anúncio fúnebre dos anos 70, com o endereço da antiga capela.

 
 

12 comentários:

  1. E foi pelo VAR dos fotologs que o gerente marcou contra o André este tento duvidoso..

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Essa é a prova de que até os mestres erram... Mesmo sobre Copacabana.

    Se o Dr. D' fosse como outros, postaria isto anteontem

    ResponderExcluir
  3. Não me lembro da igreja antiga, apesar de já ter morado próximo à ela mas a da Ressurreição eu já visitei algumas vezes. Estranha construção, com um viveiro de pássaros ao fundo proporcionando um "fundo musical" durante a realização da cerimônia. Desconheço seu estilo arquitetônico (se houver algum). FF: Bastante perspicaz o comentário do Eduardo no dia 24 às 21:10 com relação a uma situação sobre a qual eu já tinha feito alusão: "A realidade milionária do C.R. Flamengo". Em tempos de recessão e de penúria para a grande maioria dos clubes brasileiros e tendo em vista a realidade em especial do Rio de Janeiro, é bastante coerente seu ponto de vista. A suspeita de um imensa "lavanderia em funcionamento", fato já suspeitado por muitos, é bastante crível, ainda mais quando é "sub-entendida" no comentário uma estreita ligação política da antiga gestão com partidos de esquerda em passado recente.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Pela numeração atual, que pode ter mudado, esta capela ficava encostada na casa do comandante do forte, é isso mesmo?Hoje há um prédio no número 15, que deve corresponder à posição da capela.

    ResponderExcluir
  5. Sin, era bem perto da entrada do Forte.

    ResponderExcluir
  6. Lula vai continuar preso+++
    Bolsonaro viaja ao Japão+++
    Paulistas vão brigar pela Formula Um +++

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que acertou as 3 afirmações !

      Excluir
    2. Lula continuará preso "ad eternum", os ministros do STF já estão cientes de que qualquer ato emanado daquela "Corte Superior" e que tenha por objetivo libertar criminosos contumazes condenados em segunda instância, poderá trazer sérias conseqüências, principalmente a evicção, ainda que temporária, daquele "egrégio tribunal", bem como das demais "casas legislativas" do país. Não é segredo para ninguém que um enorme parcela do povo brasileiro deseja um intervenção militar e uma profunda "desinfecção" no meio político e que dessa vez "faça o serviço completo".

      Excluir
    3. Boa tarde! Um passarinho me contou que Bolsonaro vai ao japão para cuidar de um projeto que vai reativar várias ferrovias.Carga e passageiros.

      Excluir
  7. A soltura do Lula ontem seria um "brinde" para a turma canhota mas não era o objetivo principal. O foco era conseguir pelo menos um voto favorável (conseguiram dois) para emplacar o que se pode chamar de fim do sigilo das comunicações. O objetivo era conseguir que "provas" conseguidas de maneira criminosa e não tendo nem mesmo a verificação da autenticidade das mesmas pudessem ser utilizadas judicialmente e politicamente.Os votos daqueles dois vagabundos parecem ter escancarado o caminho pra isso. Nesse cenário quem levará vantagem obviamente será qualquer partido que seja uma verdadeira quadrilha criminosa e que tenha relações estreitas com outras organizações criminosas nacionais e internacionais. Não precisa então ser nenhum gênio pra se chegar à conclusão sobre quem serão os principais beneficiados...

    ResponderExcluir
  8. Ainda sobre a postagem Cinema Ricamar:faltou citar, no canto direito da foto, a presença de um já então veteraníssimo Camões, 18002, da Viação Tarumã.Linha 12- E. de Ferro- G. Osório.

    ResponderExcluir
  9. A comitiva do Bolso teve que fazer um desvio na rota, pousando em Portugal, porque na escala original, na Espanha, um componente militar da comitiva foi pego com 39kg de drogas. Consumo próprio ou alguma festinha no Japão? Não, vão dizer que foi algum "caucasiano" petralha que plantou tudo...

    ResponderExcluir