Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de julho de 2019

CENTRO



 
Duas fotos quase do mesmo ângulo, mostrando a Biblioteca Nacional.
 
A primeira, dos anos 50, é de autoria de Hans Mann.
 
A segunda, garimpada pelo Nickolas, tem um Nash Ambassador em algum lugar.

13 comentários:

  1. Não posso imaginar quem teria identificado esse aventado Nash Ambassador, que é um carro full size e não um compacto como o Nash da segunda foto, atrás do Fusquinha azul. Aliás, das fábricas grandes, o Nash foi das primeiras a apresentar carros menores, o que, aliás, não deu muito certo, pois na década de 50 acabou sendo fundida com a Hudson, virando a American Motors Corporation. O ano e nome completo do sedãzinho é 1950 Nash Rambler Custom Landau Convertible Coupe.
    Dito isso e excluindo o Buick saia e blusa da foto em preto e branco, nada mais de muito diferente há nessa deliciosamente gelada manhã de segunda-feira.
    A foto colorizada deve ser de 62 em diante, pela maior incidência de carros nacionais.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Estive poucas vezes na biblioteca. Fui mais no anexo com acesso pela rua México por causa das exposições.

    Na segunda foto, além dos fuscas onipresentes, algumas kombis e (acho) Vemaguettes. O biscoito, como sempre, dará as informações mais confiáveis. Ou já deu...

    ResponderExcluir
  3. PS: o carrinho de sorvete também conta?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Mais uma vez a alegria do Biscoito será completa.
    A primeira foto foi tirada do chão, a segunda do alto da escadaria do Theatro Municipal.A BN é um dos maiores prédios da primeira geração da Av Central,terminada em 1910. Faz parte do complexo "cultural-administrativo" da citada avenida, junto com o Theatro, MNBA, CCJF, Câmara Municipal e as sedes dos clubes Naval e Militar.Isto ficava em oposição ao complexo "mercantil-financeiro", voltado para as proximidades da Praça Mauá.
    O Nash seria aquele atrás do Fusca mais claro?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. As duas fotos são espetaculares, a colorização do Nickolas está perfeita, uma obra de arte, merece uma moldura e um destaque na parede. Já os carros o mestre Biscoitomolhado, vai poder exercitar bastante o seu fabuloso conhecimento sobre carros antigos.
    FF. Acho que estou ficando velho e rabugento, mas achei o jogo de ontem uma porcaria, tal qual a seleção. Uma seleção que é campeã da América do Sul, onde os destaques foram as Seleções do Catar e do Japão. A campeã empatou de 0x0 com a Venezuela e Paraguai e tomou sufoco em todos os jogos que jogou. E o Tite com seu jeitinho e voz de pastor de igreja, na sua entrevista revive o seu antecessor Felipão, família seleção, só que ele segue mesmo a risca, arrumou uma boquinha para o filho, que ninguém jamais soube o que ele faz na seleção ou já fez no futebol brasileiro para estar naquele lugar, inclusive passando instruções para jogadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou concordar com o Lino mais uma vez.A Copa América,pelo que vi,foi um espanto no seu nível técnico e tático.Uma mesmice sem tamanho com um futebol de baixo nível que pode se comparar ao Stilnox na indução do sono.E ainda com a péssima utilização do VAR.Um instrumento que seria para tornar o futebol mais correto,só está atrapalhando especialmente pela sua má utilização.E os brasileiros ficam cantando de galo após jogos de baixo nível.Devriam é estar pensando na renovação desta seleção que mostra uma geração de " aspirantes a coisa nenhuma"a começar pelo marrento do Neymar e sua corte.Vão levar sapeca yá yá em qualquer disputa mais séria.

      Excluir
    2. Tite é amigo de Lula, recebe um milhão e duzentos mil por mês, é um "vaselina" que engana idiotas, e certamente "está no esquema".

      Excluir
  6. Esse prédio é um dos poucos sobreviventes do tempo em que essa avenida era conhecida apenas como ''A Avenida''.

    ResponderExcluir
  7. Velório de João Gilberto é no Municipal+++
    EEUU batem Holanda no Futebol Feminino+++
    Torcida dividida em relação a Bolsonaro+++

    ResponderExcluir
  8. A segunda foto é do início dos anos 60. Chama a atenção o número de carros estacionados. Era possível e normal. Apesar de haver menos carros, a educação das pessoas e o bom senso das autoridades era bem maior. Mais uma vez nota-se a ausência de moradores de rua, eufemismo que mascara uma realidade odiosa e uma hipocrisia ímpar. É inacreditável que existam milhões de analfabetos, outros tantos residam em favelas, muitos milhares morem na rua, não haja assistência médica para a população, mas haja "dinheiro à rodo" para políticos dos três níveis, judiciário, e MP. Não, não é um discurso de comunistas mas apenas um protesto. Uma outra constatação que faço será uma bomba que explodirá em alguns anos e que fará com que a Venezuela seja um "paraíso": Como as futuras aposentadorias serão cada vez mais exíguas, impossibilitando que o segurado adquira um "plano de saúde" cujo valor ultrapassa o valor do "benefício", e o SUS seja uma piada de mau gosto, teremos no Brasil uma realidade comparável ao "Walking dead", pois já temos zumbis drogados e no futuro serão milhões de doentes caídos pelas ruas.

    ResponderExcluir
  9. Dizem as más, ou boas línguas, que o Tite manteve o cargo após a Copa por ser obediente aos chefes da CBF, que por sua vez obedecem ao mercado de jogadores, independente dessa turma protegida ser ou não do nível de uma seleção brasileira.

    ResponderExcluir
  10. A Lei 12850/13 é a Lei da Associação Criminosa e altera o artigo 288 do Código Penal, principalmente no que se refere às tarefas e atribuições dos membros da organização. Essa Lei deveria "enquadrar" a conduta que rege os membros desse curioso esquema onde muita gente ganha dinheiro e muitos jogadores medíocres e desconhecidos tem o valor de seus multiplicado ainda que para isso exponha a quase falida tradição futebolística brasileira. O MPF teria muito com que se ocupar...

    ResponderExcluir