Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de julho de 2019

IGREJA DE SANTO INÁCIO





 
As fotos de hoje são do excepcional livro de Cesar Tovar chamado “A Igreja de Santo Inácio – Cem Anos de História”.
Na primeira foto, de 1958, quando entrei no Colégio Santo Inácio, era este o aspecto da igreja.
A segunda foto é de uma reportagem do jornal “A Noite”, de dezembro de 1912, comentando a inauguração da igreja. Dizia o jornal: “Penetrando na parte construída da capela, isto é, a cúpula, encontra-se em frente o altar-mor, ornamentado com uma imagem de tamanho natural de Santo Inácio de Loyola, tal qual a que está sobre o sepulcro do mesmo Santo.
Os efeitos que predominam são de estilo romano; as colunas são todas preparadas por uma espécie de massa que dá a ideia de mármore multicor.
Nos lados, na parte superior do altar veem-se lindas lunetas guarnecidas por vitrais especiais e coloridos.
Dos lados, veem-se os altares de Nossa Senhora das Vitórias que fica do lado direito de quem entra, do outro, fica a imagem do Sagrado Coração de Jesus todo de madeira e feito de um tronco só.
Em seguimento ao edifício do Colégio, acha-se a sacristia dando comunicação para os altares-mores e Nossa Senhora das Vitórias. Do outro lado, isto é, do lado esquerdo, a sala de visitas, dando comunicação também para os altares-mores e o Sagrado Coração de Jesus.
São salas amplas, bem arejadas, vendo-se que tudo está de acordo com o estilo: sólido, linhas retas e uma pintura severa”.
Mais uma vez meus parabéns ao Cesar Tovar pelo livro.
A terceira foto é uma colorização do Nickolas Nogueira. As demais são fotos recentes.
Em 1909 foi decidido pelo Reitor Pe. Natuzzi a construção desta atual igreja, cuja pedra fundamental foi lançada em 02/05/1909. Em 1912 foi inaugurada a igreja, ainda em construção.
Como toda “obra de igreja”, com a de Santo Inácio não foi diferente. Só foi concluída em 1933. As três portas são provenientes da antiga igreja dos jesuítas do Morro do Castelo.

 

6 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Dia de aprender. Por exemplo, nem imaginaria a história sobre as portas dessa igreja.

    ResponderExcluir
  2. No meu tempo, algumas aulas de religião eram ministradas dentro da Igreja.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Luiz,pessoal,
    A igreja de Santo Inácio tem uma fachada renascentista,de aspecto geral paladiano, e o interior nada fica a dever às igrejas erigidas em Roma no século XVI.
    A história das portas provenientes do Morro do Castelo serve para lembrar que não apenas estas, mas uma infinidade de pedaços das construções que havia neste morro estão espalhadas pela cidade.Por exemplo, os capitéis das pilastras desta mesma igreja jesuíta, em ordem compósita, estavam no jardim de entrada da EBA/UFRJ nos anos 80.E vários pedaços menores estão agregados às casas no Largo do Boticário.Me parece,embora sem a mesma certeza, que a pia batismal também foi parar em alguma outra igreja do Rio.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. O Rio de Janeiro como diz o mestre Joel, se fosse uma cidade nórdica da Europa, poderia ter um tour somente das belas igrejas existentes na cidade. São tantas igrejas lindas muitas ostentam riqueza, outras singelas belezas e quase todas com imenso patrimônio histórico. Quem já pode percorrer as diversas igrejas do Centro da Cidade e muitas das existentes nos bairros Cariocas, pode confirmar e aqueles que não conhecem posso afiançar que é um belo passeio a ser realizado, somente no centro da cidade existem mais de 30 igrejas lindas num raio de 1,5 km, que podem ser percorridas a pé, embora algumas não abram dia de sábado e/ou domingo, como a igreja de São Francisco da Penitência.
    Quanto a igreja de Sto Inácio a última vez que lá estive foi como padrinho de casamento de um primo, realmente é uma linda igreja, outras belas igrejas de Colégios é a do Sto Antônio Maria Zaccarias e do São Bento. Quando viajo, entro em todas as igrejas que encontro por onde passo, um local que faço questão de conhecer em toda cidade que visito é a sua Catedral, todas são de uma beleza magnifica e justificam a visita.

    ResponderExcluir
  5. A existência de tantas igrejas se deve a mentalidade medieval trazida pelos lusitanos onde a "adoração à Deus justificava tudo, desde homicídios, perseguições, expropriações, torturas, guerras, massacres, e toda a sorte de crimes, pois para o "perdão de Deus bastava "comprar a sua indulgência, cujo preço dependia da "gravidade do pecado". A suntuosidade e o luxo da Igreja católica sempre contrastaram com o atraso endêmico vivido desde sempre aqui no Brasil. Se essa "religiosidade" do brasileiro correspondesse verdadeiramente à essa profusão de templos, seríamos o melhor país do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia desta versão referente as portas e diante do exposto nunca mais volto lá.Sou Do Contra.

    ResponderExcluir