Total de visualizações de página

sábado, 27 de julho de 2019

PRAÇA EUGENIO JARDIM






 
Com fotos do acervo do Correio da Manhã, do Rockrj, do Aristogiton Malta e do GMA, fazemos um apanhado de fotos da Praça Eugenio Jardim, em Copacabana.
 
Situada nas vizinhanças das ruas Miguel Lemos, Xavier da Silveira, Pompeu Loureiro e Henrique Dodsworth (Corte do Cantagalo), é uma pequena praça onde brinquei muito quando criança. Tinha balanços, rema-rema e escorrega. Funcionários da Prefeitura com aquelas vassouras grandes para varrer as folhas e pás improvisadas para recolhê-las.
 
Tinha como atração o quartel do Corpo de Bombeiros que fascinava as crianças com as chegadas e saídas das viaturas com a sirene ligada.
 
Mais recentemente ali foi construída uma das saídas do metrô e a praça praticamente desapareceu como local para brincadeiras da criançada.

14 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Essa é a região oficial do Decourt. Vou me ater à minha singela contribuição de tempos atrás no finado fololog com as fotos da abertura do Corte. Há na Brasiliana uma foto aérea mostrando o zepelim sobrevoando a região em 1930.

    ResponderExcluir
  2. Lembro bem das carrocinhas do DLU; não sei se recolhiam o lixo das calçadas e desovavam no caminhão, ou se tinham um trajeto até alguma central; uma beleza de fotografia.
    A foto da Vemaguet com as crianças já foi comentada, mas a do DKW-Vemag Belcar 1001, de 1964, é esplêndida - atrás estão um Aero-Willys 2600, 65-66, um Citroën 11 pré-1952 com lanternas de Fusca e um Mopar escondido na sombra, no caminho da Vespa.
    A foto seguinte mostra um Fusca de garotão, com rodas de tala larga, miolo cromado e furos de Porsche, um Aero-Willys 2600, um Simca Chambord e, no lado direito, um Aero-Willys 1962, de friso reto.

    ResponderExcluir
  3. Faltou mencionar o "bingo clandestino" que funciona nas dependências do "Clube Olimpico" na Pompeu Loureiro. A estação do Metro Cantagalo é a mais profunda e íngreme da rede e a General Osório é a mais extensa. A saída "Lagoa" é desnecessária e fica quase sempre fechada. Estações bem construídas e com material de qualidade. Por outro lado, o "primo pobre" do Metro, o BRT, dispensa comentários já que prima pelo descaso, pelo péssimo estado, e pelo público, que é assustador, já que 25% dele não paga passagem devido ao "calote". Como diria o Belletti, "um espanto!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O BRT atravessa dezenas de favelas e algumas crackolândias em regiões altamente degradadas. É um projeto que aproveitou o traçado da linha 6 do Metrô e foi executado com material de péssima qualidade e superfaturado. O Brasil é um país surreal onde a G.M, que possui a atribuição constitucional de "zelar pelo patrimônio municipal", não pode andar armada e se vê obrigada assistir uma diuturna depredação sem poder agir. FF: O comentário do Eduardo no SDR de 25.07.19 às 22:44, é pertinente. Não é de hoje que as arbitragens aqui no Brasil são criminosas quando se trata de favorecer o C.R. Flamengo, diferentemente do que ocorre "além fronteiras", onde as coisas transcorrem com mais seriedade. O Emelec que o diga...

      Excluir
    2. É verdade. O jogador do Emelec dá um carrinho criminoso, quebra a perna do Diego e nem leva cartão amarelo.

      Excluir
    3. "Vento que venta lá venta cá". Não se pode negar que esse "favorecimento salta aos olhos".

      Excluir
  4. Marielle Franco sera homenageada em Lisboa"""
    Preso suspeito de saquear Othon Hotel""""
    Flu busca sair da zona rebaixamento"""

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Como a vista do morro sem os prédios atuais torna o local totalmente diferente do atual.

    ResponderExcluir
  6. Morei lá de 1959 , com 1 ano, até 1985.Varias lembranças como os brinquedos da praça,a ida ao cais da lagoa para pescaria no cais do corte, o Marcos Tamoyo morando no Estrela de Brilhante, o namoro das domésticas a noite na praça, que as vezes (ato de contrição) interrompi arremessando ovos do 10° andar, no réveillon sempre tinha um acidente na subida para o corte , nas mudanças dos prédios, sofás eram içados por cordas a partir da praça, o chuvisco do ponto de encontro, e muito mais...

    ResponderExcluir
  7. Alguns comentaristas deste blog insistem em associar as arbitragens ao Flamengo.Vamos concordar que sim e perguntar porque ganhamos o último brasileiro em 2009 e a última Copa Brasil em 2013.Parece que as diretorias não estao remunerando os árbitros de acordo .Mais um motivo para cornetar estes dirigentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, no caso do jogo Fla x Vasco do sub-20 o juiz no decorrer da partida deve ter se arrependido de aceitar pouco, pois quem assistiu diz que o juiz usou a "lei" da compensação e também marcou um pênalti inexistente a favor do time da Cruz de Malta. Porém seu jogador desperdiçou a chance.
      E na agressão sofrida pelo Diego no jogo contra o Emelec em Guayaquil, coincidência, foi logo depois da terceira substituição do Flamengo e quando o time equatoriano já tinha um a menos por expulsão, provavelmente contando que o juiz não teria coragem de mandar outro mais cedo para o chuveiro, sendo do time da casa.
      Mas tem um porém, nada garante que aquele time confuso do Fla empataria lá no Equador, mesmo com um a mais.

      Excluir
    2. Fora da foco: A Rede Globo passou dos limites do tolerável quando exibiu em horário vespertino a final "Taça das favelas", numa demonstração de péssimo gosto. Com uma assistência onde "se pressentia" a presença de bandidos armados, o time do "Gogó da Ema" se sagrou campeão. Com discursos inflamados em "belas demonstrações de um português irrepreensível" e com "comunidades detentora de nomes solenes" como "Corte 8, Curral das éguas, e Gogó da Ema", e com a presença de "olheiros" do Flamengo oferecendo contrato e bolsa de estudos para alguns jogadores, percebe-se a que ponto chegamos. Me perdoem os flamenguistas, mas me poupem!

      Excluir
  8. Só na última foto que é possível ver que depois de 1959 houve uma reforma com acréscimo de mais bancos para sentar e, bem do lado direito, um escorrega para as crianças. Balanços provavelmente ficaram fora da foto, pois não faltam em praças com brinquedos públicos.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde a todos.
    Dando pitaco na área d'obiscoitomolhado, o caminhão de bombeiros no canto direito da foto 6 parece ser um American LaFrance.

    ResponderExcluir