Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de julho de 2019

RUA FARME DE AMOEDO

Esta fotografia, garimpada no Facebook, mostra o começo da Rua Farme de Amoedo, em Ipanema.
 
À esquerda, bem na esquina, havia uma casa em que moravam duas senhoras bastantes idosas nos anos 60/70. A casa era grande e tinha um anexo à esquerda da senhora que vemos na foto. As idosas deixavam que os "banhistas" do Posto 8, que ficava bem em frente à rua, morassem ali.
 
Depois, com a morte das senhoras, a casa ficou abandonada por muito tempo. Nos anos 70/80 chegou a funcionar um restaurante chamado Alberico´s, bem na esquina, de propriedade de Alberico Campana, empresário, que foi dono de boates no Beco da Garrafa e sócio da Plataforma.
 
Durante décadas o espaço ficou fechado, foi erguido um muro alto, mas não sei se algo funciona lá agora.

18 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Cheguei antes do gerente e fui dar uma volta.

    Hoje é dia do motorista (São Cristóvão). Pensei que a "homenagem" ao biscoito seria mais sortida.

    O local da foto só era de passagem para mim, pelo lado da Delfim Moreira.

    ResponderExcluir
  2. PS: que Delfim Moreira? O GPS deu pau... Vieira Souto....

    ResponderExcluir
  3. A cor da Variant(?)era a típica "burro quando foge" e o tempo naturalmente da invasão da Volks.Vamos ver os comentários em relação ao local.FF:Por motivos outros não havia visto os 3 últimos jogos do Flamengo(Goiás,Atletico/PR e Corintians).Ontem,não entendi nada.....

    ResponderExcluir
  4. Não sou o Dieckmann mas vou dar o meu "pitaco": A Variant é 1972 e o "Fuscão é de 1974, o que indica que a foto tenha sido feita após 1974. FF: Sem querer mencionar a pífia atuação do Flamengo ontem, a contratação do jogador Felipe Luís reforça o que eu sempre "sugeri neste sítio": Há rumores de que esteja ocorrendo "lavagem de dinheiro" no CRF. Em um universo de recessão nacional onde até os grandes clubes de futebol do Brasil tem dificuldades em pagar salários e muitos tem suas rendas penhoradas, a quantidade de contratações "de vulto" acende mais uma vez a luz vermelha quando é anunciada a contratação de um jogador de "capacidade técnica discutível", mais uma "criação" da conhecida organização que "tomou de assalto" a CBF. De onde seria o "suposto dinheiro lavado?" De políticos? De facções criminosas?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Luiz,pessoal,
    É uma Variant verde?Se for, meu Pai tinha uma idêntica. Esse decalque oval preto, com as letras BR (acho) também era comum,assim como a fita verde e amarela amarrada na antena do rádio.
    Creio ter visto a casa citada com o aspecto da foto, ou seja, sem muro alto. Vou dar uma checada.

    ResponderExcluir
  6. Saque do FGTS será de 500"""
    Flamengo da vexame"""
    Caso Flordelis sem solução"""

    ResponderExcluir
  7. Uma boate/restaurante do Alberico bem famosa na época foi o Monsieur Pujol.

    ResponderExcluir
  8. Não querendo jogar lenha na fogueira do técnico Jesus, vi essa mensagem que achei interessante:

    Contrata um lateral top e coloca de meia.

    Contrata um segundo volante top e coloca de ponta.

    Contrata um ponteiro top e coloca de atacante.

    Pega o meia e coloca de segundo volante.

    Pega o segundo volante e coloca de primeiro.

    Pega o melhor primeiro volante do BRASIL e coloca no Banco.

    Pega o pior lateral do elenco e coloca de titular.

    Não está dando pra entender...

    ResponderExcluir
  9. Próximo técnico do "Framengo" é o tema da Diretoria. Jesus fica só até o final de agosto e olhe lá. Diretoria já está articulando se tira o Vandeburgo Luxenbay do Vasco e repatria o papai Joel de boa memória. Vamos aguardar a partida de volta da libertadores.

    ResponderExcluir
  10. Nos anos 80 era conhecida como Farme de Amoaids, devido ao point gay no local.

    Quanto tempo durará o calvário de Jesus no Flamengo? Já começou o processo de crucificação do Mister... e o Abel era o culpado!

    ResponderExcluir
  11. O GLOBO RIO SHOW em 14/03/19:
    "Novidades no casarão na esquina da Vieira Souto com Farme de Amoedo, em Ipanema. Depois de um ano fechado, o lugar que já abrigou o Eleven e o Casa Vieira Souto agora é o Moshio Izakaya, asiático de ar jovem para quem quer comer bem, ver e ser visto."
    Mais um japonês, provavelmente muito caro e com "ar jovem ....".
    Ninguém merece.

    ResponderExcluir
  12. Tenho a impressão que o Eleven e a Casa Vieira Souto não funcionaram no imóvel da esquina, mas no do lado, de propriedade da Dra. Silvinha, grande médica carioca.

    ResponderExcluir
  13. Farme de Amoedo, Jangadeiros, e Teixeira de Melo, são as ruas "menos qualificadas" de Ipanema. São cortadas transversalmente por uma outra também pouco qualificada: A Barão da Torre em seu trecho inicial. A Antônio Parreiras é um caso à parte. Quem percorre a Barão da Torre entre Jangadeiros e Farme de Amoedo há que concordar comigo. Com relação a ser considerada o "point da viadagem", há muito tempo a "metástase" se espalhou por Ipanema. Minha mãe tem uma barraca na Feira Hippie da General Osório aos Domingos e vejo que "a coisa tá preta". A quantidade de "bibas" passeando de mãos dadas é impressionante, e já vi um casal desses empurrando um carrinho de bebê com um "poodle à bordo". Moças Coladoras de velcro" também são abundantes. Como diria o Belletti, "um espanto!"

    ResponderExcluir
  14. Boa noite a todos. Ai Jesus, estou a ficar abobado. Nem Jesus está a fazer milagres neste time do Flamengo. Ser técnico no Brasil é vida de maluco.

    ResponderExcluir
  15. Nas imagens de janeiro de 2018 do Street View podemos ver que o imóvel citado estava disponível para locação. E vi que ainda está lá no site indicado no cartaz:
    https://busca.cbre.com.br/imoveis/ipanema:_praia_de_ipanema.
    Se não tiver desatualizado poderá ser acessado pelo Pastor para que ele possa finalmente abrir a filial da Igreja Belletiana em Ipanema.
    Isso se a Calango Air do Tio Mé não correr na frente, embora, pelos comentários de hoje, o setor de refrigeração de ambiente não ter muito futuro naquelas redondezas refrescadas pelo "o que é a natureza" dos seus frequentadores.

    ResponderExcluir
  16. O SporTV está exibindo o jogo entre Vasco e Flamengo pelo campeonato brasileiro sub-20 e a arbitragem assinalou um pênalti pro Flamengo em que a falta foi cometida a mais de um metro fora da área....Sempre a mesma coisa. Não importa categoria ou esporte. É sempre a mesma coisa. O futebol brasileiro dá nojo. E não vai mudar nunca. A única esperança é uma lava-jato do futebol.

    ResponderExcluir