Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

BONDES ANTIGOS



 
Os antigos bondes circulando pelo Rio das primeiras décadas do século XX.
 
O bonde da foto junto ao Monroe parece ser um daqueles de carga.

12 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Infelizmente o mais perto que cheguei de un bonde foi na Light da Mal. Floriano. Em compensação andei algumas vezes no VLT, mas não é a mesma coisa, óbvio.

    Hoje é dia de atenção redobrada para os motoristas e, em Santa Teresa, para os motorneiros, com crianças e adolescentes na rua atrás de doces. O movimento nem se compara ao de anos atrás, quando eu era uma dessas crianças, mas ainda é grande, apesar do avanço neopentecostal.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,Luiz,pessoal,
    A linha do bonde da Penha parece estar sendo inaugurada, muita gente,e o que parece ser uma decoração no poste(?)revestida de material listrado.
    A foto do Monroe parece tirada às pressas, ou parte de um filme amador,inclinada e meio desfocada. O bonde é um taioba,custando metade do preço e certamente levando bagagens e caixotes.
    Na última, a casa aos pés dos Arcos é verdadeiramente colonial,com grande beiral e calhas.Deve remontar ao século XVIII, se lembrarmos que a ocupação da área é bem antiga, e o solar do Visconde de São Lourenço, que fica na esquina da Riachuelo com a Inválidos atesta bem isso.

    ResponderExcluir
  3. Vendo a segunda foto,nota-se que o problema do transporte público sempre foi caótico. Outra,observação e com relação a fatiota da galera.Bermuda e camiseta não existiam.

    ResponderExcluir
  4. Essas fotos mostram bondes fabricados ainda no Século XIX anteriores aos "Narraganset", modelo mais comum no Rio de Janeiro e fabricado nos anos 20. Todas as fotos são do período pré 1941, ano em que foi instituída a "capelinha". Quanto ao dia de "Cosme e Damião", muito da tradição se perdeu, grande parte não só pelo crescimento das igrejas pentecostais mas também por outros fatores, onde o trânsito caótico e a segurança pública são os principais. Hoje em dia qualquer garoto inocente pode portar uma granada, uma, pistola, ou uma faca, para assaltar, ou algo pior. O que se vê atualmente são famílias numerosas "100% oriundas de favelas", vagando pelas calçadas à procura de doces e comida. Não era assim no passado quando muitos de nós corríamos atrás de doces. Eram "outros tempos"...

    ResponderExcluir
  5. Realmente, a foto do bonde Penha parece ter sido em alguma inauguração. O número de ordem dele parece ser 530, indicando carro-motor de tamanho médio.

    Já o 343 é um carro-motor pequeno.

    Na foto do Monroe, o bonde que aparece é um bagageiro de tamanho pequeno. Havia os de tamanho grande. Provavelmente aquele bagageiro é da linha Ipanema.

    Quanto ao dos Arcos da Lapa, é um bonde puxado a burro. Parece ser de bitola estreita (820mm), indicando que pertencia à CCU (Companhia de Carris Urbanos), já que os bondes da Jardim Botânico e Vila Isabel tinham bitola de 1435mm e os da São Cristóvão eram de 1370mm.

    ResponderExcluir
  6. FF - Parece que passaram o rodo nos técnicos dos times do brasileirão. São Paulo, Cruzeiro, Fluminense...quem será o próximo? Mas, parece que o poste está mijando no cachorro, pois os jogadores passaram a discutir e demitir os técnicos...xingando e chamando a atenção de treinador em público... Enquanto dirigentes incompetentes continuarem a apoiar jogadores com estas atitudes, seus respectivos clubes apenas afundarão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fortaleza também dispensou o técnico e o Ceni está prestes a voltar para lá.

      Abel assumiu o Cruzeiro, o Diniz foi para o São Paulo e não descartem o Cuca (ou Zé Ricardo) no Flu...

      Excluir
  7. Andei muito de "taioba" porque os recursos eram escassos e a passagem bem mais barata. Como seria hoje em dia, com o trânsito caótico que temos, se os bondes ainda circulassem ?

    ResponderExcluir
  8. Lino pode receber a mariola de prêmio.Nao mais do que isso.Afinal e muito amigo do O.O. sabia do sucesso do seu trabalho .

    ResponderExcluir
  9. No Youtube há dois documentários de Jean Manzon sobre o transporte público em São Paulo (1952) e Rio de Janeiro (1954). Naquele tempo o povo já sofria muito.

    ResponderExcluir