Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de setembro de 2019

RUA PINHEIRO MACHADO



 
Vemos, em fotos do acervo do Correio da Manhã, a Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, em 1972.
 
Naquela época, em frente à Universidade Santa Úrsula, construía-se uma passarela.
 
O trânsito, como até, hoje é complicado no acesso ao Túnel Santa Bárbara.
 
A Universidade Santa Úrsula viveu um período de muito sucesso, mas por algum motivo perdeu espaço.

25 comentários:

  1. Pelo que sabemos é território da desaparecida Tia Nalu que foi para Curitiba e levou Peralta,O implicante para fazer vigília.Um verdadeiro caos que parece não ter melhorado muito.Vendo a foto 3 fico a imaginar o mercado que a Volks tinha no Brasil.Sera que o Biscoito poderia falar uma linha sobre a fábrica alemã?

    ResponderExcluir
  2. Entre dezenas de Fuscas, achei um solitário Gordini, não foram além dos anos 70. Opala, Corcel e dois caminhões Ford F-600. Os anos 70 não sepultaram apenas o Gordini, acabaram com toda a graça da fauna automobilística. Fosse hoje, a Greta Thunberg faria manifestações a favor do táxi Chevrolet 1939.
    Tudo era Fusca, inclusive o TL da polícia, escondido, mas com a sirene o denunciando. Um horror.

    ResponderExcluir
  3. Uma "garganta" no trânsito cuja solução parece difícil. Já era assim em 1972. Quanto a afirmações do "sucesso" da Santa Úrsula, tal "sucesso" dessa instituição se deve, assim com o de outras universidades, à influência de teorias de viés esquerdista pela consequente doutrinação do corpo discente. Local onde é comum a presença de simpatizantes do consumo de drogas e o seu natural favorecimento, bem como a conhecida cantilena LGBT onde a distorção da realidade é uma constância. Conversei há pouco tempo com um jovem de 21 anos e em pouco tempo fiquei horrorizado. O jovem que é filho de uma manicure de instrução "sub-rudimentar", tem o curso custeado pela avó que é pensionista de um servidor público, possui uma aparência no mínimo "exótica", sexualidade duvidosa, e convicções sociais e políticas que assustariam o próprio "Capitão Nascimento". Eleitor de Marcelo Freixo e de. outras figuras do Psol, acha normal a prática da pederastia, do lesbianismo, e do trans-sexualismo. Se considera, assim como a mãe e a avó como integrantes da "alta classe média". E o pior de tudo é que é um dos diretores do "diretório acadêmico" da malsinada instituição. Estavam cobertos de razão os Militares quando afirmavam que grande parte das universidades era reduto de subversivos e de comunistas. O resultado esta aí, uma legião de "doutrinados e de afásicos" disseminados na sociedade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como são preconceituosas as generalizações.

      Excluir
  4. Bom dia, Dr. D'.

    Seria aquela passarela que vira e mexe tem veículo entalado?

    A rua era uma alternativa para sair de Botafogo e chegar na Cidade Nova para pegar outro ônibus.

    FF: a PF faz busca e apreensão em endereços ligados ao Siro Darlan. Traduzindo: ninguém solta os Garotinhos e desafia a família Zveiter impunemente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siro Darlan precisava ser alvo de uma ação enérgica. Não sei se essa foi em decorrência da influência dos Zveiter, mas foi benvinda. FF: Quanto ao comentário de ontem às 20:20, informo ao "comentarista de Curicica" que os "delírios" citados por ele nada mais são do que uma projeção da realidade vigente e a oportuna declaração do General Mourão citada por mim no comentário das 22:47 é o corolário desse "delírio". Seria também Mourão um "pândego"?

      Excluir
  5. A segunda e a terceira fotos provavelmente foram tiradas no mesmo dia, vez que em ambas, a joaninha da PM está parada na quina da pracinha, servindo de suporte para a organização e fluidez do trânsito. A terceira foto foi tirada de dentro das dependências do ainda Colégio Santa Úrsula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada adiantou "cortarem um pedaço" do estádio do Fluminense em 1962, pois da nada adiantou a fluidez do trânsito. O "alargamento do corte" é a única alternativa, mas o custo será alto.

      Excluir
    2. Me parece que o "alargamento do corte"sem o virtualmente impossível alargamento das pistas de rolamento (e mesmo do túnel)só transferiria o gargalo para um pouco antes (sentido Praia de Botafogo) ou depois (sentido Catumbi).

      Excluir
  6. Bom dia a todos. O grande problema deste lugar é quando chove. Os bueiros da Pinheiro Machado entupido de lixo natural (folha de árvores), e lixo produzido pelo homem, logo as ruas ficam repleta de poças de água quando não enchem por completo com uma chuva de verão bem forte.

    ResponderExcluir
  7. Em 1974, quando complementei o curso de Engenharia na Santa Ursula, à noite, havia uma grande seriedade por parte de professores e alunos. Como parte da orientação religiosa, tínhamos aulas de Teologia e de Estudo de Problemas Brasileiros. Estacionei muito a minha Vemaguet "Pracinha" na Pinheiro Machado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime,
      EPB, Estudo de Problemas Brasileiros. Eu não ouvia isso a anos - eu teria duas cadeiras dessa "coisa" no Fundão.A primeira eu cursei no básico, com um velhinho chamado Prof.Maranhão, a segunda eu fui empurrando com a barriga até quase o final do curso, quando ela foi extinta, livrando-me da aporrinhação.

      Excluir
  8. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Na primeira foto, aquela casa com várias janelas ainda existe, meio ilhada pelas pistas.As outras são mais difíceis de identificar, talvez pelo ângulo. Lembro bem dessa patrulhinha fusca, preta e branca, que causava apreensão quando passava tocando a sirene.Hoje, já acostumamos...

    ResponderExcluir
  9. Bolsonaro come pizza em NY***
    Messi eleito melhor do mundo***
    Darlan na risca do penalti***

    ResponderExcluir
  10. Fiz uma prova de concurso público na Santa Úrsula, mais ou menos nessa época. Era, ainda, um pós adolescente.

    Essa pizza que o Bolso comeu em NY pode cair mal e gerar um piriri na hora das suas bravatas no parlatório da ONU...kkk

    Freixo, se prefeito, certamente não atrasaria os pagamentos da saúde, como vem ocorrendo. E também, certamente, as benécias para a "Universal Church" não existiriam...

    ResponderExcluir
  11. FF: Uma correção relativa à postagem anterior. Observei a repetição de um erro. A menção ao nome Buraco do Padre como sendo a passagem de veículos no bairro do Engenho Novo é incorreta. Esta é a via em que também passavam os bondes e que fica quase em frente à Escola Sarmiento. O verdadeiro "Buraco" é a passagem de pedestres que dá acesso pela rua 24 de Maio à igreja N. Sra. da Conceição. Daí o apelido da passagem. Fica na altura da Faculdade Celso Lisboa, antigo Colégio Ateneu Brasileiro, r. 24 de Maio, 797.

    ResponderExcluir
  12. Longe de mim em defender o Crivella, mas o Paes deixou a prefeitura em uma situação horrível. A eleição dele só foi a cereja no bolo podre. Ele é um idiota e não sabe o que faz!

    Agora ledo engano, achar que um ou outro se tivesse no poder resolveria a situação. POLÍTICO NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O POVO!
    No fundo, eles cuidam mesmo deles e dos seus...


    Fui a UFRJ no final de 2018 e o que eles reclamavam dos militantes do PSOL no local que só mamavam nas tetas....


    ResponderExcluir
  13. O Rio de Janeiro vive um pesadelo político interminável. As eleições municipais de 2020 serão acirradas. Em 2016 o eleitor ficou dividido: De um lado o vômito e do outro as fezes, deu no que deu. Em 2020 serão candidatos Paes, Crivella, e Freixo. Se Crivella se reeleger será muito ruim. Se Freixo, que terá Benedita como vice, se eleger será muito pior, já que terá um secretariado "de peso", com a cúpula do comando vermelho prenominando. Além disso nomes como Pablo Vitar, ludmilla, Caetano Veloso, e Wagner Moura são dados como certos. Nas escolas haverá professores travestis, sapatões, Lgbts, banheiros unisex, e bocas de fumo nas escolas. Eduardo Paes certamente será o candidato menos pior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o pessoal repetiu as fezes em 2018, e em nível federal....

      Excluir
  14. O Freixo é o candidato do Projac. O candidato dos que estão esperneando desesperados com os recordes de apreensão de drogas e a consequente inflação da erva e do pó. O CV também certamente tem interesse em ver vitoriosos todos aqueles candidatos do "diálogo cabuloso" com a bandidagem. O Freixo é competente, genial, honesto e sensacional. Por quê? Por que a esquerda diz que é. A campanha será violenta ano que vem. Os artistas milionários do Projac, os riquinhos da juventude bronzeada da Zona Sul, a mídia chic, a imprensa e as "ONGS" mantidas com dinheiro público e por fundações bilionárias americanas farão de tudo pra eleger o seu atual bibelô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, concordo com você. Mas a esquerda será fragorosamente aniquilada. Nelson Rodrigues "quase teve razão" quando disse que os idiotas irão dominar o mundo. Não dominaram, mas a quantidade deles é incrivelmente maior. Haja visto o número de opiniões esdrúxulas...

      Excluir
  15. A patrulha dos blogs continua firme e forte...

    ResponderExcluir
  16. O congresso acaba de derrubar 18 vetos presidenciais à lei do abuso de autoridade. A escória defensora de criminosos deve estar em êxtase agora!

    ResponderExcluir
  17. Freixo é o esquerdista que ficou no Copacabana Palace?Imaginei que ele gostava de pobre.

    ResponderExcluir
  18. Alguém se lembra da avenida de casas que tinha na rua Pinheiro Machado em Laranjeiras

    ResponderExcluir