Total de visualizações de página

domingo, 8 de setembro de 2019

O ALEMÃO


 
O habitual colaborador do "Saudades do Rio", o prezado Carlos Paiva, enviou algumas fotos feitas em 1937 por este alemão que vemos sentado num banco da Praia de Copacabana.
 
Não sei se é o mesmo alemão que esteve por aqui e fez algumas fotos coloridas já publicadas pelo Augusto.
 
A primeira foto foi feita quando da chegada do navio dele na Praça Mauá.

18 comentários:

  1. Na primeira foto percebe-se as torres da Igreja de Mon-Serrat, o Mosteiro de São Bento, o edifício de A Noite, e o casario da "Freguesia de Santa Rita" antes do "Bota abaixo" que aconteceria três anos depois. A segunda foto mostra o alemão fazendo fazendo uma pose que deve ter inspirado Carlos Drummond de Andrade. Alemães só foram benvindos aqui até 1942. Os avós de minha ex-mulher eram filhos de alemães, moravam em Copacabana em 1942, e diversas vezes tiveram a casa depredada e apedrejada após o Brasil declarar guerra ao "eixo". Será que o alemão da foto ficou por aqui até 1942?

    ResponderExcluir
  2. Ao se mudarem para a Ilha do Governador durante o período da II Guerra, os alemães não podiam residir próximo a praia, embora trabalhassem para empresa norte- americana e na Aviação Naval...

    ResponderExcluir
  3. Hoje o alemão que preocupa é outro;especialmente quem passou dos 60...E quando chega é um espanto!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos.
    O "alemão" hoje em dia é outro.
    Meu avô é que foi esperto ao chegar 9 anos antes e aportuguesar o nome dos filhos. Qualquer coisa, nesse período, botava uma outra identidade em cima para fugir de um linchamento.
    Isso que o Joel comentou aconteceu também com os italianos e japoneses.
    O Brasil e os Estados Unidos existiram Campos de Concentração como na Alemanha e na Uniao Soviética.
    Meu pai dizia que no início dos anos 40 havia uma colônia de alemães em Jacarepaguá que foram chacinados na época da guerra. Já a minha mãe e avó comentaram sobre a perseguição aos japoneses em Sao Paulo, já que possuíam contato com eles.
    O Bar Luiz na Rua da Carioca, a época Bar Adolpho, sofrera da mesma repressão por parte de populares insulflados por tablóides daqueles dias.
    Por falar no Bar Luiz, alguém saberia me dizer se é verdade que ele irá fechar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai fechar. Tive acesso a um depoimento de uma antiga funcionário onde ela bastante emocionada narra o calvário do antigo "Bar Adolpho". De uma realidade de 38 funcionários em 2013, vai fechar este mês com apenas 5. Os dois últimos anos do governo de Dilma Roussef foram fatais para o Brasil pelos motivos que todos conhecem(com exceção dos afásicos e defensores do indefensável). Quatorze milhões de pessoas ficaram desempregadas pela falência em todos os sentidos da administração do país.

      Excluir
    2. Bom dia!

        https://super.abril.com.br/historia/os-campos-de-concentracao-no-brasil/

      Excluir
  5. FF: Não sou adepto ou partidário de Marcelo Crivella. Os motivos são tantos que perderia a conta diante de tantas imbecilidades, mas tenho que concordar com a ação que apreendeu livros "impróprios para adolescentes" na Bienal do livro, cujo conteúdo induzia à pederastia e ao homossexualismo. Uma liminar foi concedida em desfavor da Prefeitura, mas o presidente do Tribunal de Justiça cassou a medida, fundamentando a decisão com sólidos argumentos. Não é de hoje que a esquerda vem tentando e quase conseguindo alienar a juventude com suas pérfidas, nocivas, e imorais teorias. Sei que a grande maioria dos que comentam "neste sítio" possui um bom estofo moral e tem adequada formação judaico-cristã e não gostaria de ver, por exemplo, um filho ou um neto criança ou adolescente entretido com esse tipo de literatura no colégio...

    ResponderExcluir
  6. O Governo Vargas era bem simpático aos nazistas e aos fascistas. A própria legislação trabalhista é baseada na legislação trabalhista da Itália fascista. Depois acabou apoiando, a contragosto, os aliados. Hoje o pessoal que chama TODO MUNDO que discorda deles de nazista e fascista demonstra uma enorme adoração pelo Getúlio Vargas. Interessante. Mas não surpreendente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, você tem que comprar o combo completo; pois se tiver uma discordanciazinha logo te rotulam. E há os casos que se você falar em coisas como desigualdade rapidamente te chamam de comunista.

      Excluir
    2. Bom eu assumo os meus posicionamentos politico-ideológicos. Tem alguns que travestem os seus posicionamentos com falsa preocupação com temas como racismo, desigualdade, homofobia, etc...Além do mais quem ofende todo mundo que pensa diferente com uma miríade de xingamentos e acusações levianas do tipo fascista e nazista não tem moral pra querer dizer que "todo mundo faz igual". Primeiro por que não é verdade. Segundo por que aqueles que se vendem como as melhores pessoas do mundo, livres de todo e qualquer preconceito e defensoras de todos os pobres e oprimidos não podem, quando são flagrados fazendo aquilo que condenam nos outros, tentarem se safar dizendo que "todo mundo faz isso". Quem chama os outros de fascista e nazista POR QUALQUER MOTIVO não pode agir de maneira fascista e nazista e pretender sair impune, limpinho. Tem que assumir as consequências de sua hipocrisia.

      Excluir
  7. Boa tarde a todos. As fotos estão fantásticas, a segunda foto mereceria uma colorização de um dos mestres nesta arte. O problema não são as modificações que a cidade sofreu desde a sua fundação, o problema é a falta de uma política de planejamento de expansão da cidade, acompanhada de uma política de preservação e manutenção das características e patrimônios históricos, que seja seguida por todas as administrações no passar dos anos.

    ResponderExcluir
  8. O G1 chamou de IMBECIL o menino de NOVE ANOS que desfilou ao lado do presidente ontem. Apagou o post, é claro. Canalhice e covardia típicas. É esse pessoal que fala em "época de trevas", ditadura, fascismo, etc...Isso não é apenas hipocrisia. "Xingue-os do que VOCÊ é, acuse-os do que VOCÊ faz"....

    ResponderExcluir
  9. Muitos alemães vieram ao Brasil durante a década de 30 para a expansão comercial da Alemanha. Mas alguns aproveitaram para impor a política do 3°. Reich nas colônias alemãs. Lá como cá, os germânicos que não se enquadrassem poderiam sofrer retaliações, perdendo serviços, por exemplo.
    Já no final de 1939, mais de 2 anos antes do Brasil cortar relações com a Alemanha, ficou difícil negociar com os alemães, porque a Marinha Britânica dominava o Atlântico. Isso facilitou a diplomacia do americanófilo Oswaldo Aranha, contra germanófilos como o Felinto Müller (uma turma que no mínimo fez que não viu ou até facilitou o acesso dos integralistas ao Palácio Guanabara no atentado de maio de 1938).
    Assim o Brasil conseguiu uma grande siderúrgica, mais armas e criou a Vale do Rio Doce, em troca da base dos EUA em Natal para apoiar o Reino Unido, em uma época que o Congresso americano não queria envolvimento direto na guerra.
    Só com o ataque a Pearl Harbor veio o acordo do Rio de Janeiro em janeiro de 1942 para rompimento das relações com o Eixo, daí o ataque destes aos navios brasileiros, o que provocou a ira do nosso povo contra o nazi-fascismo, o que, aí sim, levou o Brasil para a guerra do outro lado do oceano.
    Nada justifica os ataques aos imigrantes e seus descendentes aqui, mas se sabe o porque.
    E trabalhismo nos países do Eixo foi pura fachada para atrair a adesão dos trabalhadores, pois pequenos e grandes empresários de lá se valeram até do trabalho escravo para crescerem.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Dr. D'.

    É o mesmo alemão. Consta que morreu na II Guerra, em 1942 ou 1943. Tem várias fotos dele tiradas no navio, mostrando o dirigível Hindenburg.

    O comentário de 11:34 é autoexplicativo. Não esperaria algo diferente...

    ResponderExcluir
  11. PS: O nome do alemão era Franz Grasser.

    ResponderExcluir
  12. Hoje o STF voltou a botar ordem na zona.

    ResponderExcluir
  13. A melhor forma de um indivíduo esconder a sua hipocrisia é dizer que o outro é hipócrita.

    Quanto ao Crivella, sem palavras. Dias cada vez mais sombrios nos acercam.

    ResponderExcluir