Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

ÔNIBUS



 
Como eram ruins e como são ruins os ônibus no Rio.
 
Aliás, a preferência pelos ônibus como principal transporte coletivo foi um erro cometido já no início do século passado. Deveríamos ter seguido o exemplo de Buenos Aires que, já naquela época, investia no metrô.
 
O Rio teve tempo para corrigir este problema, mas insiste no erro com a escolha deste traçado para o metrô ora existente.

17 comentários:

  1. Naquela época havia um sistema de bondes e não existiam quadrilhas formadas de empresários, políticos, prefeitos, traficantes, e milicianos, gerenciando o transporte coletivo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Chove chuva, chove sem parar...

    Ônibus no Rio (cidade e estado) é sinônimo, com raras exceções, de carroceria de caminhão adaptada, com suspensão dura e sem ar condicionado.

    As empresas que investiram em modelos que fogem a esse padrão ou fecharam ou estão atualmente em dificuldades. Internamente existe a história de algumas unidades de piso baixo que peregrinaram por empresas de um mesmo grupo, que foram fechando uma a uma.

    ResponderExcluir
  3. Melhor meio de transporte urbano.Conforto,segurança e eficiência hoje em dia.No tempo da postagem era ruim mas não tinha outra opção.O pessoal quer pagar passagem de fusca e andar de Mercedes e assim continuo sendo Do Contra.

    ResponderExcluir
  4. FF: piada pronta. Siro Darlan concedeu HC aos Garotinhos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. O transporte urbano por ônibus é o bonde do Carioca, e assim será por todos os séculos e séculos.

    ResponderExcluir
  6. Ônibus é transporte público, não de massa. Transportes de massa são trem, metrô e barca.

    ResponderExcluir
  7. Fotos sempre interessantes.Aqui em Vix temos o sistema Transcol para atender a Grande Vitória.Ao que sei é um consórcio de empresas monitorado pelo governo.Penso que funciona relativamente bem,pois quando ocorre uma paralisação a cidade vira o caos.Na Ilha o sistema e monitorado pela Prefeitura.Considero o sistema daqui bem regular,mas como não sou usuário direto....

    ResponderExcluir
  8. E o frescão para quem pode pagar mais?
    O Pavuna estava novinho e muitos carros de passeio da época não eram lá essas coisas. Já a demora para renovar a frota ou, pior ainda, quando compram já rodado...
    Atualmente podem investir em ônibus elétrico que não seja "chifrudo", só na bateria recarregável, como já existiu na Rio Branco, de ponta a ponta.
    Os empresários não melhoram o transporte coletivo porque muita gente anda de carro ou muita gente anda de carro porque os empresários não melhoram o transporte coletivo? Pergunta válida para todo o Estado RJ.

    ResponderExcluir
  9. Na primeira foto, salva-se o GM apelidado de Gostosão, Old Style para os americanos. Na segunda foto, também em segundo plano, outro GM, aqui apelidado de Bustuda. Os demais são as carroças de ontem, hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  10. Siro Darlan não foge à regra dp judiciário brasileiro,pois trata-se de um homem probo e competente. Menos mal, antes que comentaristas inconvenientes começem a conspurcar o blog.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos.
    Se dependesse de mim, botaria todos que habitam essa cidade para andar a pé ou de jegue. São os melhores meios de transporte para esse povo dessa urbe insalubre.
    Bem feito para todos. Quem manda se basear em português, índio, africano. Dá nisso.
    Hoje vi uma foto no facebook muito interessante. Uma foto postada sobre o metrô no ano de 1983.
    Automaticamente recordei do site do Luiz e imaginei se fosse postada aqui o que diriam a respeito.
    A foto mostrava a higiene do meio de transporte na ocasião, com todos sentados, numa época em que ainda não havia sido criado a sociedade de privilegiados tão apregoado pelas Esquerdas de plantão e tão em moda nos dias atuais.
    "Como era verde o nosso vale e não sabíamos." Outros tempos.
    Ao fundo, o prédio da Camisaria Progresso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wolfgang, você mencionou como meio de transporte "os pés e o Jegue" mas esqueceu o principal: "o cipó! Voltando no tempo, nos anos 50, minha mãe pegava na Central o Trem das Professoras para ir à Campo Grande para lecionar. Trens limpos, transportando pessoas civilizadas, educadas, e que sabiam respeitar o alheio. Hoje em dia não respeitam lugar de idoso nem vagão para mulheres. Se observar no noticiário, hordas de energúmenos invadem e "dão calote" nos ônibus do BRT. Nenhuma providência é tomada, e por que? FF: A depredação e vandalismo praticados por moradores das favelas de Vila Kennedy e CDD protestando pelos "motivos de sempre", mostraram o "quilate" daquelas pessoas envolvidas. Fica difícil qualificar aquela choldra com algum adjetivo publicável. Que futuro pode ter um país com uma população com tal qualificação...

      Excluir
  12. A primeira foto é na Rua Conde de Bonfim junto ao muro do Tijuca Tênis Clube. O muro era maior do que é, pois naquele tempo não existiam a rua Abelardo Chacrinha Barbosa nem uma das "Heitor Beltrão, e após o muro que aparece a próxima esquina será a Padre Elias Gorayeb, onde existe atualmente uma Agência do Banco Santander. O ônibus da Viação Mosa iria para a bucólica região da Pavuna. Quem quiser ter uma ideia de como era a Pavuna basta assistir Assalto ao trem pagador {sempre ele} e ver o trecho onde "Tião" após ser baleado no viaduto de Acary, foge ferido mortalmente e colide com o caminhão junto a um posto da guarda civil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro desta cena do Tião Medonho sendo baleado e jurava que tinha sido gravada em Campo Grande.Não me pergunte porque...

      Excluir
  13. Lembro do gostosão. O outro modelo eu só conheço de foto, mas a linha 11 - Tijuca x Ipanema era muito conhecida.

    ResponderExcluir
  14. - Bolsonaro se une a Maduro em ataques a Bachelet;

    - Patrocinador do Flamengo (e outros clubes) é preso pela PF.

    ResponderExcluir
  15. Parece que a PGR protegeu o "primeiro ministro" Rodrigo Maia e o advogadinho do PT, dias Toffoli. É mesmo? Sério? Caramba, que novidade! E nada de Lava Toga, nada de processo de impeachment contra as majestades do STF. E tome "inquerito" do STF, aproveitamento de supostas conversas de autoridades obtidas de forma criminosa, proteção dos ministros do STF e seus familiares contra investigações da Receita, lei pra censurar as redes sociais e a internet, CPI das "fake news", etc...Parece que a ditadura chegou mesmo, mas não aquela que falaram pra gente...

    ResponderExcluir