Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de outubro de 2019

EXPO 1908






Continuando com a série sobre a Expo de 1908, garimpada pela Iara Regina Teixeira na revista O Malho, temos mais quatro fotos.

Foto 1: Outro aspecto das obras da Exposição. Sobressai neste quadro a construção da grande escada que dará acesso ao palácio geral. Ao fundo a antiga Escola Militar, em transformação.

Foto 2:  Sobressai nesta foto a construção da grande escada que dará acesso ao palácio geral. Ao fundo a antiga Escola Militar, em transformação.

Foto 3: Vemos o transporte e descarga de aterro na Av. Pasteur, com a participação dos incansáveis e queridos Lulu & Dudu.

Foto 4: A enseada da Urca fechada por um molhe de 350 metros e que, por uma passagem, dará entrada às embarcações conduzindo os visitantes da Exposição que quiserem fazer o trajeto por mar.



10 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Continuarei acompanhando os comentários. Mas hoje deixo um cumprimento especial a todos os professores, no seu dia.

    Há mais de 40 anos fui a primeira "cobaia" da minha irmã.

    ResponderExcluir
  2. A velha Escola Militar era uma construção imponente. Meu avô contava que esteve lá algumas vezes. No Brasil, sofre-se da "síndrome do sofá", já que foi assim com a Escola Militar, com a Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, e com o Palácio do Monroe. Perderam-se prédios históricos em razão da vaidade de alguns governantes. No Século XXI demoliram a Perimetral e as "obras" do Porto Maravilha" podem estar em perigo, inclusive o VLT.

    ResponderExcluir
  3. Quais os materiais utilizados nas edificações dessa exposição e na de 22? Têm algumas de três andares...

    ResponderExcluir
  4. O trajeto pelo mar deveria ser supimpa.Penso que a história dessa exposição daria um bom filme.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Luiz,pessoal,
    A escadaria do atual Museu de Ciências da Terra é uma das mais bonitas da cidade. Tem águias e leões, um traçado curvo e um porão com grande pé direito, com gradeado muito bem executado.
    Quanto à pergunta do Masc, era um material de construção comum, alvenaria, pedras, certamente estrutura interna de perfis metálicos para agilizar.O caráter da exposição é que era temporário.Tanto é que, se nada houvesse sido derrubado, ainda estariam lá, como o Museu acima citado e a base da Escola Minas Gerais,ambos em "excelente" estado de conservação - as aspas são pela habitual falta de manutenção de prédios públicos. Mas a qualidade original era muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temporários foram os investimentos urbanos feitos por Cabral e Paes entre 2010 e 2016. Mas o "furto" das vigas da Perimetral é que foi um "espanto". Meio fora de foco, em 2020 novas eleições à vista, muito cuidado. Segundo rumores, um candidato de Realengo irá concorrer ao cargo de prefeito: Chama-se Marcio Gualberto e é melhor do que "os mesmos de sempre" que irão concorrer...

      Excluir
    2. As vigas da Perimetral foram descobertas? E os gatos foram para o xilindró?

      Excluir
    3. Ainda meio ff: Chega a dar "gastura" quando vemos os prováveis candidatos as eleições do ano que vem: Crivella, Benedita da Silva ou Lindberg Farias (PT) e Freixo (Psol). Que Deus se apiede de nossas almas !

      Excluir
  6. Fico imaginando qual deveria ser o custo de qualquer obra no Brasil nessa época, que até o cimento ainda era importado.

    ResponderExcluir
  7. Salvo engano, o concreto armado só foi usado a partir da década de 20. Algumas edificações usavam estruturas de metal.

    Sobre o VLT, citado mais cedo, a linha 3 será inaugurada ainda em outubro, no dia 26.

    Sobre as opções para 2020 ainda tem outras piores que não foram citadas. Mas nada surpreendente.

    ResponderExcluir