Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

CLINICA DR. MASSILLON SABOIA




Vemos a Clínica Infantil Massillon Sabóia, na Av. Vieira Souto nº 680, em Ipanema, nos anos 30.

No e-mail que acompanha as fotos, o neto do proprietário nos conta: "O Dr. Massillon foi um pioneiro na Pediatria. Sua clínica era também um jardim de infância dirigido por Elen Tretau, alemã de Lubeck.

A casa era de fato na esquina de Henrique Dumont, onde está o edifício Solário.

A piscina era voltada para a esquina. Foi de água salgada e posteriormente doce, vinda do Country Club. Era uma atração para "folgados" que queriam dar um mergulho em água doce após a praia."

Reportagem do "Correio da Manhã" descrevia a Clínica: "No "solarium", lá em cima sob os vidros que captam os raios bemfasejos, envernizados pelo oleo de côco, os corpos das creanças são finos, dourados, preciosos como estatuetas de ceramica ou metal. Quando elles descem a sala grande onde as paredes são claras, o chão alegre em ladrilhos vermelho, começa a hora do rithmo, da cadencia da gymnastica allemã."

O "Correio da Manhã" de 10/04/1932 completava: "No jardim a piscina os espera. Choque de agua fria, exercicio de natação. Lá dentro, parecem gaivotas arrepiadas, gritando felizes, num respingar alegre de agua. Logo depois vem a hora severa dos raios ultra violetas, onde mascarados como chauffeurs de Paul Morand em 1900, os pequenos se deixam penetrar pela luz bemfaseja.

Esta cura de preventivo é tão racional que se admira como só o Dr. Massillon Saboia teve essa idea. O Rio deve ficar-lhe grato de ter creado um Solarium modelo onde todas as creanças deveriam ir buscar a energia, equilibrio e vitalidade para mais tarde conseguirem ser felizes."



5 comentários:

  1. O texto do Correio foi escrito por famoso comentarista do SDR...Gostei do que vi na foto 4.Boa ideia para minha igreja...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. Nunca havia ouvido ou lido nada a respeito desta clínica infantil, mas em medicina tudo muda a cada geração, não sei se este tratamento ainda é adequado aos dias de hoje. Só sei que o meu neto hoje a pediatra da orientações principalmente sobre alimentação, que eu não lembro de ter dado ao meu filho, vida que segue.
    FF. Cheguei de viagem depois de 3 semanas fora do Brasil, ao assistir ao primeiro noticiário, me deu vontade de voltar. A cada dia que passa, mas tenho certeza de que o Brasil jamais será um País digno de respeito pelo resto do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Como são as coisas. Hoje a "hora severa" dos raios ultravioletas é evitada a todo custo, se é que eu entendi a referência.

    Minha mãe, sempre que pode, pega um sol no quintal nos horários mais amenos.

    ResponderExcluir
  4. Posso estar enganado, mas a impressão que tenho hoje é que muitos pais estão dando um jeito de deixar os filhos dormirem tarde da noite e, consequentemente, acordarem com o sol quase a pino, para que toda a família fique a manhã toda na cama, perdendo o melhor horário dos raios solares.

    ResponderExcluir
  5. Viva ele.Sempre ele a nossa maior contratação. O VAR e o maior e mais uma Vitória graças a ele.Os secadores ficam irritados com ele mas ele vai em frente.VAR VAR VAR.

    ResponderExcluir