Total de visualizações de página

domingo, 13 de outubro de 2019

MANEQUINHO


Inicialmente instalado na Cinelândia, onde era alvo de críticas das senhoras cariocas da época, que se escandalizaram por ele estar nu e fazendo xixi, foi removido para o "distante" bairro de Botafogo, onde ficou perto do Mourisco.

Anos mais tarde foi transferido para a frente da sede do Botafogo, na Wenceslau Brás.

Sua ligação com o Botafogo deu-se em 1957, quando foi vestido com a camisa do time, após este ser campeão numa partida sensacional. Neste jogo, Garrincha fez uma grande exibição e o "center-forward" Paulinho Valentim meteu 5 goals no Castilho. O resultado foi 6x2.

Nos anos 80 ou 90 a estátua foi roubada e substituída pela atual.


17 comentários:

  1. Eu me lembro do Manequinho na época em que ficava no Mourisco. A questão do furto recorrente de estátuas no Brasil se deve principalmente à ausência de uma legislação mais severa. Quando furtadores são apanhados dentro de estabelecimentos comerciais e os seguranças "baixam o cacete" no infeliz, isso se deve a um "anseio popular". Noel Rosa e Carlos Drummond de Andrade são exemplos de furtos recorrentes. Quanto a "criticas moralistas e hipócritas" das senhoras, são um ranço da igreja católica.

    ResponderExcluir
  2. O fotógrafo do postal também evitou mostrar a "genitália desnuda" do Manequinho.
    Lembro dele na região do Mourisco.
    Mais uma estátua que passeou pela cidade, inclusive entre um e outro local deve ter passado por algum depósito público.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Linda foto. Se dependesse de mim, não colocava mais nenhuma estátua nas ruas, ou então substituiria por estátuas de pedra, porque infelizmente esse tipo de coisa como o furto ainda acontece. Isso quando não é vandalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wolfgang, concordo com você. Ao invés de monumentos eu colocaria em lugar deles "arvores de concreto" com muitos galhos. Assim não seriam furtados e poderiam ser utilizados como locais para "repouso", lazer, e não teriam nenhum valor pecuniário. Além do mais se ficarem perto da árvores, poderiam ser utilizados como pontos de algum modal de transporte. Sem contar a economia...

      Excluir
  4. Roubar o Manequinho ou qualquer estátua não deixa de ser um espanto..

    ResponderExcluir
  5. Quanto ao roubo do mobiliário e Bronze, na nossa cidade, vale lembrar que o ponto final de tudo é uma fundição, que necessariamente é uma instalação que produz fumaça, ruído e calor. Nada que lembre um "fundo de quintal".
    No casso de tampas de ralo e bueiros, a coisa se complica mais ainda, porque fundir ferro não é algo muito fácil.
    Portanto, se descobrir onde fica(m) esta(s) fundição(ões) é algo que não deve ser muito difícil.
    Se não o fazem é por falta de informação ou então gente grauda envolvida ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belletti, bem antes das "fundições" existem aqueles indivíduos que compram peças de metal, os receptadores, em geral ferros-velhos. Como o Brasil é o maior consumidor de crack do planeta, milhares de crackudos se espalham pelas ruas para furtar metais cujo destino são esses estabelecimentos clandestinos. Em Vila Isabel furtam até portões de casas e de vilas para alimentar esse vicio maldito. A pena para receptação qualificada vai de três a oito anos de reclusão, mas a fiscalização é pífia. Sou de opinião que a pena furto simples deveria ser acrescida de penas corporais. Acredito que para esses crackudos, na verdade zumbis, seria a única linguagem que entenderiam: Chibata no lombo!

      Excluir
  6. Não me lembro se já vi essa estátua sem ser pela TV ou em fotografias.
    Ontem um garoto, de nome Cadu, goleiro, falou uma coisa que a imprensa e a mídia parecem ter uma dificuldade enorme de falar - ou será má vontade? Muitos parecem não ter gostado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Vasco emitiu uma nota oficial:

      "O Club de Regatas Vasco da Gama pede desculpas a todos que, justificadamente, se sentiram ofendidos pela declaração de um de seus atletas ao fim do clássico diante do Flamengo, válido pela Taça Rio sub-17. O Clube não compactua com esse tipo de postura em relação a uma tragédia, sobre a qual o Vasco da Gama, desde o início, se mostrou solidário. O atleta reconhece o erro e lamenta profundamente sua ação".

      Excluir
    2. A dívida do lamentável evento é impagável e não deve ser usada para diferenças do esporte.Uma coisa bem diferente da outra.

      Excluir
    3. Pois é, nota patética de uma diretoria patética. Nota pra ganhar biscoito da mídia. Ao invés de defender o seu atleta preferiu correr pro abraço da imprensa. Não compactua "com esse tipo de postura em relação a uma tragédia"...Quer dizer que a pior coisa relacionada a essa tragédia foi a declaração do goleiro do sub-17 do Vasco? Não houve nada pior? O "presidente" do Vasco preferiu falar aquilo que ele sabe que a imprensa queria ouvir. Foi mais um cordeirinho a serviço da subserviência. Aceitou que se jogasse aos leões um garoto que inclusive tinha amigos entre as vítimas do incêndio apenas por ter falado uma verdade incômoda.

      Excluir
  7. O manequinho foi roubado dias antes da final do Carioca de 1990, disputado entre Vasco x Botafogo. Aquela final que os 2 times deram a volta olímpica. Os alvinegros com uma taça não oficial, e os cruzmaltinos com a "famosa" caravela. Eu estava naquele jogo e lembro bem da confusão daquela final.

    Dias depois do jogo final, o Botafogo foi declarado campeão carioca de 1990. Aliás, bicampeão, pois no ano anterior havia quebrado a maldição de ter ficado 21 anos sem conquistar o campeonato carioca. Venceu o Flamengo por 1x0, gol de Maurício, também num jogo tumultuado, que os rubronegros "choram" ter havido falta do Maurício em Leonardo.

    Se tivesse o VAR nessa época...

    ResponderExcluir
  8. Foto curiosa. Não me lembro do muro à direita da foto. Tapume de obras dos predios? E do lado esquerdo nenhum prédio.Ero de perspectiva? Parece estra muito proximo do Monroe e não vejo o Obelisco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a demolição do Convento da Ajuda em 1911, o terreno foi murado durante muitos anos antes que fosse utilizado por Francisco Serrador. Eu tenho uma foto de baixa altitude onde aparece essa disposição.

      Excluir
  9. Estava nesse jogo em que o center-forward Paulo Valentim fez cinco gols no goal-keeper Castilho. No fim de semana anterior jogaram Vasco e Flamengo no Maracanã, os dois já sem chances de se sagrarem campeões. Um diretor do Fluminense de nome Ailton Machado disse que deveriam fazer promoções de rifas para atrair público. Disse também que a partida não passaria de um amistoso com preços populares. O resultado da brincadeira é que torcedores de Vasco e Flamengo ajudaram a lotar o estádio torcendo pelo Botafogo, eu inclusive. Não foi nada difícil torcer por Garrincha, Didi e Nilton Santos...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!

      Estátuas de crianças (meninos) fazendo xixi são comuns e construídas em diferentes épocas. Não deveriam causar espanto.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Dr. D'.

    A nova versão do Noel foi feita em fibra, material sem valor. Mas não impedirá depredações...

    ResponderExcluir