Total de visualizações de página

sábado, 16 de novembro de 2019

LEMOS & BRENTAR


 
As fotos de hoje são uma homenagem ao aniversariante do dia, o prezado Gustavo Lemos.
A mais antiga, de autoria do Rouen, mostra a fachada da Lemos & Brentar, à época em que ainda era concessionária Volkswagen. Ficava na Rua Jardim Botânico nº 705, telefone 286-1722. Não havia ninguém que passasse por ali e não notasse aquela metade de Fusca pendurado na porta da famosa oficina. Tempos depois penduraram um Puma.
Conta o Gustavo: "Este carro foi pendurado aí em 1959 e ficou até 1968, quando foi substituído pelo Puma. O Fusca foi comprado de uma seguradora e estava com o outro lado completamente destruído.
A Lemos & Brentar começou como uma oficina chamada Auto Super, com três sócios. Meu pai, Aluizio Lemos, em 1957 comprou a parte de dois e formou a sociedade com Albino Brentar. A finalidade era ter uma oficina e depósito de carros para sua locadora de automóveis, que só tinha Fuscas, na época ainda importados.
Aluizio terminou a sociedade na locadora e resolveu explorar a oficina, que era especializada em VW (Fuscas e Kombis). Em 1960 foram nomeados concessionários autorizados VW e assim permaneceram até 66.
Em 68, com o lançamento do Puma com mecânica VW, Jorge Lettry, que era sócio da fábrica e amigo de Aluizio e Albino, ofereceu a representação da marca ainda incipiente e com produção e mercado pequenos. A parceria deu tão certo, que a L&B tornou-se o principal distribuidor da marca após a Comercial MM de São Paulo, que pertencia a dois sócios da fábrica.
O Puma foi colocado na fachada do imóvel à direita da foto em 68 e foi um presente da fábrica.
Mais algumas informações: uma parte da oficina ficava em um galpão ao fundo uma vila na Rua Lopes Quintas. Quando Aluizio e Albino ocuparam os imóveis ao lado do portão da foto acima, passaram o galpão para dois amigos, que montaram uma oficina especializada em Gordini e depois Corcel: Lair de Carvalho e Fernando Feiticeiro.
Com a diminuição das vendas do Puma no início dos anos 80, Aluizio e Albino resolveram trazer para o Jardim Botânico a revenda de motos Honda que tinham na Gávea: a Setemo.
A L&B funcionou até 1986, quando foi vendida para a Auto Modelo, que tinha uma concessionária VW na Lagoa e cujo dono resolveu fazer uma incorporação no terreno, onde antes funcionava uma pedreira."

10 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Parabéns ao ilustre aniversariante. As fotos são famosas. Recentemente tinha (não sei se ainda tem) um "Mini" pendurado na fachada de uma concessionária na Avenida das Américas.

    PS: dois comentários de ontem não apareceram.

    ResponderExcluir
  2. Convenhamos que a imaginação do pessoal era fértil ... Imagine -se a trabalheira para montar algo assim naquele tempo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Parabéns ao mestre Gustavo Lemos, saúde, paz, felicidades e sucesso. O puma que aparece na foto maior parece ser o Puma Chevrolet.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns e saúde ao aniversariante.

    ResponderExcluir
  5. Criatividade e vontade para executar a ideia.
    O Puma foi sonho de consumo de muitos jovens, principalmente nas décadas de 60 e 70.
    Parabéns ao Gustavo, que nesse fim de semana prolongado tem as festividades de aniversário e a atenção ao GP Brasil de F1.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado ao Luiz pela homenagem e a todos.

    ResponderExcluir
  7. Dica de programa neste sábado: Lançamento de livro sobre o Cordão da Bola Preta na atual sede do clube, r. da Relação, nº 3, às 14 hs.
    Parabéns ao comentarista aniversariante. A propósito do tema de hoje, falar de Puma neste blog já deu confusão em postagem passada.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ao xará! Criatividade não falta em Pindorama!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao Gustavo! Muitos anos de vida! Felicidades!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao Gustavo.

    Estava vendo um cálculo de conversões; um Puma hoje equivaleria em preço a um Jeep Compass, ou a um Kia Sportage. Não vale nem a pena comparar os veículos. Apesar de os carros no Brasil ainda serem caros, isso é uma amostra de como engolimos sapos, digo carroças, durante tanto tempo...

    ResponderExcluir