As fotos de hoje são uma
homenagem ao aniversariante do dia, o prezado Gustavo Lemos.
A mais antiga, de autoria do Rouen, mostra a
fachada da Lemos & Brentar, à época em que ainda era concessionária
Volkswagen. Ficava na Rua Jardim Botânico nº 705, telefone 286-1722. Não havia
ninguém que passasse por ali e não notasse aquela metade de Fusca pendurado na
porta da famosa oficina. Tempos depois penduraram um Puma.
Conta o Gustavo:
"Este carro foi pendurado aí em 1959 e ficou até 1968, quando foi
substituído pelo Puma. O Fusca foi comprado de uma seguradora e estava com o
outro lado completamente destruído.
A Lemos & Brentar
começou como uma oficina chamada Auto Super, com três sócios. Meu pai, Aluizio
Lemos, em 1957 comprou a parte de dois e formou a sociedade com Albino Brentar.
A finalidade era ter uma oficina e depósito de carros para sua locadora de
automóveis, que só tinha Fuscas, na época ainda importados.
Aluizio terminou a
sociedade na locadora e resolveu explorar a oficina, que era especializada em
VW (Fuscas e Kombis). Em 1960 foram nomeados concessionários autorizados VW e
assim permaneceram até 66.
Em 68, com o lançamento
do Puma com mecânica VW, Jorge Lettry, que era sócio da fábrica e amigo de
Aluizio e Albino, ofereceu a representação da marca ainda incipiente e com
produção e mercado pequenos. A parceria deu tão certo, que a L&B tornou-se
o principal distribuidor da marca após a Comercial MM de São Paulo, que
pertencia a dois sócios da fábrica.
O Puma foi colocado na
fachada do imóvel à direita da foto em 68 e foi um presente da fábrica.
Mais algumas informações:
uma parte da oficina ficava em um galpão ao fundo uma vila na Rua Lopes
Quintas. Quando Aluizio e Albino ocuparam os imóveis ao lado do portão da foto
acima, passaram o galpão para dois amigos, que montaram uma oficina
especializada em Gordini e depois Corcel: Lair de Carvalho e Fernando
Feiticeiro.
Com a diminuição das
vendas do Puma no início dos anos 80, Aluizio e Albino resolveram trazer para o
Jardim Botânico a revenda de motos Honda que tinham na Gávea: a Setemo.
A L&B funcionou até
1986, quando foi vendida para a Auto Modelo, que tinha uma concessionária VW na
Lagoa e cujo dono resolveu fazer uma incorporação no terreno, onde antes
funcionava uma pedreira."
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Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirParabéns ao ilustre aniversariante. As fotos são famosas. Recentemente tinha (não sei se ainda tem) um "Mini" pendurado na fachada de uma concessionária na Avenida das Américas.
PS: dois comentários de ontem não apareceram.
Convenhamos que a imaginação do pessoal era fértil ... Imagine -se a trabalheira para montar algo assim naquele tempo.
ResponderExcluirBom dia a todos. Parabéns ao mestre Gustavo Lemos, saúde, paz, felicidades e sucesso. O puma que aparece na foto maior parece ser o Puma Chevrolet.
ResponderExcluirParabéns e saúde ao aniversariante.
ResponderExcluirCriatividade e vontade para executar a ideia.
ResponderExcluirO Puma foi sonho de consumo de muitos jovens, principalmente nas décadas de 60 e 70.
Parabéns ao Gustavo, que nesse fim de semana prolongado tem as festividades de aniversário e a atenção ao GP Brasil de F1.
Obrigado ao Luiz pela homenagem e a todos.
ResponderExcluirDica de programa neste sábado: Lançamento de livro sobre o Cordão da Bola Preta na atual sede do clube, r. da Relação, nº 3, às 14 hs.
ResponderExcluirParabéns ao comentarista aniversariante. A propósito do tema de hoje, falar de Puma neste blog já deu confusão em postagem passada.
Parabéns ao xará! Criatividade não falta em Pindorama!
ResponderExcluirParabéns ao Gustavo! Muitos anos de vida! Felicidades!
ResponderExcluirParabéns ao Gustavo.
ResponderExcluirEstava vendo um cálculo de conversões; um Puma hoje equivaleria em preço a um Jeep Compass, ou a um Kia Sportage. Não vale nem a pena comparar os veículos. Apesar de os carros no Brasil ainda serem caros, isso é uma amostra de como engolimos sapos, digo carroças, durante tanto tempo...