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quarta-feira, 13 de novembro de 2019

"MATA-PAULISTA"



 
O “Mata-Paulista” tem uma história interessante, contada pelo Decourt.
“No fim dos anos 40 os túneis Velho e Novo já não davam conta do tráfego que se dirigia para a Zona Sul. Decidiu-se então alargar e duplicar a Av. Princesa Isabel, quadruplicar a capacidade de trânsito do Túnel Novo alargando a primitiva galeria e abrindo uma nova, além de construir um novo túnel, o do Pasmado, que ligasse a orla de Botafogo a Copacabana.
Deu-se início às obras desapropriando um dos lados da Av. Princesa Isabel, diminuindo a Praça Demétrio Ribeiro e abrindo uma nova galeria. A outra seria alargada posteriormente.
A galeria Botafogo-Copacabana foi inaugurada de forma provisória para aliviar o tráfego e para a outra entrar em obras. Quando a galeria Copacabana-Botafogo ficasse pronta a outra seria fechada para sua conclusão, mas as pressões foram tantas que se abriu a Copacabana-Botafogo totalmente pronta, menos os trilhos e manteve-se aberta a Botafogo-Copacabana não terminada e sem o revestimento e com os bondes na contramão.
No final, com os túneis operando em mão única para veículos automotores, o bonde operava em mão dupla e no meio da pista, verdadeiro homicídio para os que não conheciam esse detalhe.
Os cariocas, gaiatos, colocaram o apelido nessa pérola, de “mata paulista”, que aliás continua até hoje, no mesmo túnel, com a inversão das pistas na parte da manhã para aliviar o rush para o Centro.”
E pelos tempos afora muitos outros “mata-paulista” existiram e existem. Lembro dos ônibus elétricos pela Visconde de Pirajá e Ataulfo de Paiva. A mão era dupla só para eles. Havia um agravante: eles eram silenciosos, pois motor elétrico não faz barulho. Atropelamento na certa.
Ainda hoje a inversão de mãos na orla da Zona Sul, para os visitantes é um perigo. Isto sem falar das bicicletas, motocicletas e patinetes de hoje em dia, insistindo em andar na contramão.  Dada a impunidade vigente tragédias acontecem todos os dias.
Podemos ver numa das fotos a Fonte Adriano Ramos Pinto, toda em blocos maciços de mármore, cujo conjunto apresenta um grupo de mulheres, tentando escalar um cume em direção ao amor, representado por Cupido. Inicialmente, desde 1906, ficava na Glória, mas em 1935 foi transferida para a boca dos túneis. Em 1983  deixou de ser fonte, ficando apenas como um monumento.

14 comentários:

  1. Fotos do Arquivo Nacional, acervo do Correio da Manhã.

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  2. Na primeira foto, um Packard 200, 1951 e um taxi Chevrolet Fleetmaster, de 41 a 48. Na segunda, um Dodge Utility, 1951 e na terceira, um Camões.
    Um amigo meu teve um encontro mata-paulista em 71, mas na inversão de mão na pista que dá em Botafogo. Perdeu um ano, ou dois, mas está por aí.

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  3. Pelo relato,grande malabarismo.Mais um espanto no confuso trânsito...

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  4. Bom dia, Dr. D'.

    Hoje são duas aulas... Certas coisas não mudam.

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  5. Nos "subúrbio" foi criada uma solução adequada para evitar os bondes na contramão nos anos 50. Com a reforma da Edgard Romero em 1955, foram criadas faixas exclusivas para os bondes, ficando a via separada da pista de rolamento de carros, ônibus, e lotações. A ideia era tão boa que foi utilizada em 2016 para a circulação do VLT e poderia ter sido empregada no passado em outros locais onde o bonde poderia ter tido uma sobrevida. Quanto à circulação de bondes no Túnel Novo, ela foi suspensa em 03 de Setembro de 1962, ficando o acesso de bondes para Copacabana e Ipanema sendo pelo Túnel Velho até Março de 1963.

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  6. Ficar no estribo também era para os grandes conhecedores do trânsito carioca. Não só em trechos mata-paulista como em todo o Rio.
    Veículos hoje só de traseira. Eu nunca reconheceria um verdadeiro Camões pelos fundos, sem a ajuda de um especialista como o Biscoito ou um busólogo.

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  7. Bom dia,Luiz,pessoal,
    A fonte Ramos Pinto, atualmente bem depredada,originalmente se chamava Fonte da Juventude. As mulheres escalam rochedos em busca de Cupido pois este lhes daria juventude através do Amor. Como os irmãos Ramos Pinto eram produtores do vinho do Porto, procuraram associar este à juventude,doando o monumento, idealizado por Eugene Thivier, à cidade.
    Quando este foi inaugurado, em 1906, pessoas ligadas à Prefeitura sentiram-se ofendidas com a "nudez insinuante"das donzelas, e chegaram a interpelar o escultor Rodolfo Bernardelli, para que este as "vestisse adequadamente".

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  8. Convivi, até 1965, na Ilha do Governador, com meu Morris Oxford e os bondes.... Imagino o que não seria nos dias de hoje!

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  9. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2019/11/voce-deveria-ter-sido-meu-vice-e-nao-esse-mourao-ai-diz-bolsonaro-a-principe.shtml Este é o homem sem ética que provavelmente alguns dos comentaristas tenham votado para Presidente desta nação. Parabéns.

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    1. Consta que vem aí um tal partido da Aliança. Agrada aos saudosistas da Aliança Renovadora Nacional e, pelo nome, cria ilusão nos neo-pentecostais, ao lembrar a Arca da Aliança, facilitando o líder da Universal, que, dizem, vai conseguir entre os fiéis as assinaturas para completar o número de filiados exigidos pelo TSE.
      Como diria o sumido comentarista Eusebius, é o final dos tempos chegando. Mas antes, acrescento, passaremos por uma nova Idade Média, agora sob nova direção, repaginada com dizem atualmente. São outros os fundamentalistas cristãos.

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  10. Acho que nosso síndico foi exigente em excesso. Afinal, na foto 1 vemos um placa enorme avisando do perigo, garantindo que na haveria acidentes...

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    1. Pois é, e eu não tinha visto. Ainda bem que já tenho em mãos a receita para um novo óculos. Amanhã mesmo vou à ótica. "Morô"?

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  11. Tem uma "meia dúzia", que podem ser só quatro ou cinco, estão "esperneando com medo da mudança. Toda mudança assusta,principalmente a quem está acomodado olhando seu próprio "barrigão".

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