Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

COLORIZAÇÕES




 
Marcelo Fradim tem trabalhos excepcionais de colorização de fotos do Rio Antigo.
 
Na primeira foto vemos o Cinema Império, na Praça Floriano 19, no Centro, inaugurado em 1925 e demolido em 1978. Mais adiante vemos o Cinema Cineac Glória, antigo Cinema Glória, situado na Praça Floriano 35/37 (mais tarde 31/39), na Cinelândia. Tinha mais de mil lugares e, em 1941, tomou esta denominação de Cineac Glória.
 
 A segunda foto é da inauguração do Cine Paratodos, localizado na Rua Arquias Cordeiro, n° 350, no Méier. Tinha cerca de 800 lugares.
 
A terceira foto é da Rua do Ouvidor, local tradicional do Centro do Rio e que já teve diversos nomes: Desvio do Mar, Rua de Aleixo Manuel, Rua Marcos da Costa, Rua do Gadelha, Rua do Barbalho, Rua de Salvador Correia, Rua Padre Pedro Homem Albernaz, Rua de Brás Luís, Rua da Santa Cruz, Rua da Quitanda de Pedro da Costa, Rua da Sé Nova, Rua Moreira Cesar. Foi aberta em fins do século XVI, sendo conhecido com o nome de Desvio do Mar desde 1578, pois constituiu uma derivante do "Caminho do Mar", ou seja, daquele que ligava o Morro do Castelo ao de São Bento (conta P. Berger).
 
A última foto nos mostra um "chopp duplo" na Av. Rio Branco.
 
 

15 comentários:

  1. Hoje faltou farinha e levantei mais esperto. De cara, quero elogiar a qualidade das fotos e colorizações de hoje!
    Será que colorizar uma foto noturna apresenta maiores dificuldades Se é assim, o Fradim deve ser um especialista da noite.
    A segunda foto mostra um filme do Fred Astaire & Ginger Roberts, "The Gay Divorcee" (sem acento mesmo), um filme de 1934 que teria um nome diferente...
    Na primeira, passa O Filho dos Deuses, de 1930, mas a curiosidade, para mim, é a fachada do Cineac Glória, acho que onde foi o Pathezinho dos anos 50 (ou seria o Capitólio?) E a perfumaria virou a lojinha de doces.
    A foto da Rua do Ouvidor, se me mostrassem rapidamente, eu diria que era a Gonçalves Dias e ainda diria que o toldo era da Colombo. Como são (ou eram) parecidas. E o chope duplo? Fantástico, devvia estar quase fervendo, naquele trânsito.

    ResponderExcluir
  2. Show de cores.Trabalhos espetaculares.Vou aproveitar para ver este Filho dos Deuses que deve contar com participação de algum dos bonitões lá de Brasilia.A foto da Rua do Ouvidor é a representação dos "outros tempos".....

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    As colorizações dão asas à imaginação dos artistas, com direito a licenças "poéticas" cromáticas.

    FF: amanhã, sexta-feira 13, teremos um novo "Aerofla", desta vez em dia útil. O esquema de trânsito já estaria preparado, com interdições no percurso.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS PARA O MESTRE NICKOLAS NOGUEIRA PELO ANIVERSÁRIO.
    Muita saúde, sucesso e que continue o estupendo trabalho de colorização. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Muito interessantes as fotos. Em especial as que mostram os cinemas da Cinelândia e do Meyer. Na primeira vemos que o Cine Pathé, antes do Capitólio, se chamou Cineac Glória. Uma então prosaica moto com seu sidecar e um veículo da época (Dodge?) cuja traseira inspirou um modelo retrô da Chrysler mais recente, o PT Cruiser. E o cinema Paratodos, popular cinema do Meyer, localizado na mesma calçada do Mascote.

    ResponderExcluir
  6. Vou na mesma linha do Biscoito. Acredito que colorizar uma foto noturna deve ser muito mais difícil.
    Quem está sumido é o Joel. Comentava religiosamente em todas as postagens.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, é um Mopar com certeza. E o PT Cruiser vem daí. Aliás, as SUV são, dimensionalmente, veículos da década de 30. Não dá para entender o sucesso que fazem. Praticamente todas as marcas fabricam uma. Talvez a tecnologia dos anos 30 fosse melhor.
    Eu li uma reportagem de Tom Mc Cahill, um jornalista famoso, baixando o pau nos carros dos anos 50, porque pareciam saboneteiras, eram ruins para entrar e sair e andavam mal na lama. Vai ver o cara estava certo.
    Não tinha visto o side-car.

    ResponderExcluir
  8. Colorizar fotos é uma arte! Como tal, são admitidas algun2s desvios, em nome da qualidade e do aspecto. Faço o comentário, devido aos "jacarés" da Light, que eram cinzas com detalhes em preto, o que dava um aspecto sombrio aos veículos. Parabéns aos nossos artistas, que alegraram um pouco mais a paisagem de Nossa Cidade!

    ResponderExcluir
  9. Em 81 os ingleses depois do jogo disseram que desconheciam o Flamengo e que a disputa era segundo nível. Será que hoje ainda vai rolar este papo ou os tempos sao outros?Estamos tentando compactuar com o VAR internacional.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos. As colorizações estão fantásticas, principalmente as noturnas, muito embora a foto da Av. Central é daquelas que merecem uma moldura. Com o aperfeiçoamento do Photoshop a cada dia a edição de fotos tornam as fotografias uma verdadeira obra de arte. Parabéns ao mestre Nickolas pela data de hoje.

    ResponderExcluir
  11. Fotos noturnas são sempre interessantes, talvez por serem menos comuns.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns ao Nickolas pela data de hoje.

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado e um abraço a todos pela lembrança!

    ResponderExcluir
  14. E no lugar do Paratodos, temos o quê? Um dízimo para que advinhar!

    ResponderExcluir