Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de abril de 2020

IGREJA DE SÃO PEDRO



A Igreja de São Pedro dos Cléricos foi demolida em 1944 para a construção da Avenida Presidente Vargas.
Era uma das mais importantes igrejas da cidade, sendo a maior jóia do Barroco carioca e a única na cidade a externar suas características na sua fachada.
Seu interior foi totalmente decorado por Mestre Valentim, apresentando uma talha em estilo Rococó.
A Igreja de São Pedro, ou Igreja de São Pedro dos Clérigos, ou Igreja do Príncipe dos Apóstolos São Pedro, esquina da Rua São Pedro com a Rua Miguel Couto (antiga dos Ourives), edificada no correr dos anos de 1732 a 1740, pelo bispo D. Fr. Antônio Guadalupe, para firmar a irmandade dos clérigos em casa própria.
Ornado o interior do templo por três altares, no da parte da Epístola colocou o bispo fundador a imagem de S. Gonçalo de Amarante, pretendendo excitar no povo a devoção e culto do santo. (ornamento e padroeiro da sua pátria).
Em 1792, já aparece como Igreja de São Pedro dos Clérigos. Em princípio do século XIX, havia na igreja um coro, onde se recitavam diariamente as horas canônicas ("apud" Cau Barata).
 


17 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Junto com o Monroe uma das demolições mais lamentadas da cidade. Outra coisa em comum foi ter sido em época de ditadora, apesar dos esperneios em relação à denominação em relação a um dos períodos.

    Alguns videos do Arquivo Nacional mostram a demolição da igreja e de outros imóveis para a abertura da avenida.

    ResponderExcluir
  2. Em nome do progresso,lá se foi mais uma....Sexta feira Santa é um dia atípico no geral,com Corona a coisa complica.Nada de nada?Vamos ver.Nos anos 60 programação especial nas emissoras de rádio em particular e cinemas.E tome musicas orquestradas e Vida e/ou Paixão de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Foi criminosa essa demolição, já que não foi levado em consideração seu valor arquitetônico. A quantidade de igrejas era espantosa no passado, e essa "carolice" do brasileiro diminuiu cerca de 80%. Por outro lado o espiritismo era combatido até pela polícia. No livro "O Rio de Janeiro de meu tempo", Luiz Edmundo narra uma "batida policial" em um centro de umbanda no Morro do Castelo. A afluência de fiéis às igrejas era imensa. A quantidade de meninos que "faziam a primeira comunhão" era grande. Hoje em dia a grande maioria deles "nem sabe o que é". A grande maioria das igrejas atualmente fica fechada a maior parte do tempo por questões de economia e de segurança. "Os tempos são outros". FF: em tempo de "Pandemia", a vida cotidiana "vai se ajeitando". Descobri um restaurante que funciona para almoço "dentro de minha área de jurisdição" e que é de boa qualidade. Não tem aglomeração e funciona "no sapatinho"...

    ResponderExcluir
  4. Já disseram uma vez que imagens, altar, objetos sacros em geral e a mobília podem estar espalhados por outras igrejas e capelas da arquidiocese do Rio.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Eu nunca vi nenhuma foto do interior da igreja São Pedro dos Clérigos, gostaria muito de ver os detalhes das obras de Mestre Valentin. Um detalhe a acrescentar sobre esta igreja, além de ser a única em estilo barroco no Rio, era juntamente com a Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto que tinham fachadas circulares.

    ResponderExcluir
  6. O absurdo é demolir um imóvel de imenso valor histórico, arquitetônico, etc, para abrir uma avenida horrorosa, cortada por um valão fétido. E o terreno baldio vizinho no lado par, em frente ao prédio da ECT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "valão fétido" já existia antes da avenida e não chegava até onde estava a igreja.

      Excluir
  7. Quantas jóias arquitetônicas perderam-se nas ruas, ruelas e becos devastados pelas obras da Presidente Vargas. Mas admito ter sido uma obra importante para a fluidez do trânsito no Centro da cidade. É aquela famosa frase do cobertor curto.

    ResponderExcluir
  8. Completando: em matéria de feiúra, a Pres. Vargas compete com a seguinte, Francisco Bicalho

    ResponderExcluir
  9. Enquanto isto Nova York abre “valas comuns” no Bronx para enterrar as vítimas da “gripezinha”.

    ResponderExcluir
  10. A abertura da avenida Presidente Vargas foi necessaria por muitos motivos. A cidade era suja e suas ruas centrais não comportariam transito de uma cidade moderna. A sujeira e a falta de educação da população tornaram seus canais e rios um foco de doenças. Não me envolvo em discussões políticas, mas a obra de Getulio Vargas é magnífica.

    ResponderExcluir
  11. Soube uma vez que havia a ideia de arrastar essa igreja sobre blocos de gelo, tirando-a do caminho da avenida. Mas Gegê não quis esperar muito e mandou descer as marretas.

    Gripezinha chegou agora à marca de 100.000 que foram à óbito.

    ResponderExcluir
  12. Para que não pensem que estou com o codinome Neide venho corroborar o comentário supra e ratificar minha posição contra o atraso e o descaso com higiene e doenças infecto contagiosas.Muito sensato o comentário e a implantação da Getúlio Vargas foi um marco de desenvolvimento na nossa cidade.Que chorem sempre as viúvas de antanho e os pregadores das coisas retrógradas pois eu continuo sendo Do Contra.

    ResponderExcluir
  13. Continuo a não acreditar em estatísticas manipuladas e "superdimensionadas". É certo que todos precisam se cuidar, mas a situação não é como querem fazer parecer. Ninguém mais morreu devido a disparos de arma de fogo, atropelamento, overdose de drogas, etc. Parece que a não ser pela "pandemia", no Brasil ninguém mais morre.### De acordo com o comentário de 14:52, o Prefeito da cidade por ocasião da construção da Presidente Vargas era H.Dodsworth e Getúlio nada teve a ver diretamente com a demolição das igrejas, mas a verdade é que o centro da cidade tinha igrejas demais e não tiveram o cuidado de preserva-la. As igrejas que existem na região ficam fechadas por falta de fiéis. As igrejas pentecostais existem em número muito maior, estão sempre cheias, e dão muito mais lucro.

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde! Vai vendo. Uma Igreja que poderia ser "desmonta" e reconstruída em outro local foi demolida. Já ouvi falar que aconteceram negociações para que tal acontecesse. Só por curiosidade,gostaria de saber. No bairro do Encantado existe uma igreja,que por coincidência também é dedicada a São Pedro. A mesma está em ruínas,ameaçando desabar. Está assim há anos e por verdadeiro milagre ainda está de pé. Acredito,por estar rodeada de casas e na beira de uma via que tem algum movimento,se vier abaixo,... sei lá o que pode acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1.    Mauro, há uma construção nova da igreja doutro lado da rua. A antiga não sei se ainda é propriedade da ICAR. Não tem nenhum valor histórico e tomara que não receba nenhum dinheiro público. Eles já lucram demais. Acho que dá para cuidar de seus estabelecimentos.

      Excluir
    2. Pelo que pude entender existe interesse em manter as ruínas em pé.

      Excluir