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terça-feira, 7 de abril de 2020

METRÔ




 
A primeira tentativa de se estabelecer o metrô no Rio de Janeiro foi a do engenheiro Alvaro José de Oliveira que, em abril de 1911, requereu junto ao Conselho Municipal e ao Ministério de Viação e Obras Públicas, a autorização para construir uma linha férrea subterrânea por onde trafegariam locomotivas elétricas, ligando a Avenida Central (Av. Rio Branco) a Cascadura, com pontos de parada em todas as estações dos subúrbios da Central do Brasil. O projeto foi rejeitado no Conselho e também pelo Clube de Engenharia.
A Light, anos depois, propôs a construção de linha subterrânea de Botafogo até a Tijuca, denominada "transporte rápido", apresentada ao Prefeito Prado Junior, incluindo o projeto do "mergulho" dos bondes no Centro, visando ao descongestionamento daquela área.
Em 1947 houve estudo para tráfego mútuo do metrô com trens suburbanos da Central, mas foi vetado por Mendes de Morais.
Em 1968 o Senado autorizou o Governador Negrão de Lima a contrair empréstimo de 10 milhões de marcos na Alemanha para a construção do metrô carioca.
Em 1969 foram iniciadas as obras da primeira linha do metrô, inaugurada em 05/03/1979, no trecho entre a Praça Onze e a Glória, oferecendo cinco estações ao público, na Linha 1. (segundo Reis e Mendonça).
Resumindo: considerando que Buenos Aires teve sua primeira linha de metrô instalada em 1913, o Rio de Janeiro sempre esteve muito atrás neste quesito. E hoje temos praticamente uma “tripa” que só atende parcialmente às necessidades.

Pelas fotos podemos ver o que foi planejado e o que foi realizado no Rio. Os italianos têm um ditado “Dal dire al fare c'è di mezzo il mare”.


26 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Postei há algum tempo alguns desenhos da Revista de Engenharia do DF da década de 30 mostrando a "futura" estação Carioca. Outra postagem mostrou o projeto aproveitando o traçado da EFCB e emendando a partir da Central indo para a zona sul.

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  2. O Metrô de Londres remonta a 1863 e é talvez o mais antigo que se tem notícia. O trajeto do Metrô do Rio atendeu a "critérios políticos" e sempre teve como inimigos ocultos, indivíduos
    na política federal e na ALEG, mais tarde Alerj, devidamente remunerados por interesses das empresas de ônibus. O governador Marcello "Álcool" Alencar declarou em 1998 ao inaugurar estação Pavuna da linha 2 do Metrô que aquela tinha sido a "mais longa viagem para ele": Vinte anos.

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  3. Bom dia a todos. Falar do Metrô do Rio, é igual a contar piada em botequim, é só para dar risada. O Metro do Rio é o único que eu conheço no mundo, que além de ser de uma tripa ou rabiola, ainda tem sinal de trânsito. Eu moro na Tijuca, se quero ir para Ipanema, Leblon ou Barra, o metrô circula toda a cidade e a zona sul para que eu chegue lá, em qualquer lugar do mundo haveria uma linha cruzando da Tijuca, direto na Lagoa indo até a Gávea, onde haveria uma estação de integração com o Leblon, conforme ocorre nas redes de metro do resto do mundo.

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    1. Faltou completar se desejo ir para a zona norte, tenho que sair da Tijuca na zona norte, ir até a Central, no Centro da Cidade, trocar o sentido de direção e voltar para a zona norte.
      PS Agora conta aquela piada do patrício, que chegou no Cais do Porto.

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  4. A Linha 2 tem uma história cheia de percalços e que tem inicio na década de 50. Nessa época a E.F.Rio D'Ouro tinha uma função social e a combalida ferrovia estava bastante sucateada. Com a proximidade da mudança da capital federal para Brasília,o governo destinou um aporte financeiro para o governador do futuro Estado da Guanabara utilizar na remodelação do material rolante e da via permante. Pois bem, Lacerda não só não utilizou o dinheiro como tratou de erradicar tudo que rodasse sobre trilhos. No final de 1963 a Leopoldina "alugou" o leito da Rio D'Ouro para seus trens com destino à Minas Gerais o utilizassem até Pavuna para daí tomarem o leito da Linha Auxiliar até Três Rios.Isso se deveu à erradicação do ramal da serra de Petrópolis que aconteceria em 1964. Em 1968 com a conclusão do Ramal de Ambai, o trecho até Pavuna foi desativado, permanecendo apenas os ramais acima de Belford Roxo, que seriam erradicados em 1969 e 1970. Com isso o leito da "futura Linha 2" ficou abandonado até o final dos anos 70 quando começou a ser construído o "Pré Metro", inaugurado parcialmente em 1981 e que não passava de um bonde moderno e não atendia às especificações para ser um verdadeiro Metro, pois possuía rede aérea e passagens de nível, itens inadmissíveis para um transporte de massas. Foi desativado em 1986 e somente no governo Marcello Alencar esses itens foram corrigidos, as passagens de nível foram eliminadas, a rede de alimentação passou a ser no "res do chão, e foram adquiridos trens de alta capacidade.

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  5. Demorou,demorou e até hoje não atendeu o necessário.Aqui em Vix um candidato do PT que foi eleito,prometeu o Metro de Superfície...Ficou na promessa....

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    1. Quando aconteceu a inauguração do trem "Cacique",eu fui até Vitória para assistir, e depois embarcar com destino ao Rio. Durante a cerimonia, um cidadão falava para quem quisesse ouvir: ( Essa festa está bonita,mas essa "M...." vai atrapalhar os ônibus do meu Patrão).

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  6. Há poucos anos planejaram chegar até Itaboraí, provavelmente para atender o pólo petroquímico que estava sendo construído naquele município.

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    1. A linha 3 do Metrô aproveitaria o leito da E.F. Leopoldina cujos trilhos chegavam ao Espírito Santo. Quadrilhas de "narco-políticos", em especial da região de São Gonçalo, Maricá, e Itaboraí, associadas às empresas de ônibus tornaram aquela região extremamente carente de tudo e a mais perigosa do Rio, apesar de São Gonçalo ser o segundo maior colégio eleitoral do Rio. Em 2014, o "mega criminoso" Luiz Fernando Pezão prometeu duas linhas de BRT para a região, mas mesmo que tivessem sido implementadas seriam apenas uma "gota no oceano" da necessidade de transporte. No inicio dos anos 60 Niterói e são Gonçalo tinham uma vasta rede de bondes, trens, e ônibus elétricos. A linha de bondes para Alcântara era a mais longa e tinha 21 KM. As fábricas e depósitos de mercadorias em São Gonçalo eram prósperas e deviam sua prosperidade ao farto sistema de transportes. E olhem que não havia ainda a Ponte Rio-Niterói. A falta de transportes de qualidade, principalmente ferroviário, é e será sempre um fator determinante do atraso de qualquer região.

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  7. Como se podia ver em 1990, a linha 3 do Metrô seria exatamente como trajeto do BRT em direção ao Galeão. Ônibus insuficientes e mal conservados, via pavimentada com asfalto de péssima qualidade, um projeto de estações onde o calote é a regra, e viagens que parecem com a do "trem dos horrores", onde o risco de levar um tiro é alto devido à quantidade de currais narco-eleitorais e territórios dominados pela "Melícia" pelos quais o BRT precisa passar, é o preço de uma colonização criminosa, onde a "importação" da mão de obra alienígena cobra até hoje seus dividendos. Quando aqui se comenta que o problema do Brasil é "genético" as postagens são duramente criticadas ou até "não são publicadas", mas não se pode fugir da verdade dos fatos, e contra fatos não há argumentos. O mote de qualquer político aqui é corromper e roubar no mais amplo sentido. Ainda sou da opinião que "a ignorância é a mais lúgubre das enxovias".

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    1. A linha a qual me refiro no post acima é a linha 6. Erro de postagem.

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  8. Metrô até Belford Roxo, com rabicho para Caxias. Outro, Niterói-Itaborai. Outro, Coelho Neto-Ilha, passando pela nova rodoviária no Trevo das Margaridas. Outro, Jardim Oceânico-Taquara.

    ******

    FF - Estamos desgovernados! "Contra fatos não há argumentos"

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    1. Vejo que não conhece a malha ferroviária do RJ. No passado a Rio D'Ouro compartilhava o leito com a Linha Auxiliar entre Pavuna e B.Roxo. Hoje em dia basta fazer a baldeação na Pavuna.### Gostaria de ver como seria o cenário político caso outros candidatos ganhassem em 2018. Se fosse Meireles a taxa de Juros seria de 50% ao mês, se fosse Boulos a viadagem estaria pelas ruas e traficantes ocupariam postos no governo implantando bocas de fumo nas escolas da mesma forma que Haddad. Ciro Gomes traria as Milícias Chavistas para substituir o Exército. "Tá bom procês?"

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    2. A diferença entre o "se" e a realidade é abissal. O ministério do Bolsonaro, salvo "exceção" é formado por pessoas desqualificadas, despreparadas, sem experiência, sem programa de governo, sem projetos. Para ser ministro do Bolsonaro basta ser evangélico. Bons tempos quando os valores das pessoas eram medidos pelas suas qualidades e não pela sua religião. Se o Bolsonaro gastasse metade do tempo que ele perde brigando com a imprensa, para administrar o país, talvez estivéssemos melhor.

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  9. Enquanto isso, os antigos trens do pré metrô estão jogados na Av Presidente Vargas, próximo a Cidade nova, apodrecendo aos poucos. Bem que poderiam ser utilizados em uma linha ligando São Gonçalo a Niteroi ou trafegando internamente na Ilha do Governador. Dinheiro nosso sendo jogado fora por incapacidade do Poder público

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  10. A gripezinha nas últimas 24 horas:
    Nova York 761 mortes.
    Reino Unido recorde diário.
    Espanha “repunte” (aumentou de novo o número de mortes). Proibida toda mobilidade.
    Itália sem informações.
    Wuzan sem mortos pela primeira vez.
    Brasil subnotificação pelo número restrito de testes.
    Israel bloqueio total. Proibido viajar.
    Russia confinamento amplo.
    França libera saída para exercícios antes das 9h e depois das 19h.

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    1. Na Itália houve redução no número de novos casos por dia, mas por outro lado em Milão falam que triplicou o número de mortos.
      Os ingleses fazem todo tipo de aposta, será que arriscaram alguma coisa na saúde do primeiro-ministro deles?

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  11. Fico aqui a pensar sobre a imaginação de alguns bolsonaristas: Chi ji Ping reuniu-se com Donald Trump, e com os primeiros ministro do Japão, Itália, Canadá, Espanha, mais a Ângela Merkel, o Emmanuel Macron e Boris Johnson e falou: "meus amigos, chamei vocês aqui porque eu tenho um plano, vamos fazer um vilus pla fudê o Boçonalo, esse capitão é muito fudelossão"...😆

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  12.   Alguém aqui conhece alguém que tenha morrido de coronavirus atestado na certidão de óbito, fora o LuizD'/Anônimo?

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    1. Anonymous, é igual a trompetista. Todo mundo sabe que há pessoas que tocam trompete, mas ninguém conhece um sequer, seja amigo, parente, desconhecido... Brincadeira, quem tem pessoas próximas na área da saúde, principalmente pública, ouvirá o relato de casos e mortes ocorridas.

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    2. Daniel Azulay, a mãe do Pep Guardiola e vários outros relatados pela imprensa, não pelo zapzap...

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    3. Augusto, muitos estão infectados com esse e mais uma miríade de vírus, mas basta morrer por outras causas que a imprensa noticia que foi por coronavirus.

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    4.   Wagner, o pessoal da "saúde" é o mais interessado nesse sensacionalismo.

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    5. A censura tem várias facetas. Uma delas é atrasar posts mais polêmicos para publicar no dia seguinte quando quase ninguém lê.

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  13. Teoria da Conspiração7 de abril de 2020 às 19:28

    Volta e meia sou bem lembrada.Vamos rememorar que estive no 11 de Setembro,junto aos extraterrestres e em mortes misteriosas.Não posso ficar fora do Covid 19.Já fui citada aqui neste espaço mais de uma vez e espero voltar sempre.Elvis não morreu.

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  14. Brasil na vanguarda do atraso. Além do gosto por jogar fora o de melhor para a cidade...

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