Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de julho de 2020

MISSES - DÉCADA DE 1920






Há tempos recebi do Francisco Patricio esta foto (a principal e os detalhes) do acervo do A. Silva, com o seguinte texto:

“Vae animada a festa das “misses”. Ambiente de uma feira de alegria, com flores e perfume. Tudo vaidades. A multidão comprimindo-se, decompondo-se aos empurrões, quer ver. Quer ver as “misses”.  Fala a voz do sangue, o bairrismo. A torcida é selvagem e brutal, como no “football”. Em vez de “goals”, “girls”.

Tanta coisa grave se tem passado e se está passando no paiz sem lograr preoccupar do mesmo modo a alma nacional. O perigo da febre amarella, por exemplo. Invertemos, por índole, as coisas. E nestas coisas nosso enthusiasmo se desperdiça, em regra, com o supérfluo.

O concurso de “misses” nos interessa mais que o próprio Brasil. Seria preferível que o Brasil torcesse mais por si do que pela “miss” que vai ganhar o concurso.”

Dando uma pesquisada nos jornais dos anos 20 do século passado encontrei as informações abaixo nos jornais do final daquela década:

“O Cruzeiro” oferece aos seus inúmeros leitores um exemplar interessante, com muitas paginas consagradas ás “misses” estaduais e ás dos nossos bairros. A constellação de bellezas que ahi apparecem, nitidamente estampadas, dão à revista uma graça e um interesse invulgares.

Por ocasião do concurso de “Miss Brasil” de 1929 encontrei a notícia de que, em meio a inúmeras homenagens, o Club dos Bandeirantes ofereceu uma festa às “Misses” com baile de alto luxo em honra das gentis concorrentes ao certamen da belleza internacional, em Galveston.

Foram saudadas assim naquela ocasião:

“Senhoritas – As excepcionaes demonstrações de sympathia que, em toda a parte vos têm sido feitas, embaixatrizes da graça, da formosura e da elegância, permitti que se associe o Club dos Bandeirantes, nesta noite radiosa em que, cheio de galas e no meio das flores, vos acolhe sob o seu tecto, prestando-vos verdadeiramente desvanecido, as homenagens de que sois merecedoras.

Notae a significação e a grandiosidade desta parada de belleza, festa ainda não registrada nos annaes da vida social e mundana de nosso paiz, em que, pela primeira vez, na capital da Republica se reúnem, nesse conjunto maravilhoso que nos ofusca a vista e a todos nos deslumbra, 21 figuras encantadoras de mulher, representando o que em cada uma das unidade da nossa grande federação, existe de mais altamente expressivo do que é do que vale a brasileira.

A mulher brasileira... Com que orgulho não podemos bater no nosso peito, envaidecidos com a sorte, que tão bem, nesse capitulo dos dotes pessoaes do bello sexo, soube aquinhoar o Brasil. Nem é preciso ter, para o provar, aquelle audacioso desassombro de Hyperides, quando avançava sobre Phrinéa, despedaçava-lhe a tunica,arrebentava-lhe o véo e a expunha, encarnação alucinante da perfeição humana, deante do aeropago atônito e surpreso (...).

PS: foi eleita Miss Brasil a Srta. Olga Bergamini.




17 comentários:

  1. A final do concurso foi nas dependências do Fluminense.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Vou acompanhar os comentários. Hoje o FFC faz 118 anos de fundação. E o Galvão, rubro-negro, 70 anos...

    Junto com os concursos de misses veio o fenômeno da "mãe de miss".

    ResponderExcluir
  3. Textos primorosos para os eventos..Concurso de Misses foi mais um evento que ficou na saudade com a modernidade e mudança de comportamento.Recentemente lembramos do evento em função da Maerata Rocha,talvez a maior marca do concurso.Enfim...
    Mãe de Miss era considerada um espanto!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Lembro quando ainda era criança lá no início dos anos 60, lá em casa todos assistindo na TV ainda em preto e branco, o concurso de Miss Brasil. Depois as manchetes nos jornais e revistas da ganhadora do concurso. Faziam 3 desfiles, um de traje típico do seu estado, um de traje de gala e finalmente o de maiô Catalina. Bons tempos de um País bem mais tradicional, com maior respeito e simplicidade.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, a nossa Miss eterna, Marta Rocha, faleceu recentemente. Um perda enorme pois ela representava o modelo clássico de beleza. Olhos azuis, duas polegadas a mais( isso tem importância?) e um ar de Princesa de Mônaco. Agora, nesse desfile ai acima, esse monte de homens com S-105 acetinados era necessário? Foto 1 e 2 em destaque na primeira fila talvez fosse a mais bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1968 a também baiana Martha Vasconcellos foi eleita Miss Universo.

      Excluir
  6. Lá em casa também era assim. Como minha família era grande, os adultos se sentavam em cadeiras e eu e meu irmão, ainda crianças, nos sentávamos no chão diante da TV, uma Philips de 17 polegadas. Um espanto. E não é que eu, com 10 anos, me apaixonei pela Terezinha Morango, miss Brasil de 1957 e segunda colocada no miss Universo?

    ResponderExcluir
  7. FF: Algo que me chama a atenção é o fato de que a reforma ortográfica de 1943 adaptou a escrita á fala, eliminando letras que não eram pronunciadas, como por exemplo ao mudar "assumpto" para "assunto", que era a pronúncia adotada. Houve outras alterações, muito justificáveis. Já as reformas seguintes se destinaram a facilitar a vida dos incultos, como por exemplo ao tirar os acentos diferenciais e o trema.

    Trema é usado em muitos idiomas, como francês, alemão, turco, finlandês, grego, sueco.

    O inglês não reformou sua ortografia, de forma que se escreve de um jeito e se pronuncia de outro. A escrita permanece a antiga, mas a fala é a moderna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No governo Dilma foi aprovado um P.L cuja nome era "Por uma vida Melhor". Nele era proposto para que se transformasse em "norma culta" o "favelês", e "paraibês" que se fala nas favelas e comunidades. Seriam aceitos como corretos os erros de concordância do tipo "nos vai", "a gente fomos", ou "pra nóis fazê". A ideia era "facilitar" o já tosco e desprezível linguajar falado e não sobrecarregar com "detalhes e normas ortográficas" as já deficientes mentes nascidas em comunidades. Seria o mais hediondo crime perpetrado contra a língua portuguesa e contra a educação. Se atualmente a alienação e a moralidade nas gerações mais jovens são desprezíveis, imaginem se essa aberração tivesse sido implantada. E ainda há pessoas que defendem a ideologia criminosa que destruiu a educação formal brasileira. "É nóis"!

      Excluir
    2. Os povos hispânicos dizem que o espanhol é a única língua que fala-se como se escreve; ainda não pesquisei pra confirmar até que ponto isso é verdade...

      A baiana Marta Rocha era, realmente, um espanto de mulher.

      Excluir
    3. Parece ser verdade. Mas também são muito iguais a escrita e a fala no letão, lituano, estoniano e finlandês. A meu ver, das que eu conheço um pouco através de letras de música, as que apresentam mais diferença são o húngaro e o irlandês. O tcheco também é difícil de acompanhar ouvindo e lendo a letra.

      Excluir
    4. Quanto ao PL da Dilmentira, citado pelo Joel, eu tinha um colega (petista, é claro) que pensava igual a ela. Merda na cabeça, é claro.

      Excluir
    5. Não sou falante de espanhol nem conheço a origem da letra "J", mas não me parece que o som de "R" que essa letra tem no espanhol seja o fonema correto do "J".

      Excluir
    6. Conheci um professor que ao contrário,Não conseguia articular o erre,trocando-o por jota,assim um aluno chamado Romeu Rocha,virava Jomeu Jocha,aí a gente imaginava ele falando o rato roeu a roupa...

      Excluir
  8. Dia de concurso de Miss Brasil, era dia de todos os brasileiros ficarem grudados na telinha da TV. Ninguém perdia.

    ResponderExcluir
  9. Totalmente fora de foco: vale a pena ver a entrevista do Delfim Neto, no Bial.
    Impressionante a lucidez desse homem aos 92 anos de idade; foram cirúrgicas e acertadas as suas análises.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delfim Neto foi um dos "homens fortes" do regime militar em seu período "mais profícuo", principalmente nos governos Costa e Silva e Médici. Economista competente, "supõe- se" que seja bicha...

      Excluir