Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de julho de 2020

PEDREIRAS 12






Hoje vemos a primeira das duas postagens sobre a Pedreira da Lagoa que ficava na Av. Epitácio Pessoa no trecho entre o Corte do Cantagalo e a Favela da Catacumba.

Inicialmente vemos duas fotos de Malta, de 1920 e 1921, mostrando a construção da Av. Epitácio Pessoa (antigos Caminho do Caniço, Avenida Ipanema e Avenida Rodrigo de Freitas).

A foto do alto do Morro do Cantagalo é do Rock-rj, antigo comentarista do SDR.

As outras fotos são das décadas de 50 e 60 quando a pedreira, entre o Corte do Cantagalo e a Favela da Catacumba, funcionava a pleno vapor. Nesta época o tráfego era interrompido todos os dias, por dez minutos, às 10h e 16h, para explosões de dinamite.

Na ocasião das fotos dos anos 50 e início dos anos 60 o endereço da pedreira era Av. Epitácio Pessoa nº 1036 (em meados dos anos 60 houve a mudança da numeração desta avenida).

Amanhã veremos fotos da década de 70 em diante, com a mudança do aspecto desta região com a duplicação da Av. Epitácio Pessoa e a construção do viaduto Augusto Frederico Schmidt em frente ao Corte do Cantagalo.

PS: Segundo Pamplona & Mota, em “Vestígios da paisagem carioca”, os trabalhadores das pedreiras eram:

“Cavouqueiro ou Marroeiro” - responsável pela retirada de minério a marretadas.
“Lascador de fogo” – abria minas com explosivos.
“Pedreiro” - se dedicava à edificação.
“Macaqueiro” - fabricava “macacos”, nome dado aos paralelepípedos.
“Canteiro” - produzia pisos e ornamentações de cantaria.
“Feitor” – gerenciava as tarefas.

22 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    O gerente chegou a presenciar essas detonações?

    Ficarei acompanhando os comentários e voltarei mais tarde.

    FF: o ex-secretário de saúde do estado foi preso há pouco no apartamento em Botafogo.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: o ex-secretário foi preso em Itaipava. Em Botafogo foram feitas busca e apreensão de documentos.

    ResponderExcluir
  3. Não é sem razão que a Lagoa ficou descaracterizada, já que a quantidade rocha extraída é enorme. Tendo em vista um comentário feito ontem, nota-se que a Lagoa não é um bairro e sim partes de Ipanema, Leblon, Copacabana, Humaitá, Gávea, e Jardim Botânico. De acordo com a ótica do comentarista, seria o "complexo do Lagoão", tal como o "complexo de Curicica"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o "complexo do Engenho Novo" que abrange o Grajaú do governador...

      Excluir
  4. Bom dia a todos. Nunca havia ouvido falar destas profissões. Pela cor da pedra, o granito desta Pedreira é muito bonito. As fotos mais uma vez são espetaculares. Passo mais tarde para ler os comentários.

    ResponderExcluir
  5. Na penúltima e na última foto, aparece a casa em estilo normando que está lá até hoje, tendo virado um colégio ou escola.

    ResponderExcluir
  6. ATENÇÃO: Isabelle Morais publicou o seguinte comentário: "Não conhecia esse blog e estou amando. Que conteúdo legal, sério! Seria muito bom se a gente pudesse contar com alguém que nos representasse, não é? Pós quarentena só consigo pensar em fazer a minha parte, ir nas urnas e votar em alguém que de fato represente a população carioca, estamos vivendo tempos difíceis e por isso precisamos mudar. Uma cara nova na política que aja de maneira certa e justa."
    Em seguida coloca um "link" para mensagem de uma pré-candidata à Prefeitura. Como este blog não se destina a isto a íntegra do comentário não foi publicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não vou votar em ninguém nessas próximas eleições. Mas diante de um horizonte politico negro, posso adiantar que "JAMAIS VOTARIA" em Martha Mesquita da Rocha e Benedita "chapéu mangueira" da Silva.

      Excluir
    2. Ela está "amando" esse blog e todos os outros para os quais ela enviou esse spam. Acho, ou melhor tenho certeza que é propaganda eleitoral antecipada e (aí sim, acho) que é proibida. E então Sr. Gerente, vamos denunciá-la ou vamos avisá-la que podemos denunciá-la. Quer saber de uma coisa: deixa pra lá! Devem existir centenas de candidatos enviando mensagens para centenas de blogs e redes sociais e ninguém toma providência. É só mais uma.

      Excluir
  7. As fotos continuam dando show e vamos aprendendo.Em relação a denominação de atividades profissionais,lembro que desde garoto cismava com o cavouqueiro e como vi alguns trabalhando só pensava no risco que corriam especialmente em relacao a traumas nas mãos...
    FF: será que domingo vamos ter que ver uma transmissão como a da Flu TV?Som desligado e rádio Tupi...
    Coisa de amadores e divulgação do Clube,assim como o Fla TV.Penso que a MP da liberação do mandante -deveria constar que a transmissão seja feita por empresa independente.O que se viu, foi um grande espanto!!!!

    ResponderExcluir
  8. E assim nós vamos conhecendo pedreiras atualmente desativadas do Rio, onde não imaginávamos que existiam.
    A "cicatriz" dessa pedreira é do tipo "quase uma concha acústica", como muitas. Tem outro tipo onde só tiram lascas das grandes rochas.

    ResponderExcluir
  9. O comentarista Biscoito até tirou férias nessa série, mas hoje tem um desafio sobre uma quase impossível identificação na 1ª. foto (acho que teria que ser uma lista de possibilidades). E aparentemente dos tempos com volante do lado direito.
    E choffeur de prontidão.

    ResponderExcluir
  10. Sobre eleição, candidato gente boa existe para qualquer cargo, mas quase sempre são inocentes úteis em muitos partidos.
    Uma conhecida da família é pré-candidata a vereadora, ótima pessoa, de ajudar no bairro e em instituição católica para pobres, mas nada disso me abala se ela for filiada a um partido da minha lista de rejeitados (ainda nem procurei saber qual é o dela).
    Para piorar sabemos que mulheres estão sendo indicadas só para cumprir legislação e, pior, para uso indevido da verba de campanha, com ou sem conhecimento das candidatas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Roberto, para que votar? Toda eleição sai um brasileiro e entra outro. O problema é de DNA, a quase 50 anos voto e nunca houve melhora, só vi piorar a situação, tanto do povo, quanto da nação.

      Excluir
    2. Os espíritos que encarnaram no Brasil nos Séculos XIX e até o terceiro quarto XX tinham um adiantamento espiritual bem mais elevado do que os que vieram em seguida. Atualmente vemos pessoas com aparências toscas, cérebros corrompidos, e gostos adequados às suas necessidades. Um cruzamento genético entre zumbis do The Walkin dead e Bosquímanos da Oceania não poderia ser mais preciso. Mais uma passei durante a noite pelas Avenidas Rio Branco e Presidente Vargas e pude contar várias centenas de moradores de rua dormindo pelas calçadas. A que ponto chegou a afasia moral e intelectual da maioria da população que convive "alegre a pacificamente" com a miséria "contraposta acintosamente" com a farra milionária e o Fausto das "narco-cortes" e e dos narco-politicos brasileiros. É impressionante pusilanimidade e a indiferença diante dessa aviltante condição. Até Maria Antonieta se sentiria constrangida com a situação mas e o povo, será que está preocupado? Acho que não, pois suas mentes raquíticas estão voltadas para o "Fra-Fru" do final de semana e com o tanto de pó que conseguirão cheirar...FF: o engenheiro civil que junto com sua esposa ofenderam o fiscal da Prefeitura do Rio durante uma fiscalização serão processados criminalmente por "Desacato". Curiosamente ele estava "vivendo à custa do "auxílio emergencial" e ela acabou sendo demitida em razão de seu ato. "Isto é o Brasil".

      Excluir
    3. Joel,estou curioso.Este capitão da PM que se apresentou as autoridades joga em que lado?O Queiroz vai para Atibaia? E a madame já se apresentou? Vc é bem informado e pode opinar,por favor?

      Excluir
    4. O capitão é miliciano, Queiroz está em prisão domiciliar, e a "madame" vai se apresentar. Detalhe: nenhum crime foi imputado à ela. Só teve a prisão decretada por ser esposa de Queiroz.### O MP encontrou na casa do secretario de saúde preso Edmar Santos a bagatela de cinco milhões de Reais. O apartamento dele na Dezanove de Fevereiro é "um luxo".

      Excluir
    5. Não vejo saída para nossa nação a não ser mais transparência e eleições pra mais cargos, fim de cargos comissionados no estado e um esforço real contra a corrupção,no sentidos de todos, pois o que vemos e que quando os outros fazer é absurdo quando alguém próximo faz sempre tem uma desculpa. No futuro o Rio terá três tipos de moradores, milicianos, traficantes e funcionários públicos. Mais nada sobrará ...

      Excluir
  11. Fotos 3/4/5 conheço de perto. Hoje só não aparece a pedreira graça ao paredão de prédios construidos junto a mesma. Aliás os prédios na orla norte da Lagoa é uma pedreira só. Loucura o que faziam. Agora Pastor, vai abrir uma pedreira agora em qualquer encosta da Zona sul do Rio? Xilindró com certeza.

    ResponderExcluir
  12. FF: morreu agora de tarde o ex-deputado Alfredo Sirkis em um grave acidente no Arco Metropolitano.

    ResponderExcluir