Total de visualizações de página

domingo, 5 de julho de 2020

PEDREIRAS 7




Dando sequência à série sobre pedreiras idealizada pelo Carlos Paiva vemos hoje fotos da Pedreira da Lopes Quintas, no Jardim Botânico.

Nos anos 1950 e 1960, a família de João Penido ganhou a concessão para explorar uma pedreira na área e faturou um bocado abastecendo o mercado de construção civil de Botafogo e Copacabana.

Como sempre havia reclamações, como o Correio da Manhã de 04/07/1954 noticiava: “Barulho durante o dia inteiro, poeira, por todos os cantos das casas e enchendo até as ruas, é o suplício diário a que estão sujeitos os moradores da Rua Lopes Quintas. Os apelos dirigidos aos responsáveis pela pedreira não surtem resultado. Outra saída para os caminhões carregados de pedra não existe. Poderiam as autoridades determinar que os caminhões só deixassem a pedreira em condições, para evitar o derrame de pedra pela rua, e ainda exigir o uso de máquinas menos barulhentas para descanso dos que têm a infelicidade de residir nas proximidades”.

A Lemos & Brentar, conhecida oficina carioca, sendo Lemos o pai de nosso amigo Gustavo, também teve uma oficina nesta rua, em um galpão ao fundo de uma vila.  Quando houve a expansão da oficina da Rua Jardim Botânico, Aluizio Lemos e Brentar passaram o galpão para dois amigos, que montaram uma oficina especializada em Gordini e depois Corcel: Lair de Carvalho e Fernando Feiticeiro.

Atualmente a região onde ficava a pedreira passou a ser conhecida como “Alto Jardim Botânico”, com casas muito valorizadas, rivalizando com o conhecido “Jardim Pernambuco”, no Leblon, como local de moradia da classe alta carioca.

5 comentários:

  1. O Brasil é a terra dos "amigos do rei", que desfrutam de favores da administração pública, ainda que sejam nocivos à coletividade. O termo "democraticamente" no Brasil é um escárnio, já que dificilmente esse transtorno da pedreira aconteceria em países sérios sem graves consequências. Mas o que deveria ser uma reprovável exceção no Brasil é uma regra.## Nunca seremos uma nação digna de crédito enquanto a "leniência para com o atraso" for uma conduta normal para o povo brasileiro. O comentário "anônimo" ontem das 18:51 reflete o pensamento de muita gente. Imaginem como seriam os EUA se fosse franqueado o "livre ingresso" de mexicanos, haitianos, africanos, chineses, etc. No Brasil além das "migrações usuais", é permitido o livre acesso ao território nacional de haitianos, venezuelanos, africanos, iranianos, chineses, e de outros "povos desenvolvidos". Imigrantes sem qualificação, sem perspectivas de um emprego decente, e "competindo" em mercado de trabalho fragilizado com brasileiros de qualificação deficiente. Eis porque o Brasil não pode dar certo...

    ResponderExcluir
  2. Essa é bem escondida e está fora até do mapa dos pontos vermelhos, lá da primeira postagem da série.
    Atualmente a fiscalização é maior nesse tipo de mineração em área urbana, se é que ainda existem, até pela existência das associações de moradores que conseguem mais resultados.

    ResponderExcluir
  3. Foi comunicado hoje o falecimento da ex-Miss Brasil Marta Rocha, ocorrida ontem, dia 4.
    E se não foi a mais famosa que venceu esse concurso, já que a Vera Fischer aparece mais em cinema e TV, a baiana pelo menos foi a mais bela. E de muita classe.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Dr. D'.

    Essa pedreira deve ter tido problemas sérios a partir da segunda metade dos anos 60 com a nova ocupante da Lopes Quintas...

    ResponderExcluir
  5. FF: morreu ontem, aos 87 anos, e foi enterrada hoje, a ex-miss Martha Rocha, a das "duas polegadas".

    ResponderExcluir