Revisitamos hoje o Bar e
Restaurante OK, na esquina da Avenida Atlântica com a Rua Ronald de Carvalho,
no Lido.
Acho
que esta foto é do acervo de Helô Lima e mostra a Praia de Copacabana em 1952.
Vemos
como destaque o edifício OK, com o restaurante do mesmo nome no térreo. Na realidade trata-se do
Edifício Ribeiro Moreira, antigo Edifício OK, exemplo do "art-déco"
existente nesta região.
Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo foi o
primeiro grande prédio de apartamentos de Copacabana e se caracteriza por
proporções atarracadas, suavizadas pelo escalonamento dos andares superiores e
pela volumetria movimentada de varandas, reentrantes ou semibalanceadas, que
resulta em contrastado claro-escuro.
As outras atrações do
edifício são o embasamento revestido em mármore, a serralheria e as luminárias
com motivos geométricos e o "hall" de acesso a dupla altura, decorado
em estilo "anos 20". Foi projeto de Gusmão, Dourado & Baldassini
Ltda., em 1929.
O enorme hall tem uma
característica interessante, nas duas pontas (ele tem forma de U) existem
jiraus com belas escadas. No térreo e no jirau, portas gêmeas de elevadores. No
entanto, só existe um elevador em cada ponta. A segunda porta do térreo é
apenas um armário, enquanto a da "sobreloja" dava acesso a
apartamentos que foram anexados às boates, e as portas foram lacradas.
Outra curiosidade é que o
nome oficial do edifício, Ribeiro Moreira, é repetido pelo seu vizinho,
bastante recuado e com um estilo relativamente mais recente.
O Edifício OK é
contemporâneo do A Noite, Guarujá e Pathé, prédios que apresentam muito mais
características "art-déco" nas fachadas. O Ribeiro Moreira recuado é
do final dos anos 30, quase uns 10 anos mais velho que seu "primo".
Consegui resgatar
parcialmente o comentário do Dieckmann sobre os automóveis, mas ele terá que completar o início da
frase:
O carro com o estepe é um Ford 1935 De Luxe Tudor. Deveria ter a cobertura
do estepe, mas deve-se ter em conta que já era um carro com 17 anos. Mais no
fundo há um Fiat 1100 e, atrás das moças, um Cadillac 46-47. Esta identificação faz parte de um comentário de obiscoitomolhado, mas perdi a primeira parte, onde ele identificava o carro em primeiro plano.
|
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirO local é figurinha fácil no acervo sobre Copacabana e/ou Rio Antigo. Para leigos como eu é sempre uma aula...
O acervo da LIFE foi um marco nos sites sobre Rio Antigo, sempre aparecendo uma foto inédita, ou descobrindo algum deslize na publicação, precisando inverter a foto, transformando LIFE em "EFIL"... A série de fotos da equipe do Disney foi icônica, incluindo as coloridas.
Sobre o último parágrafo, daqui a pouco o gerente será obrigado a poluir as fotos postadas com uma marca d'água, como fazem os colorizadores.
Na foto 1, o carro em primeiro plano é a comprovação do baixo rendimento deste seu O BISCOITO MOLHADO, que é um péssimo professor...
ResponderExcluirTrata-se um Ford 1946, ano único com esta grade e lanternas do lado dos farois.
Na foto 2, eu preferia estar lá no bar e não me preocupar com mais nada. Um vistoso e alinhado Chevrolet 1941 ocupa o lugar de destaque. Atrás vem um Lincoln Zephyr da mesma safra e os demais carros oferecem uma chance muito grande do biscoito se esfarelar; melhor ficar quieto.
Na foto 3, um cupê Ford de 1936. Está muito chamativo, com as bandas brancas e os farois cromados (apenas o aro do vidro deveria ser cromado); mais um pouco, e cromavam as orelhas do condutor, para dar o efeito completo.
Esse Chevrolet 1941 era figura constante na praça (táxi). Havia um outro modelo, o Fleetmaster, também muito comum. Meu pai era chofer de praça e dirigia um Fleetmaster de outrem. Não sei de que ano, mas acho que era o 1946.
ExcluirObiscoitomolhado é modesto: "Trata-se um Ford 1946, ano único com esta grade e lanternas do lado dos farois.46 a 48 os carros são iguais, com exceção da posição e formato das lanternas. Na foto, as lanternas próximas à grade, horizontais, retangulares, estão visíveis para a minha super-lupa, especialmente a do lado esquerdo, que está sem reflexo e isto indica o ano 1946. As lanternas do modelo 47-48 são redondas e ficam abaixo dos farois. Quem não tem super-lupa, pode se contentar com a ausência nessa posição abaixo dos farois e, portanto, cravar o ano 46, já que o 1942 tinha a grade diferente, embora com as lanternas retangulares do 46.O carro com o estepe é um Ford 1935 De Luxe Tudor. Deveria ter a cobertura do estepe, mas deve-se ter em conta que já era um carro com 17 anos. Mais no fundo há um Fiat 1100 e, atrás das moças, um Cadillac 46-47."
ExcluirSei não.... Mas o Chevrolet não é de 1941. É de 1946. Os 41 tinham estribo e os 46 sem estribo, com uma saia no final da porta. Palavra de quem teve os dois....
ExcluirO último Chevrolet com estribo é o de 1940. A carroceria de 41 a 48 é praticamente igual, com variação no estilo do paralamas (que avança sobre a porta já em 1942). Entretanto, apenas o 1941 tem o friso ventilado à semelhança de 1940.
ExcluirAinda deve ter muito hall interessante em prédios antigos do Rio.
ResponderExcluirPena que deve ser difícil permissão para fotografá-los.
Esse Ford 1936 era bem feio, hein? Já notei que o "biscoitomolhado" não comenta sobre carros de 1930 para baixo. Por que será? Por serem muito parecidos os modelos? Ou por preferência de faixa de ano de fabricação? Eu, por exemplo, no meu site só trato de bondes da Light. Ignoro os de outras empresas. Preferência.
ResponderExcluirobiscoitomolhado já falou sobre isto. Disse que antes de 1930 é responsabilidade do Gustavo Lemos. Coisas de amantes dos carros antigos.
ExcluirDei uma checada agora no Google Maps e onde funcionou o Ok, chegou a funcionar a Boite Holliday e hoje consta o letreiro de um "Dolce Vita". O pequeno prédio ao lado do Edificio Ok foi a abaixo e hoje tem um luxuoso edifício onde morou o Dr Dario de Almeida Magalhaes, pai do Rafael, ex vice governador da Guanabara.Trabalhei com o Dr. Dario; um monstro do Direito. Grande advogado.
ResponderExcluirEu também tive contato com o Dr. Dario de Almeida Magalhães, quando fiz dois trabalhos de desembaraço aduaneiro de sua bagagem desacompanhada. Da primeira vez, foi até o meu escritório e se apresentou humildemente, dizendo que eu fora muito bem recomendado para realizar o trabalho. Já era um senhor na faixa de 80 anos. Eu tinha à época 30 e poucos anos e, como ia diariamente ao Terminal de Cargas da Infraero, desembaraçar as cargas de nossos clientes, por sugestão de meu pai, que também era advogado e o admirava, não lhe cobramos nada pelo serviço. Ficou muito grato pelo serviço prestado e elogiou meu trabalho.
ExcluirO Biscoito não comenta sobre carros antes de 30 porque até então eram todos iguais.Parecia bando de gafanhotos e também nada de maiores atrativos.Depois é que foi mudando.
ResponderExcluirCopacabana possui uma imensa variedade de estilos arquitetônicos em prédios sólidos e de excelente acabamento. A prova é que estão aí à qualquer prova. O grande problema é a falta de vagas. Existem na região da Viveiros de Castro, Leopoldo Miguez, e nas ruas internas verdadeiras jóias em estilo "art-deco". Quanto aos comentários em Facebook, percebo que muita gente deixa de comentar por "medo". Medo de "pagar mico" em razão da maioria dos comentaristas escreve "pessimamente". Atualmente no Wattsapp as figurinhas substituem os caracteres. No Facebook isso já é uma realidade.
ResponderExcluirO poder aquisitivo da época era ALTO? Quais as origens dos padrões da época: ENGENHARIA, MILITARISMO, POLITICA, ou ????
ResponderExcluir