Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

CASA DA RUA EDUARDO GUINLE Nº 51

Quando eu era aluno do Santo Inácio sempre me chamou a atenção esta casa vizinha ao colégio, pelo lado Leste, cujas torres podiam ser vistas do campo de futebol e das janelas das salas de aula. Ficava para os lados da Rua Eduardo Guinle (rua que começa na Rua São Clemente e termina na Rua Radial Sul, em Botafogo).

Foto tirada a partir do morro atrás do Colégio Santo Inácio, com as torres da casa da Rua Eduardo Guinle à esquerda, junto a um dos lados do campo de futebol.


Aspecto de uma "quermesse" realizada no campo de futebol do colégio, com as torres ao fundo.

Marina Hermany Freire enviou as fotos e deu maiores detalhes sobre a casa cujo endereço é Rua Eduardo Guinle nº 51. Mais informações foram dadas por José Alberto C. Maia e Raul Felix de Souza, também ex-aluno inaciano.

Tratava-se da residência do Dr. João Antonio de Almeida Gonzaga Junior, construída pela empresa Freire Sodré.

O proprietário era importante homem de negócios do Rio, benemérito do Flamengo, tendo sido também diretor do Jockey Clube Brasileiro e do Jockey Clube Guanabara.

Foi demolida na segunda metade dos anos 90 e o edifício que foi construído em seu lugar foi lançado pela Agenco em 1998. O terreno era em “T” e, para a construção do edifício, tiveram que juntar (remembrar) os terrenos dos números 43 e do 55

                                  O simpático jardim da casa com as torres à direita.


                                     A alameda lateral da casa da Rua Eduardo Guinle nº 51


                                               O jardim com as torres ao fundo.


                                                               A aprazível varanda


                                                                             A piscina 



 

12 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Vou sentar e assistir a mais uma aula. Interessante ver que assuntos em um primeiro momento desconexos se encontram depois.

    FF: começou a praga virtual de propagandas políticas no YouTube. Até agora do mesmo candidato.

    ResponderExcluir
  2. Que casa maravilhosa!
    Hoje se tivesse de pé poderia ser um belo hostel!
    Além de cenário para qualquer filme de algum personagem rico!

    Luiz e todos os médicos do Saudades do Rio, Parabéns pelo dia de ontem

    ResponderExcluir
  3. A casa era um espetáculo tinha até piscina. O dono devia ser um milionário que morava perto dos grandes proprietários de mansões de Botafogo. A rua Eduardo Guinle é como uma continuação da Guilhermina Guinle onde ficava a famosa mansão da família Guinle/Paula Machado hoje um centro cultural da FIRJAN.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Uma bela casa, num recanto bastante privilegiado, que a realidade dos dias atuais tornaram inviável, tanto pela violência que assola a cidade, quanto pelo ataque das construtoras. Vida que segue, com certeza as casas que ainda hoje existem na cidade em locais cobiçados pela construtoras, também terão o mesmo destino.

    ResponderExcluir
  5. As torres desta linda casa em estilo alpino também me chamavam a atenção quando jogava bola no campo do Colégio. Infelizmente, mais uma jóia arquitetônica que se foi.

    ResponderExcluir
  6. Um outro bairro de Botafogo, sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  7. Isso é que era saber aproveitar a vida !!!!
    Era outro mundo !

    ResponderExcluir
  8. Difícil mesmo manter como residência uma casa como essa. O melhor destino seria como pousada ou similar, como disse o Galeno.
    E eu pensando que escorrega para mergulhar em piscina fosse coisa de uns 30 anos para cá.
    A princípio fiquei meio perdido sobre a localização em relação ao Sto. Inácio porque achava que o colégio ocupava espaço até a esquina da Eduardo Guinle.
    No local agora são duas torres gêmeas.

    ResponderExcluir
  9. luiz, conheci esta casa. Acho que o neto do João Antonio era colega do Andrews. Não tenho certeza. O palácio em frente ao CSI eu fui muito. Jogava futebol no grama em frente e o dono, nem sei que era, ficava puto da vida.

    ResponderExcluir
  10. Reparei que passei em frente ao prédio atual quando acompanhei minha irmã a uma clínica na Barão de Lucena anos atrás.

    ResponderExcluir
  11. Alguém teria alguma documentação referente ao número 55 nessa mesma rua. Trata-se de uma obra de Oscar Niemeyer demolida no início dos anos 2000. Não há nada disponível na rede.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que maravilhosa busca. Estou procurando fotos históricas da casa ao lado na Eduardo Guinle, 57. Você sabe onde posso encontrar?

    ResponderExcluir