Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

RUA SANTO EXPEDICTO / RUA DJALMA ULRICH

Esta foto de Malta, de 1928, da Rua Santo Expedicto, parece ser em alguma cidadezinha da Região dos Lagos, um balneário onde se vai passar as férias. O belo poste, solitário, pouco ajudaria num passeio noturno até a praia.

Na verdade esta é a atual Rua Djalma Ulrich, em Copacabana.

Como conta P. Berger, esta rua foi aberta em terrenos de propriedade do Sr. José Chardinal, que tinha um empregado muito devoto de Santo Expedito e que pediu que assim denominasse a nova rua.

Em 1931 teve a sua denominação alterada em homenagem a Djalma Ulrich de Oliveira, um dos revolucionários de 1922.

Embora a largura da rua pareça menor que a atual, isto acontece, provavelmente, por um efeito da lente da câmera do Malta.

Na época da foto a rua já tinha todo o traçado atual, com aquele desvio estranho para a direita, para alcançar a Barata Ribeiro. E até mais do que o atual, pois até os anos 40, a Djalma Ulrich chegava a englobar parte da atual Rua Professor Gastão Bahiana, quase até a caixa d'água da City, o que corrobora a tese do antigo Caminho do Caniço.

Vemos que a rua apesar de aberta há anos era tão vazia que a única rede elétrica era para o poste de iluminação pública, no fundo na praia vemos um dos postes do canteiro central da Atlântica.


Nesta foto do acervo do Correio da Manhã, de 1962, vemos a Rua Djalma Ulrich no trecho entre a Av. N.S. de Copacabana e a Travessa Cristiano Lacorte. A mão de direção tinha sentido inverso ao atual (na foto a mão vinha da Rua Barata Ribeiro para a Av. N.S. de Copacabana).

7 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Parece que Santo Expedito não tinha muito prestígio junto aos revolucionários de 1930. Como o devoto não era o antigo dono das terras ficou mais fácil a troca.

    As fotos do Correio da Manhã geralmente mostravam algum problema local.

    ResponderExcluir
  2. Já havia a falta de civilidade do carioca, estacionando na calçada sem nenhuma necessidade.

    ResponderExcluir
  3. Na primeira foto, parece haver ao fundo - antes da Av. Atlântica - uma rua transversal; é a Aires Saldanha?

    ResponderExcluir
  4. O fotógrafo está de costas para a Avenida Copacabana. Para trás e paralela à ela está a Aires Saldanha. Em 1962 não era mais necessário contornar o "calombo" existente para atingir o Posto Seis. O túnel Sá Freire Alvim resolveu o problema em 1960.

    ResponderExcluir
  5. Essa foto merecia uma colorizacão. Será que a casa do Papa já estava ali do lado esquerdo ? Ah Copacabana do início do século !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Foi o decreto nº 3.564, de 4 de julho de 1931 que deu ou mudou vários nomes de ruas e praças do Rio para homenagear pessoas da revolução de 1922.

    E quem imaginaria que Copa, com essa aparência de "cidadezinha da Região dos Lagos", seria um dos bairros mais movimentados do Rio.

    ResponderExcluir
  7. Sempre se aprende nestes blogs mesmo...
    Onde temos curiosidades que sanamos tempos depois!
    Lembro da rua e de passar em vários turnos (onde via um prédio no fundo e soube o nome recentemente/que deve ser antigo).
    E aqui descobri quem foi o 'homenageado'.
    Até tinha uma loja (e VIRTUAL) nesta _ onde comprei algumas coisas. A HIDROMANIA.

    Rodrigo (POA)

    ResponderExcluir