Vemos uma panorâmica da região da Glória em 1922
Vemos a região em 1905 na foto superior e na década de 20 na foto inferior. A transformação da região se deveu a Pereira Passos, com a construção da Av. Beira-Mar. O Prefeito tomou como modelo a "Promenade des Anglais", de Nice. Esta área da Praia do Russel era onde ficava o palacete do inglês J. F. Russel, que fez a estação de tratamento de esgoto no final do século XIX.
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirGlória sempre foi para mim um bairro da passagem a caminho de Botafogo. Exceto por uma ou duas vezes que fui no centro cultural do "cabeção".
A região foi esvaziada com a tragédia do Hotel Glória, mas já tinha sofrido com o colapso do grupo Bloch. A pá de cal foi a saída do Sistema Globo de Rádio.
Bom dia a todos. Na Gloriaaaaa. Fotos tradicionais do bairro do início do século. Ainda sobrevive o relógio, a mureta com balaústres e a estátua do Cabral, todas as edificações vistas na foto 2 já não existem.
ResponderExcluirAcho que o único mercado popular de bairro que ainda existe é o Mercadão de Madureira, não sei se existe outro no Rio.
FF. Neymar o artilheiro da Seleção com gols marcados de pênaltis, ontem foram 2.
FF.2 Ainda não tivemos notícias do mestre Belletti?
Caro Lino e demais comentaristas, falei com o Belletti.
ExcluirAgradeceu a preocupação dos colegas deste espaço, mandou um grande abraço e espera em breve retornar a comentar por aqui.
Fotos fantásticas! A do relógio é de triste comparação com os dias atuais, talvez pelo fato de o local estar semelhante em termos de espaço físico com o presente...e as últimas, que comparam a região em 1904 e 1928, são especialmente interessantes...mostram como fomos tomando espaço da Baía, com o outeiro praticamente à beira-mar. E não pararia por ali...
ResponderExcluirA última vez que fui ao bairro da Glória foi em dezembro de 2019 para assistir a comédia musical sobre Tina Turner, no Teatro Prudential (antigo Teatro Manchete), muito bom por sinal, a peça e o teatro.
ResponderExcluirComo sempre está cada vez mais difícil para estacionar nas ruas, cheguei mais cedo e consegui una vaga bem próximo ao Teatro.
Aproveitei ainda uma ótima roda de samba, ao lado do prédio, a Sambastião, com bom samba e num ambiente alegre e descontraído, talvez por estar sendo frequentado por famílias do bairro, visto que havia boa quantidade de crianças com suas famílias no entorno do local.
Luiz, vc tem atualizações sobre o que vai acontecer com o hotel Gloria?
ResponderExcluirCaramba, na parte de baixo da foto 6, aparece o prédio do Elixir Nogueira com seu letreiro.
ResponderExcluirE mostrou a posição exata desse prédio em relação ao largo.
ExcluirE pensar que já tem 1 mês e meio que ele foi motivo de postagem aqui no SDR. O tempo está voando.