Total de visualizações de página

domingo, 11 de outubro de 2020

GLÓRIA


 Foto de Marc Ferrez, Coleção Gilberto Ferrez, Acervo Instituto Moreira Salles.

E pensar que o Rio já foi assim. Vemos o belíssimo Largo da Glória e a Avenida Beira-Mar, em 1906. Obra do Prefeito Pereira Passos, a Avenida Beira-Mar ía do Passeio Público até o final da Praia de Botafogo.

Pereira Passos imaginou-a à moda da "Promenade des Anglais", de Nice. Podemos ver a muralha junto à praia, antes do Aterro do Flamengo que nasceria décadas depois. À direita, junto do bonde, o relógio da Glória. A chaminé da City, a Igreja do Outeiro da Glória e o Morro do Pão de Açúcar, ao fundo, ainda sem o bondinho, cuja estação foi construída poucos anos depois desta foto.

A Igreja do Outeiro da Glória substituiu a Ermida que Antonio Caminha tinha construído no século XVII. Foi terminada em 1729 e é considerada por muitos como uma das mais originais do Brasil pelo desenho octogonal do adro.

A Praia do Russel seria a a área de abrangência do palacete do inglês João Frederico Russel, que fez a estação de tratamento de esgoto neste local, no final do século XIX.

A foto mostra ainda os belos jardins, praças amplas, a estátua de Pedro Alvares Cabral, pouquíssimo movimento de veículos. Um Rio paradisíaco.

Parece um domingo de manhã, tal a tranquilidade. Daqui a pouco deverá ter mais movimento, com os sinos da igreja convocando a gente para a missa das 10 horas. Depois da missa, um passeio pela praça, pela calçada da praia e, para os que moram um pouco mais longe, pegar o bonde no ponto em frente ao relógio.

E todos com suas melhores roupas, os homens de terno, chapéu e bengala, as mulheres com seus vestidos compridos, o véu na cabeça e o terço na mão.

As obras de Passos foram o pontapé inicial para uma reformulação urbana da cidade, que chegou ao seu auge pouco antes da segunda guerra mundial. Depois, aos poucos, chegamos no nível atual, que é uma tristeza.

5 comentários:

  1. Bom dia a todos. Porque não continuou assim? O que mudou? Primeiro mudaram os políticos, mudou a população da cidade, mudaram os costumes, mudaram os conceitos, e tudo isso mudou para pior. Logo o somatório de todas estas mudanças acarretou a situação que hoje nos encontramos.

    ResponderExcluir
  2. É incrível a nitidez dessas fotos de mais de 100 anos. No Museu da Imagem e do Som existe um acervo do Augusto Malta de fotos em negativo de vidro. Mal dá para acreditar o quanto esses negativos captavam os mínimos detalhes.

    ResponderExcluir
  3. O Cabral mudou de lugar, o lago aumentou, o coreto se foi junto com a chaminé, bem como os imóveis no sopé do morro onde está a igreja. O relógio está no mesmo lugar. A área continua bonita, mas abandonada, suja, sem preservação, como a maior parte dos logradouros públicos da cidade

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Dr. D'.

    Parte é culpa dos avanços tecnológicos, que permitiu a explosão demográfica em locais "estratégicos".

    PS: meu segundo comentário de ontem não apareceu...

    ResponderExcluir
  5. Que foto!!
    Nossa como o Rio era lindo!!

    Luiz,

    Estou te mandando algumas fotos dessa região, acho que inéditas, além de uma comparação entre o moderno (1928) e o antigo (1904) tendo como base a foto acima.

    ResponderExcluir