Total de visualizações de página

domingo, 8 de novembro de 2020

IGREJAS


Igreja da Candelária - não se pode precisar a data em que foi edificada a primitiva capela dedicada a N.S. da Candelária pois os documentos que existiam foram destruídos quando da expedição de Duguay-Trouin em 1711. Sabe-se que a ermida já existia desde antes do ano de 1634. A construção da atual igreja levou muito tempo, estendendo-se por todo o século XIX.  A Igreja da Candelária até 1943 esteve encravada entre as ruas General Câmara e São Pedro, com fundos para a rua da Quitanda e frente para a da Candelária. Só a fachada e o fundo podiam ser vistos. Com a abertura da Avenida Presidente Vargas, demoliram-se os prédios do lado par da rua General Câmara e do lado ímpar da de São Pedro, desde o mar até a Praça da Bandeira, ficando a igreja isolada dentro de uma praça. Com a abertura  Avenida Presidente  Vargas foram sacrificadas as igrejas de São Pedro, a do Bom Jesus do Calvário e a de São Domingos mas foi poupada a da Candelária, todas no alinhamento daquela avenida.


Igreja da Penha - a primeira ermida foi levantada neste local em 1635. Passou por diversas remodelações, entre as quais a de 1728, com a construção da escadaria de acesso, que foi duplicada em sua largura em 1913. A capela foi demolida em 1871 para a construção de uma igreja maior.

Igreja da Santíssima Trindade, em colorização do Nickolas Nogueira -  fica na Rua Senador Vergueiro, projeto do arquiteto francês Henri Sajous, foi construída em 1938, de concreto armado e pedra branca, tendo sido terminada por volta de 1944. Tanto a igreja quanto a decoração são em estilo art-déco e toda a fachada principal é composta a partir de um módulo triangular que se repete em altura.

 

7 comentários:

  1. Um fato histórico que considero relevante sobre a Candelária é que sua cúpula precisou ser reconstruida já que foi atingida por um tiro de advertência do encouraçado Aquidabã no final de 1891 durante a tentativa de golpe contra o Mal Deodoro.

    ResponderExcluir
  2. O Aquidabã parecia ter algum tipo de trauma por Igrejas... A de S.S. d Carmo, na Ribeira, Ilha do Governador foi destruida pela mesma embarcação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi o Aquidabã que explodiu em Jacuecanga, Angra dos Reis?
      Maldição?
      Morreu até o filho do ministro da Marinha.

      Excluir
  3. A igreja da Senador Vergueiro ficou espremida entre prédios e não fica tão em destaque como a da Candelária e, mais ainda, a da Penha.
    Aliás a foto da Igreja da Penha está espelhada, pois só lembro de ter visto fotos desse Cruzeiro no lado contrário, onde tem a Vila que levou seu nome, local que cresceu e se transformou numa favela.

    ResponderExcluir
  4. Luiz, as ruas General Câmara e São Pedro não iam até a Praça da Bandeira. Elas terminavam na Praça da República. Dali até a Praça Onze, eram as ruas Visconde de Itaúna e Senador Euzebio. Dali até a Leopoldina, era a Avenida do Mangue.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite a todos. Estas 3 igrejas são realmente bastante marcantes na cidade, temos muitas igrejas também com muita história no Centro da Cidade, e muito pouco exploradas pelos moradores e do turismo.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Dr. D'.

    Uma outra igreja foi alvo de disparo na revolta da Armada, em 1893. A de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores. E pelo Aquidabã...

    ResponderExcluir