Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

IGREJA DE SANTA LUZIA




 A Igreja de Santa Luzia em três tempos.

Teve origem na Ermida de Santa Luzia, em 1592, na Praia da Piaçava. No século XVIII a igreja foi edificada em terreno próximo. Foi remodelada com a construção de duas altas torres em meados do século XIX.

A igreja era tão junto ao mar que D. João VI, ao ir pagar uma promessa, não pôde passar com a carruagem até a porta da igreja, o que o levou a mandar alargar a via de acesso.

Com os sucessivos aterros, está hoje no centro da cidade e é procurada pelos devotos de Santa Luzia que buscam remédio para os males dos olhos.

24 comentários:

  1. Olá. Depois de "longo e tenebroso inverno" estou só de passagem para cumprimentar os veteranos comentaristas e desejar saúde a todos. Como pequena contribuição na foto central pode ser observada, à esquerda, uma parte da edificação do vetusto pavilhão inglês da Expo 1922, com seu fosso lateral que normalmente era usado por alguns desvalidos de anos passados. De forma eclética esse pavilhão abrigou uma escola de medicina, órgãos federais (inclusive de repressão) até ser demolido para dar lugar a modernoso edifício em concreto aparente.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Passei inúmeras vezes em frente à igreja a caminho do terminal de ônibus da Misericórdia, mas nunca entrei. Sobre as fotos, a segunda, por causa dos trólebus, remete aos anos 60. A primeira também acredito ser dos anos 60, mas não descartaria o começo dos anos 70.

    A terceira pode ser a mais antiga. Deixo para os especialistas a identificação dos carros. Para mim, já basta Fusca e Rural...

    FF: O STF deu prisão domiciliar ao bispo com direito a tornozeleira eletrônica. E já tem camelô vendendo "vacina" da COVID.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por falar em STF e vacina da covid, junto com o STJ afirmaram à Fiocruz pedido de reserva de 7.000 doses p/imunizar os seus "servidores" e "contribuir com o país nesse momento tão crítico da nossa história". Basicamente, o STF defendeu que, ao imunizar por conta própria seus servidores e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), liberaria a estrutura pública para o restante da população. Caras de pau. Dá nojo. Furando a fila dos servidores da saúde e dos idosos. Eita país que não tem jeito....

      Excluir
    2. Uma vergonha. Total. Bem como a recente decisão de mandar o Prefeito para casa. A desembargadora havia dado uma sentença ponderada, baseada nos autos, e o presidente do STJ rapidamente deu outra.

      Excluir
    3. Cadeia para os vendedores desta vacina fajuta vendida por camelôs. O movimento anti-vacina é uma das coisas mais reprováveis dos últimos tempos. Os exemplos que vêm de algumas autoridades é lamentável.

      Excluir
    4. A vacina vendida por camelôs é o de menos. Esses mesmos camelôs vendem também entre outras coisas o abortivo "citotec" e o estimulante sexual paraguaio "Pramil", e ninguém faz absolutamente nada.

      Excluir
    5. Tive que voltar: A Fiocruz rejeitou os pedidos do STF, CNJ e STJ para reserva de 7.000 doses de vacina para o covid, para os funcionários e ministros, alegando que visa garantir a produção nacional dos imunizantes sem previsão de prioridade para qualquer órgão governamental, não cabendo à fundação atender qualquer demanda específica por vacinas, visando acima de tudo, atender a população brasileira. Parabéns à direção da Fiocruz pela coragem em manter a reputação da instituição intacta. Infelizmente sabemos que haverá retaliação contra os integrantes da direção. O que antes era feito às escondidas, agora é feito às claras tamanho o despudor das "autoridades". Sentem-se no direito de se apoderar das riquezas do país, sem se preocupar em retribuir com serviços de qualidade porque se sentem intocáveis, acima do bem e do mal.Nojo.

      Excluir
    6. Retificando meu comentário, a prisão domiciliar foi determinada pelo presidente do STJ.

      Excluir
  3. Uma região que possui uma história recente bastante rica em todos os sentidos e onde fatos marcantes foram determinantes nas vidas de muitos de nós. Fotos em três tempos? Duas delas são dos anos 60 e a última do final dos anos 40.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do que se considere "tempos".

      Excluir
    2. Tempo cronológico. A primeira e a segunda foto estão entre 1962 e 1966. Isso é evidente pela presença do ônibus elétrico na segunda foto e do cabo de energia dos mesmos na primeira. Essas fotos se referem a um único tempo. A terceira foto final dos anos 40: um tempo. Total de "dois tempos".## Mauro xará: faltou a Álvaro de Miranda.

      Excluir
  4. Na década de 1990 trabalhei no prédio da ECISA, que fica praticamente em frente a essa igreja. Entrei nela uma ou duas vezes. Não por motivo religioso, mas sim para observar a arte interna. Não me lembro de nada do que vi. A cor azul dela é um diferencial.

    ResponderExcluir
  5. Em frente a ela, no estacionamento subterrâneo , 2 enormes blocos de pedra que calçavam a rua. Simpática igreja. Como a NS do Brasil , ter o mar em frente um luxo.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei impressionado com uma foto postada, se não me engano aqui, que mostrava a outrora proximidade da Igreja com o mar, que retratava as pessoas nadando bem próximo a Igreja, na antiga praia de piaçava.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia! Ainda não tive oportunidade de entrar nesta igreja. Sempre que passo pelo local, a mesma está sempre fechada. FF. Mesmo com o dia "enfarruscado", estou de volta do meu rolé diário. Hoje foi Cachambi, Del Castilho,Estrada Velha,Darke de Matos,Democráticos,Abel Cunha,D.Helder.

    ResponderExcluir
  8. Na segunda foto, à esquerda, o prédio da Inglaterra , da Exposição de 1922, em que funcionou até 1965 a biblioteca da Faculdade Nacional de Filosofia. O prédio, de grande valor histórico, foi demolido, com autorização da Academia Brasileira de Letras para que no local fosse construido mais um edifício. Uma lástima !!!

    ResponderExcluir
  9. Tanto a Igreja, como o entorno, são pitorescos; ali sempre tem brisa do mar. Às vezes, vendaval.
    Na primeira fotografia, uma penca de carros em primeiro plano, dá uma boa mostra de como se tinha de tudo até os anos 60. Uma Rural-Willys 1960, branca e vermelha, um Cadillac Coupé de Ville de 1950, um Dauphine 1961, um Aero-Willys 1962, um Fusca 62 e um Chevrolet Impala 1963. Para dar um cor definitiva na mistura automobilística, lá no meio do trânsito, um friso de Pontiac dos anos 50 brilha na penumbra.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos. Passei para cumprimentar Gerente e os amigos do SDR, desejando a todos um Feliz Natal e seus familiares. Estou sem tempo para acessar o computador, visto a minha esposa ter feito uma cirurgia do coração para a retirada de um tumor benigno no coração, em época de pandemia estou sozinho com ela, e fazendo todos os serviços de casa e também de enfermeiro. Tão logo tudo tenha voltado a normalidade passarei a frequentar o bar diariamente. Um grande abraço ao gerente do bar Dr. Luiz e todos os amigos frequentadores do SDR. Feliz Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino, pronta recuperação para a Sandra. Se puder ajudar em qualquer coisa é só falar.

      Excluir
    2. Obrigado. Igualmente. Pronta recuperação.

      Excluir
    3. Lino, desejo completa e rápida recuperação de sua esposa. Obrigado pelos votos e que 2021 só lhes traga boas notícias.

      Excluir
  11. A quem interessar: encomendei no site da Editora Capivara o livro do Armeilla no dia 20 de dezembro, paguei via boleto bancário no dia 21 e acabei de receber hoje em casa. O livro custou R$70,00 e o frete via sedex R$25,89.(moro na G. Glicerio, em Laranjeiras).

    ResponderExcluir
  12. Curioso que Piaçava era o nome da Praia do Humaitá onde está hoje a Igreja Santa Margarida Maria, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Segundo a Wkipedia: "Os nomes "piaçava", "piaçaba" e "piaçá" também designam as vassouras que são fabricadas com essa fibra.[1] Seu nome tem origem etimológica na língua tupi, significando "planta fibrosa", devido ao seu caule característico.[3]".

    ResponderExcluir