Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

EDIFÍCIO MARAJOARA - IPANEMA






Mais uma vez o prezado Carlos Paiva colabora com o “Saudades do Rio” enviando documentação sobre o Edifício Marajoara, uma joia art-déco de Ipanema, situado na Rua Prudente de Morais nº 814.

Segundo o Carlos o arquiteto deste projeto foi Porto D´Ave, em 1943. Parece, entretanto, que houve um outro projeto para este terreno de autoria de Alcides B. Cotia.

O edifício tem apartamentos de três quartos e oito andares. O curioso deste prédio é que sua fachada tem desenhos marajoaras (um tipo de arte em cerâmica originado de tribos indígenas da Ilha de Marajó).

Neste prédio morou por décadas o Fernandinho, primeiro goleiro profissional do Flamengo, tendo estreado em 1931. Faleceu com mais de 100 anos de idade, em 2018. Eu o encontrava sempre na barbearia do Marquinhos, num dos primeiros shoppings de Ipanema, o que fica em frente de onde funcionava o Cinema Pirajá. Era um bom papo lá ou nas tribunas do Jockey Club Brasileiro. Ninguém dizia a idade que tinha, tal a sua lucidez e agilidade.

31 comentários:

  1. Bom Dia! Mais um dia de aula de Zona Sul para mim.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. Não conheço este prédio, interessante a ideia para sua fachada, vamos acompanhar os comentários ao longo do dia.

    ResponderExcluir
  3. FF. Alguma notícia do mestre Belletti?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não deu mais notícias. Meus emails ficaram sem resposta.

      Excluir
  4. Olá, Dr. D'.

    Hoje é dia de acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  5. Este prédio é belíssimo. Sempre que passo pela Prudente de Moraes faço questão de admirar. Fica em centro de terreno, coisa rara atualmente na zona sul. Outro prédio sensacional de estilo parecido é o Edifício Corcovado, na Praia de Botafogo, 198.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Luiz e todos,
    Em virtude da informação postada por você às 07:55, fui investigar e, infelizmente, as notícias não são nada boas, com relação ao nosso querido Belleti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tive mais notícias depois do email dele dizendo que não estava bem. Se puder me escreva para luizd.rio@uol.com.br

      Excluir
  7. Excelente planta, acabamento de primeira, e confiabilidade, eram ingredientes presentes e obrigatórios no passado, em um tempo que Ipanema "era Ipanema", Tijuca "era Tijuca", e Barra da Tijuca "era Barra da Tijuca". Dimensões infames, acabamento de péssima qualidade, e durabilidade efêmera, são as normas atuais, tanto é que já existem projetos (obviamente bancados por empreiteiras) que visam reduzir a garantia contratual de imóveis para três anos.## Quanto ao Renato Belleti e diante da presente pandemia, sugiro procurar na Igreja a ele vinculada ou nos cartórios de Vitória para saber se houve registro de óbito em seu nome.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. https://m.facebook.com/abpbrasil/posts/4816391081764799/?_rdr

      Excluir
    2. Que péssima notícia.
      Muito triste mesmo. Mais de dez anos nos encontrando aqui diariamente.
      Sempre de bom humor.
      Grande perda.

      Excluir
    3. A última vez que falei com ele me disse que não era Covid, que tinha estado internado, que ainda não estava bem e que estava fazendo exames para esclarecer o diagnóstico.

      Excluir
  9. Prédios antigos tinham apartamentos térreos, que eram plantas por vezes diferentes das demais mas sempre com menos m2.

    ResponderExcluir
  10. Muito triste esta notícia. Um grande amigo virtual, que ao longo dos anos aqui no SDR, passei a admirar e respeitar.

    ResponderExcluir
  11. Muito triste a notícia sobre o Belleti. Um dos mais antigos comentaristas do SDR, com textos sempre irônicos e brincalhões.

    ResponderExcluir
  12. Estou há pouco frequentando este espaço e não cheguei a conhecer o nobre colega... Mas deixo meus sentimentos e pensamentos positivos aqui. (e parece que resolvi o problema do nome no blog)

    ResponderExcluir
  13. Fiz uma pesquisa agora e constatei que o último comentário do Belleti ocorreu em 14/09/20. Que Deus o tenha!

    ResponderExcluir
  14. Lamentável a notícia sobre o Belletti. Votos de pesar à família.

    ResponderExcluir
  15. A turma das antigas ficou desolada. Conde di Lido, tia Nalu, JBAN, Menezes, etc...

    ResponderExcluir
  16. Voltei e dei de cara com a péssima notícia. O pastor fará falta...

    Sentimentos à família.

    ResponderExcluir
  17. O nosso Pastor vai fazer muita falta nesse espaço. Brincava com muitos e era motivo de brincadeiras da turma, sem perder o humor.

    ResponderExcluir
  18. Triste notícia. Mesmo frequentador esporádico, pude acompanhar seus comentários durante alguns anos.

    ResponderExcluir
  19. Não o conheci pessoalmente, mas uma perda na seleta e fraternal confraria é sempre muito sentida!!!!

    ResponderExcluir
  20. Poxa! Que notícia triste essa do Belleti. Meus sentimentos! Que Deus conforte o coração de todos.

    ResponderExcluir
  21. Bom Dia ! Noticia triste. Ele estava sempre de bom humor. Aproveitando a oportunidade como vão as " Meninas"? Nunca mais nenhuma delas "pintou no pedaço"

    ResponderExcluir
  22. Boa noite.
    Soube agora sobre o falecimento do Belletti. Embora não o conhecesse pessoalmente, ele era um dos "amigos virtuais".
    Meus sentimentos à família. Esteja na Paz.

    ResponderExcluir