Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

EMBAIXADA DA ARGENTINA

Hoje temos fotos que mostram a antiga Embaixada da Argentina, na Praia de Botafogo, na altura da Rua Farani. A bela casa, como vários dos palácios da cidade, foi construída pela família Guinle como residência, num terreno de 8000 metros quadrados. O projeto, dos anos 20 do século passado, foi de Lucio Costa.

A partir de 1937 passou a abrigar a Embaixada da Argentina até sua transferência para Brasília, em 1972. O prédio foi demolido em 1978. Em seu lugar foi construído o Centro Empresarial Rio, formado pelo Edifício Argentina e pelo Edifício Nove de Julho (garagem). As fotos foram tiradas a partir do Morro Mundo Novo.



Vemos a Embaixada da Argentina pelo lado de trás, à esquerda, em foto colorizada pelo Nickolas Nogueira. Quando foi decidida a demolição houve um alvoroço no mercado de antiguidades do Rio. Muita coisa do prédio demolido pode ser vista espalhada pela cidade, como a sua porta que acabou no apart-hotel Tiffany´s (que era alvo da ira do Millor Fernandes), em Ipanema, na Rua Prudente de Morais. 

Noutra fotografia, também colorizada pelo Nickolas, vemos a bela vista que havia a partir do Morro Mundo Novo. Desde sempre se destacava o renque de palmeiras no terreno da embaixada.

Esta foto, como a seguinte, são do acervo do AGCRJ e foram enviadas pelo Maximiliano Zierer.

Na época da demolição do prédio da embaixada Lucio Costa foi chamado a opinar e achou que a construção não tinha valor arquitetônico para ser tombada e desta forma a demolição não foi evitada. Entretanto, preocupou-se com as belas palmeiras, que foram mantidas entre os dois prédios. Elas obreviveram por muito tempo, mas em 2005 foram afetadas por uma doença, morreram e foram substituídas por outras que estão lá até hoje.

Este desenho está num livro de Lucio Costa, dos anos 20, e mostra a ideia para a fachada do prédio.


 Quase ilegível, este é o projeto feito por Lucio Costa para o terreno.

Houve um tempo que a embaixada mantinha um local de atendimento ao público na Rua Farani nº 29, endereço hoje desaparecido com as obras realizadas no local.


13 comentários:

  1. A manutenção do prédio da Embaixada da Argentina devia ser elevadíssima, o prédio era um "elefante branco", mas a sua demolição era realmente necessária? O fato é que se estivesse ainda de pé seria um grande problema. Manter casas "de rua" atualmente é um problema "quase insolúvel" pelas razões sabidas por todos. Para manter uma mansão do porte da antiga Embaixada da Argentina seria necessário dispor de um "manípulo" para cuidar de sua segurança.

    ResponderExcluir
  2. Em matéria de carros,se vê o teto de uma TL e um Fuscao.

    ResponderExcluir
  3. Ótima pesquisa com boas informações. Curioso o próprio Lucio Costa achar que a construção não tinha valor arquitetônico.
    Lembro que algum comentarista já comentou que conheceu a casa por alguém de sua família ser amigo de um funcionário de lá.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma jóia da arquitetura carioca abatida a marretadas sem o menor sentido. Poderia ter sido transformada em Centro Cultural ou até mesmo em um Museu abordando a história e as curiosidades da Argentina, com restaurante servindo suas maravilhosas e reconhecidas carnes. Francamente, hein! Lucio Costa um verdadeiro bobalhão ao dizer que "a construção não tinha valor arquitetônico para ser tombada". Não sem razão, que detesto todas as suas construções do Plano Piloto de Brasília.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei impressionado com a história... até pelo fato do projeto ser do Lúcio Costa. Provavelmente ele em começo de carreira tinha projetos bonitos. Muitos anos depois deve ter se envergonhado desta fase e permitiu a destruição do prédio.

    ResponderExcluir
  6. Ao menos mantiveram as.palmwriras e uma área verde, o anexo da FGV e um deserto, somente cimento, no sol do Rio torna-se insuportável, coisa do Niemayer.

    ResponderExcluir
  7. Toda vez que se fala sobre a Argentina eu sinto um grande desapontamento de não ter existido mais união desse importante país com o Brasil. Dois países riquíssimos, que viveram praticamente um de costas para o outro (não sei se espontâneamente, ou provocados - aí já é outro assunto).
    A pouca afinidade do Brasil com a América do Sul e a histórica soberba argentina foram determinantes.
    Um sonho, nada utópico, de uma grande nação da Amazônia à Patagônia, que seria, certamente, uma das maiores do mundo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner a culpa é do Tratado de Tordesilhas. Brasil e Argentina é como água e óleo, não se misturam nunca. E cá entre nós, a união dos 2 só aumentaria o número de políticos populistas demagogos e corruptos.

      Excluir
    2. Lino, mas fariam um time de futebol que dominaria as Copas do Mundo.

      Excluir
    3. As diferença entre Brasil e Argentina são muito maiores do que se imagina e vão muito além do que os olhos podem enxergar.### Cabe uma explicação com relação ao comentário das 8:21. O Manípulo é uma fração da antiga Legião Romana, que continha dez "Coortes", que por sua vez continham "Centurias", que por sua vez eram divididas em Manípulos, que poderiam ser dois ou três, o que daria duzentos ou trezentos homens. Uma Legião padrão possuía seis mil homens.

      Excluir
    4. Para um bom time de futebol, basta juntar o Uruguai...

      Excluir