Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

LAGOA






As fotos de hoje foram enviadas pelo prezado Carlos Paiva, a quem o “Saudades do Rio” mais uma vez agradece.

Vemos a casa de nº 1834 (numeração antiga) da Av. Epitácio Pessoa na Lagoa. Esta casa ficava no trecho entre a Curva do Calombo e a Rua Fonte da Saudade. Era projeto de A. Bruhns e as fotos são do ano de 1942.

Em 1960 podiam se contar nos dedos das duas mãos o número de edifícios altos no entorno da Lagoa. Havia alguns de 3 ou 4 andares, mas predominavam as simpáticas casas. Hoje em dia há prédios altíssimos, tendo como destaque negativo o que fica perto do Parque da Catacumba, cuja altura destoa completamente dos seus vizinhos, já bastante altos.

É o “progresso”.

26 comentários:

  1. Bom Dia! Na relato acima diz "ficava". Entendi que em seu lugar hoje existe um edifício.Exatamente como no final da descrição. É o progresso.

    ResponderExcluir
  2. Ainda resta de pé aquela casa com muro de pedras em frente a garagem de remo do Botafogo. Me parece que está abandonada por conta do espólio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há décadas fui lá nesta casa em algumas festas. Era de uma menina do Jacobina.

      Excluir
    2. Namorei por 6 anos uma menina do Jacobina. Deveria ser do baixo clero, pois nunca fui convidado para uma festa nessa casa...

      Excluir
  3. Olá, Dr. D'.

    Acompanharei os comentários. Olhando as plantas não consegui identificar o que seriam os dois cômodos do primeiro andar perto do "studio" e do banheiro e com acesso por escada.

    ResponderExcluir
  4. Atualmente é inviável o custo da manutenção de uma casa como essa. O valor de um IPTU era infinitamente menor, o custo de energia elétrica era menor, e não havia uma legislação trabalhista específica para "empregados domésticos". E olhem que a planta mostra aposentos para pelo menos dois criados, o que devia ser insuficiente para a execução das tarefas domésticas.FF: diante de mais um festival de desrespeito às normas sanitárias praticado por grande parte da população que promove aglomerações e grandes bailes, $ob o olhar complacente das autoridade$ $anitária$ e$taduai$ e municipai$, poderemos ter após o carnaval o resultado dessa "prova de fogo" pela qual passa o Rio de Janeiro. Vamos aguardar...

    ResponderExcluir
  5. Já houve muita qualidade de vida, acho casa ótimo para se viver - que varanda! Em Santa Teresa não há espigões no lugar de casas, por conta de uma lei que limita a área construída a 15% da área do terreno. Uma lei que deu parcialmente certo, pois quem não paga IPTU constrói em 100% do terreno, ou mais, no caso das "construções" de dois andares, que já são bem comuns.

    ResponderExcluir
  6. não tenho certeza, mas a casa se parece muito com a casa na qual vendi meu candango para o Antonio Guerero, fotógrafo meu amigo. Comprei o candango do Magro do MPB4. Nela morava o Liwal Salles. Como disse,não tenho certeza se é a mesma casa.

    ResponderExcluir
  7. Essas casas parecem mesmo de zona sul.São casas que podiam acomodar várias famílias,mas só uma morava.A lagoa não tinha casas coletivas.Mas Botafogo tinha muitas.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos. Realmente uma bela construção, porém com poucos banheiros, o custo de um banheiro eleva o preço de uma construção, não só pelos materiais de acabamento, como também pelos materiais de infraestrutura, como rede de água, esgoto, se o aquecimento de água for através de boiler aumenta ainda mais, hoje com as novas tecnologias se faz necessário infraestrutura para telefonia, internet e TV a cabo, com o avanço da casa inteligente cada vez mais os custos das construções estão aumentando, tudo isso sem contar com sistemas de geração de energia e captação de águas de calha. O futuro está chegando em grande velocidade. Como serão as novas construções no final deste século?

    ResponderExcluir
  9. Casa bem espaçosa. Hoje em dia achamos deficiências nesses projetos antigos, mas naqueles tempos os costumes eram outros.
    Também não consegui ler o que está escrito nos cômodos provavelmente reservados aos serviçais. Acho que colocavam até 2 empregados em cada quarto. E como o banheiro mais próximo está no térreo e acesso por área descoberta, no mínimo em madrugadas chuvosas o velho e desagradável penico ficava de plantão embaixo da cama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testando: o unknown das 11:39h sou eu. Preciso verificar isso quando utilizo um computador que outra pessoa também usa.

      Excluir
    2. não é mais fácil se identificar como sendo quem vc é? Afinal vc não é polêmico e não estaria vulnerável a agressões.

      Excluir
    3. Sempre me identifico, exceto quando não presto atenção ao enviar comentário em computador que não seja o meu.
      E através do meu celular também aparece automaticamente o meu nome, por ser conta Gmail.

      Excluir
  10. a inexistência do Rebouças certamente fazia da lagoa um lago com tráfego ameno, clube de cavalos, pescarias, margens de praia , piers, pescaria parquinhos. creio que a avalanche despejada e recebida pelas 2 bocas na base da montanha mudou a paisagem. na Aníbal de Mendonça tinha alguma casa e tem se não me engano clinica de cirurgia plástica.muro alto não era exigencia...

    ResponderExcluir
  11. A Lagoa chegou a um patamar tal de insegurança que foi criado o programa "Lagoa presente", aliás com ótimos resultados, e nessa esteira existe uma dezena deles. A morte de um médico barbaramente esfaqueado deveria ter acendido um sinal de alerta na sociedade mas nada a não ser "faixas de desagravo, pombas brancas, e cruzes na praia" foi realizado. Cidades maiores do que o Rio possuem seus problemas, mas são infinitamente menores. A questão a ser resolvida além de uma profunda mudança na legislação é a mudança na mentalidade da sociedade efetivamente produtiva para que decida realmente os caminhos que pretende tomar: será o de um país de primeiro mundo com todos os "ônus inerentes ao contexto" ou continuará a ser um "simulacro de África?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel, o futuro do Brasil é cada vez mais se firmar como um narcopaís, tipo México, Colómbia, Bolívia, etc. As punições brandas, a progressão de pena, a complacência da sociedade com o crime em geral, as altas cortes priorizando a proteção dos bandidos em vez da da sociedade, um presidente cujo clã está envolvido com milícias, a expansão internacional do PCC, a progressiva entrada dos traficantes no Legislativo, elegendo seus membros ou quem os apoia, tudo isso só resultará em o Brasil se tornar uma potência mundial em tráfico de drogas. Quem viver, verá.

      Excluir
    2. Nunca m iludi com as mesmas declarações dos últimos governos federais quando divulgam aos quatro ventos que batemos ano a ano o recorde na produção de grãos, como soja, milho e outros, dando a falsa impressão aos desavisados que somos um país em franco desenvolvimento. Somos sim, um país em rápido empobrecimento social, financeiro e de suas instituições em todas as esferas. Daqui a 30 anos ou menos, será praticamente impossível viver nessa terra tupiniquim, tamanho será o número de bandidos, de assaltos, tráfico de drogas e de desrespeito as normas e regras sociais. Enquanto o código penal não for modificado resultando em penas muito mais rígidas e abolindo a saída de presos para Natal, dia das mães e por "bom comportamento", as coisas só irão piorar cada vez mais. Graças a Deus, já estarei no andar de cima.

      Excluir
  12. Mais um lindo imóvel que sumiu no tempo... Que bom que temos pessoas com paciência e conhecimento para nos mostrar isso. Cada dia que entro aqui recebo uma aula de vocês. Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. FF: tivemos um baile de carnaval em Barcelona... Sem a presença da principal "vedete".

    ResponderExcluir
  14. AVISO AOS NAVEGANTES: comentários negacionistas e obscurantistas, tais como campanhas anti-vacinas, incentivos às aglomerações, contrários às regras de uso de máscaras, etc, não serão publicados.

    ResponderExcluir
  15. Passei hoje pela Joana Angélica com Epitácio Pessoa e lá tem casa de pedra parecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, essa casa também me parece que está abandonada...

      Excluir
  16. Tenho 45 anos e desde criança escuto que o Brasil é o país do futuro.
    Hoje acredito em futuro tenebroso!

    ResponderExcluir