Total de visualizações de página

domingo, 22 de agosto de 2021

DOMINGO NO QUITANDINHA

Nesta fotografia de Kurt Paul Klagsbrunn vemos o Hotel Quitandinha, na década de 50. Em 1939, Joaquim Rolla comprou parte do terreno da antiga Fazenda Quitandinha e encomendou ao arquiteto italiano Luis Fossati um projeto para a construção do maior cassino da América Latina. A construção começou em 1940 e foi inaugurada em 1944. Pouco depois, em maio de 1946, o Governo Dutra proibiu o jogo, dando início ao processo de falência de Rolla, um dos homens mais ricos do Brasil, na ocasião. Em 1963, o hotel se transforma num clube, o Santa Paula Quitandinha Clube. Acho que atualmente funciona neste local algo relacionado com o SESC.

Vejam só o que um folheto de propaganda da época dizia a respeito do Hotel Quitandinha: 

Quitandinha, unique in South America, is admirably situated in the mountains near Petrópolis. Riding, boating, swimming and sports of all kins are allied to the comforts of a luxurious modern hotel. 

Quitandinha, unique en Amérique du Sud, est admirablement située dans les montagnes près de Petrópolis. On y pratique tous les sports en jouissant du confort d'un hôtel de gran luxe. 

Quitandinha, einzigartig in Südamerika, ist wundervoll in den Bergen bei Petrópolis gelegen. Zur Gelegenheit für allerlei Sport gesellt sich dort der Komfort eines luxuriösen Hotels.



Nas duas últimas fotos, do acervo do “Saudades do Rio – O Clone”, vemos uma família passeando no Quitandinha. Seria da família a Dodge SW 1950? Os outros carros seriam um Pontiac e um Cadillac?

12 comentários:

  1. Bom Dia! Ir a Petrópolis e não ver o Quitandinha era o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Dia de acompanhar os comentários. Na minha infância, os domingos ou feriados eram para visitar outros parentes. Dependendo da época era mais na casa de um tio do que do outro, por causa da piscina... Em datas especiais estava lá quase toda a família, de ambos os lados.

    ResponderExcluir
  3. Em verdade o todo o prédio do antigo hotel Quitandinha se transformou em moradia das classes C e D e seus apartamentos vendidos. São moradias de um e dois quartos em um condomínio razoavelmente administrado e nos classificados de imóveis é possível ver esses anúncios. Petrópolis é um local excelente, embora as favelas e tudo que delas é emanado estejam tornando a Cidade Imperial um "sítio" um tanto quanto depreciado. Petrópolis teve uma eficiente rede de bondes elétricos que atendia bairros como Modela, Bingen, Alto da Serra, e Cascatinha, e que inexplicavelmente foi extinta em 1939. A erradicação do ramal de Três Rios da Leopoldina que atendia Petrópolis ocorrida em 1964, foi um duro baque para o Turismo da região. Mas obviamente o ato do Presidente Dutra que tornou ilegal o jogo no Brasil e que foi mais uma "cagada" praticada por alguém mantido sob o "cabresto" da esposa, foi fundamental para a decadência de Petrópolis.

    ResponderExcluir
  4. A Lei brasileira é única, ao contrário dos EUA onde cada Estado possui Constituição e leis próprias. Esse sistema é adequado a países com grande extensão territorial e diversidade étnica e cultural. Lá há Estados que adotaram a pena de morte, o aborto, o jogo, a maconha, e em alguns deles determinadas condutas constituem crime e em outros não. Existem fortes lobbyes para que o jogo seja legalizado no Brasil, mas o jogo ilegal é uma ótima fonte de renda para políticos, que preferem que nunca seja legalizado. Ao contrário do que muitos pensam, não é a Polícia a maior beneficiária do jogo ilegal e sim a classe política. Dessa forma os jogo e em especial o bingo e o vídeo-bingo clandestinos empregam centenas de pessoas como motoristas, atendentes, promoters, garçons, seguranças, etc. No Rio existem dezenas dessas casas funcionam 24 horas por dia e caso fossem legalizadas gerariam tributos e empregos formais. O principal e ridículo motivo alegado por JK para a transferência da Capital para Brasília é aceito pela grande maioria da população mas o real motivo foi o de manter longe da mídia e da população o que seria em breve o maior antro de corrupção do planeta e um imenso balcão de negócios quase sempre espúrios e onde o interesse público sempre é deixado de lado.

    ResponderExcluir
  5. Quitandinha tem uma forte historia comigo. Minha mãe estava em lua de mel em 1946, quando veio o decreto do Dutra, à pedido de sua mulher, que proibiu o jogo no Brasil. Ela me contava que, no dia seguinte inúmeros funcionários se jogavam ao chão aos prantos, por terem seus empregos acabados.
    Em relação aos comentário do Joel de ontem, devo dizer que me surpreende seu conhecimento de música e artes, uma vez que essas coisas não combinam com um policial. Parabéns, apesar de termos posicionamentos políticos diametralmente opostos. A continuar assim , vou trazê-lo para a irmandade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conde di Lido, agradeço pelo elogio e acrescento um adendo. A maioria das pessoas imagina que policiais são indivíduos toscos, embrutecidos, sem cultura, e sem caráter, mas a realidade é bem diferente. Se você adentrar em uma Delegacia Policial há de se surpreender com o trabalho e a competência da grande maioria das pessoas que ali trabalham, já que são pessoas esclarecidas, com formação superior, e cujo ingresso na instituição se dá após um concurso público difícil e concorrido. O fato de lidar com o "lixo da sociedade", principalmente em um local como o Rio de Janeiro, torna o policial muito mais consciente da sua obrigação de defender a sociedade. O fato de portar uma arma de fogo não torna o policial "um perigo para a comunidade" como apregoam as ideologias de esquerda. Há um elenco de classes profissionais e políticas que contém indivíduos deletérios em quantidades industriais, e provavelmente policiais ocupem os últimos lugares nessa triste lista.

      Excluir
    2. Joel,
      Apesar de nossas posições políticas antagônicas , reconheço em vc uma pessoa superior na gama dos policiais. Fui preso umas 6 vezes durante a ditadura e não tive chance de encontrar um delegado aberto ao diálogo como vc é.
      Só dei de frente com verdadeiros gorilas, que me sacanearam até o fim. Ainda bem que não fui levado às instituições de repressão como o Cenimar e o DoiCode. Não levo boas lembranças dessa época.
      Vc é muito novo e, provavelmente não vivenciou o que descrevi.
      Te desejo tudo de bom. O tempo irá dizer qual de nós 2 estava certo...
      Grande abraço!!!

      Excluir
    3. André Bertoni, os tempos são outros. A verdade é que naquele tempo muitos policiais eram eram como você descreveu e no período do governo militar "muitas coisas saíram do controle". O DOI-CODI funcionou de 1970 a 1978 e ali atuavam grupos compostos de policiais civis, militares, e militares do exército, e muitos dos fatos que dizem ter acontecido ali podem ter realmente ter ocorrido. Atualmente além da capacitação pessoal de cada um existe uma tecnologia de ponta nas ações de inteligência e de investigação, sem contar que a Perícia Criminal é talvez a melhor do país. Na Divisão de Homicídios por exemplo, existem Peritos Criminais especializados em analizar "respingos de sangue" que podem determinar direção, altura, e distância dos ferimentos. Graças à excelência da Divisão Anti-sequestro, há muito tempo não existem mais casos de extorsão mediante sequestro. As grandes operações da Polícia Civil que ocorrem quase diariamente são altamente técnicas e bem executadas em territórios onde criminosos se defendem e atacam a Polícia com fuzis automáticos, granadas, e um material bélico de ponta, e são apoiados por políticos, parte de uma mídia comprometida, partidos políticos de esquerda, Defensoria, grande parte dos moradores de favelas, etc.Por outro lado tropas especializadas da Polícia Militar são de alta eficiência e obedecem aos padrões internacionais. O BOPE é a melhor tropa de combate à guerrilha urbana do mundo e polícias como a Norte-americana, de Israel, e de muitos países europeus, vem adquirir expertise nos cursos promovidos pelo BOPE. A maioria das pessoas não sabe desses detalhes. Como se pode ver, o receio que muitos tem da Polícia Civil é infundado. Forte abraço.

      Excluir
    4. A propósito, não sou Delegado e sim Oficial de Cartório Policial.

      Excluir
  6. A última vez que estive no local foi em 2019.
    Estava bem cuidado.


    Conde di Lido falando em irmandade, lembrei do seu Peru.😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também lembrei dele. Quem sabe o personagem foi inspirado no Conde? Kkkk

      Excluir