Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

PRAÇA JOSÉ DE ALENCAR - FLAMENGO

Foto de Malta mostrando a Praça José de Alencar, perto do Largo do Machado, em 1906. Segundo Brasil Gerson, a Praça José de Alencar sempre se chamou Largo do Catete (ou da Ponte do Catete), porque era nele que estava a Ponte do Salema, substituída por outras até a época de Pereira Passos, que foi quem converteu o Rio Carioca num riacho subterrâneo. Depois deram-lhe o nome de Ferreira Viana e, em 1897, o do romancista do Guarani, ao inaugurar-se nela o monumento a ele dedicado e esculpido por Bernardelli. Nesta praça ficava o Hotel dos Estrangeiros (talvez de onde foi tirada a foto). À direita vemos a torre da Igreja da Glória no Largo do Machado, inaugurada em meados do século XIX.

De 1850, temos esta bela gravura de Alfred Martinet mostrando o Hotel dos Estrangeiros. Dos grandes estabelecimentos da história da hotelaria carioca, nenhum outro até o momento conseguiu conjugar a fama do bom tratamento dispensado aos hóspedes, com a presença de um século no mesmo local. O Copacabana Palace aproxima-se disto.

Poucos anos depois da gravura acima temos esta estupenda foto de 1865 feita por Leuzinger.


O Hotel dos Estrangeiros ficava no nº 1 da Praça de José de Alencar,  Telephone nº 498. Um anúncio dizia: "O mais importante do Brasil e o que rivalisa em commodidade, asseio, conforto e tratamento com os melhores hoteis da Europa e da America. Dispõe este estabelecimento de 120 quartos de 1ª ordem; contem um grande salão de jantar, salão de recepção, sala de leitura e bilhares, salão para banquetes comportando 300 talheres, primorosos jardins e arvoredo, lindos terraços para recreio, excellente serviço de banhos quentes, frios e duchas dos systemas os mais aperfeiçoados. Posição única na Capital. Bonds da Companhia Jardim Botanico de 2 em 2 minutos, a todas as horas do dia e da noite. Preços razoaveis." 



Este outro anúncio, em francês como era hábito na época, destacava a proximidade com estação de bonde e carruagens. Além de banhos quentes e frios bem perto ficava o estabelecimento de hidroterapia do Dr. Julio Brandão e instalações para banho de mar. A Cia. do Sr. Mendes fornecia transporte mediante aluguel. Havia comida especial para pessoas adoentadas. Perfeita higiene.

8 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Dia de acompanhar os comentários, já que não tenho muito com o que contribuir. Passei várias vezes ao largo da praça, a caminho da Marquês de Abrantes, mas nunca reparei nos detalhes.

    ResponderExcluir
  2. O assassinato em 1915, de Pinheiro Machado a facadas nos degraus do hotel, talvez seja o fato mais marcante na história do hotel.

    Lembrando tb que no local está o Condomínio do Edifício Simon Bolivar.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia o posto de gasolina "enfeia" o local. Que bom se atualmente o francês fosse falado e escrito aqui como no passado. Hoje em dia é o "favelês", o "paraibês", e um português muito chinfrim, "visse"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel, seria posto de gasolina da Shell na rua Senador Vergueiro quase do lado da Majorica?

      Excluir
  4. É um lugar onde passei muito poucas vezes. Embora meio fora de foco, acho o idioma francês o de melhor sonoridade dentre aqueles com que costumamos ter algum contato. Pena ter sido substituído pelo inglês.

    ResponderExcluir
  5. Li em algum lugar que nesse hotel houve o suicídio de alguém famoso em 1915.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde a todos. A foto número 1 já postada aqui no SDR, é para mim a mais bonita deste local e das mais bonitas do Rio Antigo. Já quanto ao Hotel dos Estrangeiros, na Itália em algumas cidades com certeza ainda estaria em atividade e pela data da sua construção seria até o mais moderno da cidade. Nossa febre de jogar ao chão construções do início do século passado, fez-nos perder construções lindíssimas, que caso preservadas poderiam ser atrações na cidade ainda nos dias de hoje. Nas cidades que preservam as suas construções urbanas de séculos passados, 100% dessas construções quando realizadas, não possuíam luz elétrica, sistema de refrigeração e calefação industrial, visto que estas invenções ainda não tinham acontecido, porém a medida que as mesmas foram acontecendo, estas construções foram sendo reformadas e as introduzindo as modernidades e assim continua sendo até os dias de hoje, a medida que novas tecnologias são desenvolvidas, mais recentemente a informática, que você tem disponível em qualquer construção antiga da Europa e USA, diga-se de passagem com melhor qualidade do que a nossa. Vida que segue, tenho certeza que não será durante a minha passagem aqui nestas bandas, porém ainda vamos aprender a preservar as coisas no nosso País.

    ResponderExcluir
  7. O hotel dos estrangeiros ficava onde é o restaurante Planalto?

    ResponderExcluir