Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

RUA SENADOR VERGUEIRO

Vemos hoje aspectos da Rua Senador Vergueiro. Muito antigamente o acesso à Praia de Botafogo se fazia através de barcos a vapor que atracavam em três pontos desta praia e que tinham destinos como o Saco do Alferes, a Ponta do Caju e o Cais do Brito (perto do Cais Pharoux). Por terra havia acessos como o do Caminho Velho de Botafogo (atual Rua Senador Vergueiro) e o do Caminho Novo de Botafogo (atual Rua Marquês de Abrantes).

A Senador Vergueiro, de onde são estas fotos, começa na Praça José de Alencar e termina na Praia de Botafogo. Já foi conhecida como Antiga Rua da Pedreira e Caminho Velho de Botafogo.

Muitos outros destaques da Rua Senador Vergueiro já foram apresentados aqui no "Saudades do Rio", tal como a igreja da Santíssima Trindade e o Cinema Paissandu.

 


A Rua Senador Vergueiro provavelmente em dia de ressaca ou de muit chuva.

Acho que esse trecho deve ser perto da Rua Paissandu, olhando para Botafogo. Ali mais embaixo fica a curva da Rua Tucumã, na altura do segundo veículo, à esquerda. A foto deve ter sido feita em frente à Travessa dos Tamoios, que na verdade é uma rua que liga a Senador Vergueiro à Marquês de Abrantes.

A magnífica residência do Conde Candido Mendes. Provavelmente esta casa ficava na Rua Senador Vergueiro esquina com a Rua Barão de Icaraí. Tinha um terreno enorme, porém meio estreito na Senador Vergueiro, mas meio quarteirão indo pela Barão de Icaraí, onde depois dos jardins ficava a casa dos empregados. Atualmente há um prédio com uma galeria que ocupa os 3/4 deste terreno o outro 1/4 é ocupado por outro prédio moderno. Acho que sobreviveu até o final dos anos 60.

 

Rua Senador Vergueiro na altura do nº 148 no ano de 1962. 

9 comentários:

  1. O DKW é novinho, aquele parachoques saiu em 61. O lotação não me deixou saudade, mas é retrato de uma época - meu pai foi o engenheiro do 148, crio que foi a Cia. Pederneiras a construtora. Ele deve ter visto o que havia antes, talvez outra mansão do padrão fotografado.
    Senti faltada postagem dominical, mas hoje compensou..

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Essa rua faz um binário de trânsito com a Marquês de Abrantes. Eu passava muito mais vezes por esta, a caminho de Botafogo ou Gávea, vindo às vezes do Largo do Machado, do que no sentido inverso. Por isso não tenho muito com o que contribuir. Vou acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas "dobradinhas" de uma rua indo e a outra vindo são comuns na Zona Sul. Voluntários/São Clemente em Botafogo; Barata Ribeiro/Nsa. Copacabana em Copacabana; Visc. Pirajá/Prudente de Morais em Ipanema são outros exemplos.

      Excluir
  3. A última foto é do final de 1962. Nota-se que os postes de sustentação dos cabos de energia dos Trolley-buses já estavam instalados mas os cabos ainda não, apenas aparecem os que forneciam energia para os bondes. As primeiras linhas de ônibus elétricos foram inauguradas em 03 de Setembro de 1962 e seu trajeto era pela praia do Flamengo, pistas externas da Praia de Botafogo, Rua da Passagem, e Túnel Novo, enquanto o dos bondes foi desviado para o Túnel Velho. Os bondes que circulavam em Copacabana e Ipanema circularam até de Março de 1963 e os restantes até 21 de Maio daquele ano. Na Senador Vergueiro o último bonde circulou em Maio de 1963.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os tempos foram confusos entre Setembro de 1962 e Maio de 1963 para o sistema de transporte público na Zona Sul com a criação de diversas linhas de Ônibus elétricos e mudança de itinerário de muitas linhas de bonde, bem como a criação de "linhas temporária" como a Largo do Machado, Voluntários, e Real Grandeza. Duas garagens funcionando simultaneamente para bondes e ônibus elétricos contribuíam substancialmente para aumentar essa confusão.

      Excluir
  4. Em tempo, sobre a postagem de sábado, o Boavista venceu o Bangu pela série D e o próximo jogo será domingo, contra o Madureira, em Conselheiro Galvão. Alguns jogos da série D são transmitidos pela TV Brasil...

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia!. O Mercedão da foto 3 é um LP 331. Era figurinha fácil nas estradas.

    ResponderExcluir
  6. A casa do Conde Candido Mendes,ficava na rua Marques de Paraná.

    ResponderExcluir