Total de visualizações de página

sábado, 14 de agosto de 2021

MANCHETE ESPORTIVA






 Fotos da inesquecível Manchete Esportiva dos amos 50 e 60.

O Bangu de Zózimo e Zizinho, o juiz Malcher com Pinheiro e Bellini, Nilton Santos, Gilmar e Bellini com a Copa de 58, o time de basquete do Fluminense, o Madureira do goleiro Ari, que em breve iria para o Flamengo disputar posição com o ouyro Ari. 

25 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Interessante esse método de colorização em tempos pré digitais. Algo parecido era visto em postais.

    Hoje nenhum clube da cidade nas séries A ou B joga. O Vasco jogou ontem (e perdeu). Os demais só amanhã. Não sei quanto aos das sérias C e D. Bangu e Madureira no último caso.

    Ontem o dia não foi bom para ex-deputado(a).

    ResponderExcluir
  2. Ainda vai um comentário para o Joel, sobre o filme Orfeu Negro. O trecho do filme é inteiramente rodado junto à oficina dos bondes. A nesga de vista a que você se refere é sobre o quartel da PM (uma gradezinha azul-claro) na Evaristo da Veiga e os prédios são os dessa rua. Olhando em seguida para os bondes que vêm pela rua, aí dá para ver os prédios da Senador Dantas.
    Orfeu recebe o pagamento numa casinha que era para isso mesmo. Ele ainda diz que o fim da linha era ali mesmo, mas é gracinha da filmagem - dá para ver os bondes vindo da estação sem nenhuma interrupção da visão.
    Em frente havia uma construção de dois andares onde ficava a administração. Nós, estudantes, comprávamos os passes escolares no térreo deste pequeno prédio.
    Não é uma Manchete Esportiva, mas é cabível, acho... visto que Alberto da Gama Malcher morou no mesmo prédio que eu. Era ótima pessoa, andava com uma bicicleta pesadona para se exercitar e teve seus carros americanos, de um Dodge 46 passou para uma Chevrolet 1963 camionete que parava o trânsito, mas não cabia na vaga dele - resultado: ficava no sol e chuva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que essa via junto ao prédio da oficina fazia parte do trajeto dos bondes a partir do prédio da "Seda Moderna". Após a abertura da Avenida Chile a linha foi "cortada" e a cena mencionada aconteceu nesse "resto" do trajeto original após à Avenida Chile, estou certo?

      Excluir
    2. Está certo. O filme foi lançado em 59, portanto as tomadas foram bem anteriores. Talvez ainda houvesse a estação antiga. Pelo fundo da oficina está escuro, sombra do morro ou do quartel da Polícia Especial. Difícil especular.

      Excluir
    3. Se não me engano no filme o letreiro do bonde anunciava Babilônia, certamente não o Morro da Babilônia, no Leme. Então aonde?

      Excluir
    4. Nunca houve uma linha 84 "Babilônia". Era uma linha fictícia.

      Excluir
  3. Era uma outra realidade. Em uma época praticamente sem televisão e sem internet, as revistas e jornais eram o principal meio de divulgação. A atividade esportiva era diferente, a mentalidade era diferente, e os valores eram diferentes. A prática do futebol por mulheres era impensável. De minha parte tenho por convicção que é inadequada por várias razões. Não tenho certeza se o juiz Gama Malcher é o mesmo que se tornou juiz de Direito. Havia outros árbitros de futebol que "fizeram carreira na Polícia: Mário Vianna na antiga Polícia Especial de Getúlio Vargas e José Gomes Sobrinho como Delegado da Polícia Civil.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. A foto do time do Bangu acima mostra a diferença exata do futebol brasileiro dos anos 50 e 60 para os dias de hoje. Assim também o basquete brasileiro tanto o masculino, como o feminino, que já esteve entre os melhores do mundo, hoje não consegue se quer se classificar para disputar uma Olimpíadas.
    O Esporte deve ser praticado nas Escolas, lá deve ser o celeiro de novos atletas para cada tipo de esporte. Os jogos da Primavera e os jogos Universitários fariam a peneira dos atletas que se destacassem em cada modalidade, para que fizessem o seu desenvolvimento nos centros específicos de cada modalidade de esporte.
    A reforma de ensino ficou mais de 15 anos para ser elaborada, acabou sendo feita na base da canetada e continua sendo péssima para o desenvolvimento futuro do País, pois está totalmente fora de sintonia com a evolução do mundo.

    ResponderExcluir
  5. Na última foto, vemos a equipe do ainda Madureira Atlético Clube, com sua antiga e bonita camisa listrada nas cores roxo, branco e azul. Em 12 de outubro de 1971, se fundiu com o Madureira Tênis Clube e o Imperial Basquete Clube, formando assim o Madureira Esporte Clube e alterando as suas cores para amarelo, azul e vermelho. Manda seus jogos no Estádio Aniceto Moscoso, chamado popularmente de Estádio da Rua Conselheiro Galvão. Tenho muito carinho pelos clubes do subúrbio, que sempre disputaram o campeonato carioca e que hoje estão a míngua, subindo e descendo de divisão, exceto o próprio Madureira que nunca caiu, vez que possui um bom quadro social e boas instalações, além de ser dono de vários imóveis alugados no bairro de Madureira e adjacências. Os demais clubes ao longo do tempo foram perdendo poder econômico e esportivo, tendo cedido espaço para os clubes do interior do estado, que são invariavelmente bancados pelas prefeituras de suas respectivas cidades. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1974 e 1975 ia aos bailes do "Imperial Basket Club" na Estrada do Portela 57. Belas meninas de famílias tradicionais do subúrbio eram capazes de fazer com que jovens quase adolescentes como eu "encarassem" um trem ou um 638 lotados para desfrutar de tão belas companhias, sempre ao som de "Superbacana", Painel de Controle, e The Fevers. Esses bailes eram sempre às Quartas-feiras às 19 Horas. Hoje em dia o prédio foi demolido, a Estrada do Portela é um "mar de camelôs", o trânsito é "indiano", e desordem, a ilegalidade, e a falta de segurança imperam na região. O que pensariam Natal e Aniceto Moscoso se fossem vivos?

      Excluir
  6. Sobre a prática do futebol por mulheres, entendo que tal esporte é de natureza viril, já que a virilidade é uma característica exclusiva do "ser humano de sexo masculino", e em razão disso totalmente inadequado para mulheres. ## Existem vários exemplos de "profissionais de polícia" atuando como árbitros: os Coronéis da Polícia Militar Djalma Beltrami (é com I) e Aristeu Leonardo Tavares. E ainda como preparadores físicos os Delegados de Polícia Antônio Lopes e Hélio Vígio Gomes, com o qual eu trabalhei em 1984/85.

    ResponderExcluir
  7. Quando eu era criança, a única revista especializada em futebol era a Revista do Esporte. Em março de 1970, a Editora Abril lançou a revista Placar, que foi um grande sucesso à época, já visando a Copa do Mundo do México, com ótimas matérias e algumas fotos já coloridas. A primeira estampava na capa Pelé beijando a taça Jules Rimet. Lembro que comprei numa banca em Copacabana e passei a colecionar. Na parte central da revista era comum ter o pôster de algum jogador ou alguma equipe. Quando casei e me mudei para um apartamento menor, joguei todas fora por conta do grande volume a ser guardado. Essa primeira Placar hoje vale um bom dinheiro.

    ResponderExcluir
  8. Prazeres infanto juvenis. Chegar cedo no Maraca, ver uma preliminar na qual as vezes havia lances bonitos ou engraçados, escutar "Enquanto a bola não rola" no radio, assistir as figuras da geral, ver o clarão quando havia briga, o coro de "piranha" quando uma gostosa de shortinho ousado e exibicionista entrava na arquibancada, comer um cachorro quente, deixar o carro parado na saída do viaduto para não pegar engarrafamento, e por aí vai. Olaria do Afonsinho, América do Alex, e as narrações de Waldir Amaral e Jorge Curi, fora os impagáveis comentários de João Saldanha " a iluminação da grande área parece luz de boate", o placar foi de novo OXO (ôxo), e por aí vai, mais uma vez..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para as mulheres bonitas e elegantes de corpo "violão" o coro era só "gostosa".

      Excluir
  9. Eu sou do tempo da Revista Placar, mas estou com alguns exemplares de outras revistas que meu pai guardou, especiais referentes às Copas do Mundo de 1958 e 1962.
    Já li que até a década de 50 ainda existia defensor da proibição de esporte de contato para mulheres. Lembro no momento que olímpico sobrariam só o atletismo, natação, ginástica, vôlei e tênis, de quadra e de mesa. E os recém acrescentados surfe e skate, que colocaram o Brasil num patamar mais acima no quadro de medalhas.

    ResponderExcluir
  10. senti falta do Flamengo... Já existia nessa época????

    ResponderExcluir
  11. Além da queda do Vasco e do Botafogo da série A para B, e ambos com dificuldades até agora nessa última, os clubes cariocas de menor investimentos não passam da primeira fase da série D, isso quando conseguem se qualificar para essa disputa, pois enfrentam a concorrência dos times do interior fluminense.
    Torço para o Bangu conseguir passar para a série C. Ou o Madureira.

    ResponderExcluir
  12. Uma lástima que os clubes dos subúrbios estejam, inexoravelmente, acabando. E com os grandes a coisa também não anda muito bem. O Fla está quase monopolizando o futebol do estado. O Flu ainda luta por um lugar ao sol e já a algum tempo é a segunda força. Bota e Vasco vão tentando sobreviver.

    Aqui na ZO o Bangu ainda possui alguma estrutura e o estádio de Moça Bonita está razoavelmente conservado; a estação de trem Guilherme da Silveira atende bem ao clube.
    E por falar em estação de trem, outra lástima foi a desativação da estação João Ellis. Era localizanda entre as estações de Augusto Vasconcellos e Campo Grande do ramal de Santa Cruz. Atualmente se encontra abandonada, restando-lhe apenas as plataformas. Servia como uma ponte de acesso ao estádio ítalo Del Cima. Há 20 e poucos anos atrás foi desativada, após o clube Campo Grande ter sido rebaixado. Recentemente, o estádio ítalo Del Cima foi reformado, porém a estação João Ellis continua desativada, e os moradores da região pedem para a Supervia pela reativação, já que atendia também à comunidade.

    ResponderExcluir
  13. Quanto ao comentário do Joel das 08:26h, acho que o José Gomes Sobrinho foi delegado do DOPS mais ou menos em 1973.

    ResponderExcluir
  14. Não citei série C porque o participante não é da capital (Volta Redonda)... Na série D também está o Boavista, no mesmo grupo de Bangu e Madureira.

    Por comentários como o de 10:19, o futebol feminino não se desenvolve no país. Imagina um absurdo desses dito na Europa ou principalmente na América do Norte, onde o "nosso" futebol é notadamente um esporte para meninas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E na paraolimpíadas existe até futebol para cegos...rsrsrs

      Excluir
  15. Em tempo, por muito tempo o endereço Estrada do Portela, 57 foi uma loja da Ultralar. Atualmente é usado por outra rede de lojas. No subsolo tem uma galeria com vários boxes usados por vários ramos de comércio. Anos atrás eu ia em um sebo que havia lá. Também tem uma ligação dessa galeria com o Shopping São Luiz, o dos peixinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FF: no site do Globo vi duas matérias, uma sobre um avião elétrico da Embraer, em testes, e outra sobre uma moto voadora, também em testes. A foto fazia lembrar mais um drone gigante com um selim...

      Excluir
  16. O futebol talvez seja o esporte mais inclusivo. Pessoas altas, baixinhas, magras, fortes, franzinas, habilidosas ou não, de qualquer nível social e econômico, todos podem jogar ou participar. Inclusive as mulheres. Sorte que elas não jogam juntas com os homens, pois seria divertido ver uma Marta dando lençol ou nas "canetas" de alguns "viris".

    A "bandinha do Bangu" era uma das melhores coisas em jogos no Maraca. Nem sei se ainda existe.

    Tive algumas "Placar" e guardei vários exemplares do "Jornal dos Sports", o rosadinho. Mas tudo foi se perdendo com o tempo.

    ResponderExcluir