Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

ONDE É?




 Um "Onde é?" relativamente fácil.

27 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Ênfase no "relativamente"... O local da primeira foto não me parece estranho, sem convicção. Os demais sem chances. Mas, vai que me surpreende mais tarde.

    Gostaria de falar sobre a última foto, da obra da CEDAG. Após a fusão virou Cedae, sinônimo de desperdício e ineficiência.

    Parte de sua área de cobertura foi assumida em novembro por uma empresa privada e, em pouco mais de um mês, as reclamações dispararam. Em alguns noticiários de TV eu vejo matérias tentando aliviar a imagem desta nova empresa. Em alguns locais, só em fevereiro a nova empresa assume a distribuição de água. Em outros, continuará com a Cedae porque não houve interessado em assumir o "pepino". A captação e tratamento continuam com a Cedae.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser fácil... é só descobrir a relação das agências do Banco Nobre.
    Na foto 1, um Dauphine escondido e um Morris Oxford.
    Na foto 2, uma motocicleta pré-japonesa; e na 3, um DKW-Belcar de 64 em diante, um Chevrolet e um Packard, estes das safras 46-48. Anos 60, placas numéricas e Estado da Guanabara. Ah, um caminhão tanque FNM e uma Rural-Willys, só vi agora. Era inverno...

    ResponderExcluir
  3. Em tempo, diria que as duas primeiras fotos teriam a ver com obras do metrô, mas sem muita convicção. A segunda chutaria Tijuca, ali perto da Paulo de Frontin (João Paulo I) ou Heitor Beltrão.

    ResponderExcluir
  4. A primeira foto é na Princesa Isabel na saída do Túnel Novo, e à direita está o início da Barata Ribeiro. A segunda é na Siqueira Campos logo após a saída do Túnel Velho, e a terceira é na Barata Ribeiro.

    ResponderExcluir
  5. FF: na calada da noite aprovaram orçamento de 2022. Para caças e submarinos, o dobro da saúde e o triplo da educação... Espero que possa ser revertido.

    E a chuva continua.

    Os dirigentes do Flamengo continuam seu tour por Portugal, adiando a volta para depois do Natal. Hoje tem Porto X Benfica pela Taça de Portugal (na ESPN Brasil). Jogo eliminatório. Pessoal sempre arrumando manchetes para a fla-prensa, principalmente depois de perder a final da Libertadores e ser vice do brasileiro.

    ResponderExcluir
  6. Na data de ontem ,em 1959 estava soltando pipa junto com alguns membros da patota que eu fazia parte, quando vimos dois aviões chocarem-se no ar. De onde estávamos deu para ver também o rastro de fumaça que seguiu o avião maior até o chão, ( hoje rodeado de edifícios, não dá para ver nem a quadra seguinte). Logo recolhemos as pipas e cada um em sua bicicleta fomos até o local do acidente. Quando lá chegamos já tinha socorro mas a área ainda não estava isolada.Sempre me lembro deste acidente porque é neste dia que duas pessoas da família fazem aniversário.

    ResponderExcluir
  7. Mauro, foi o acidente com o Cadete Eduardo da Silva Pereira? Acho que foi dia 22/12.

    Ele acertou o avião da Vasp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo: Foi esse mesmo. Na época o noivo de minha irmã morava na Rua Professor Lace,a menos de 100 metros do local.

      Excluir
  8. A foto 3 se situa entre 1962 e 1967. Os cabos elétricos dos Trolley-buses que aparecem comprovam isso.FF: Tiririca tinha razão quando disse que "Nada é tão ruim que não possa piorar". O PSOL apresentou o PL 4140/21 na Câmara dos Deputados para que o crime de Furto (ART 155 do CP) quando praticado por necessidade ou for de valor insignificante "deixe de ser considerado crime". A justificativa é que a Pandemia deixou muitos brasileiros necessitados". Só falta acrescentar que telefones celulares e veículos são considerados de valor insignificante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso já existe, teoria da insignificância e furto famélico.
      Por ser PL não quer dizer que seja aprovado.

      Excluir
  9. Fizeram uma postagem no FB lembrando esse acidente. Com a edição do UH do dia seguinte.

    https://www.facebook.com/riosuburbio/?__cft__[0]=AZWfwodG3kum9ek094o9cJ0AdqMsEWpZlGk2LA7-l9Weyukk3vaGReG2KazyFDZ_qmekfJVcZ6fpL9e4ZyheQRiseRCF826HvuYoGTFiIrReQRMdifKQRJVs06d24dE51_cTwR7ejl2v0sqUFNvKymgQiLYyOFojdve_el_Vh0TiV0ttAFSaQZXlFmJayjIjmGQ&__tn__=-UC%2CP-R

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só tinha um ano de idade, mas cresci ouvindo muitas lendas sobre o acidente. Uma delas conta que uma mulher que tinha pavor de viajar de avião morreu na cadeira de um dentista cujo consultório foi atingido.
      Outra é que o piloto da FAB estaria se exibindo para a namorada fazendo manobras radicais.
      São muito conhecidos no trecho do acidente o Colégio Cardeal Leme, o Social Ramos Clube, a Igreja N.Srª. das Mercês e, na rua citada acima pelo Mauro Xará, a Imperatriz Leopoldinense, fundada naquele mesmo ano.
      Aliás, também contam que a torre da igreja foi atingida, mito ou verdade?

      Excluir
    2. Paulo,

      Uma pessoa do bairro de Inhaúma cuja família conhecia o rapaz, disse que ele foi mesmo se exibir para a namorada.

      Ele foi o único que sobreviveu.

      Excluir
  10. 1 Canteiro central da avenida princesa Isabel, Copacabana.
    Achei que fosse metrô mas reconheci o prédio atrás. Entre NS de Copacabana e Atlântica do lado direito olhando para o mar.

    ResponderExcluir
  11. O comentarista de 10:21 é um pândego. Comparar saco de feijão ou arroz com celular...

    ResponderExcluir
  12. Na primeira imagem - canteiro central da av. Princesa Isabel - a construção com a fonte ao lado parece ser de ventilação (e acesso ?) a alguma instalação subterrânea.

    ResponderExcluir
  13. Não consegui identificar nenhum local nas fotos de hoje, mas gostei de ver que tem muita coisa pouco comum ainda a ser garimpada sobre o Rio. Até o Packard é coisa rara.

    ResponderExcluir
  14. Tendo em vista o comentário das 11:26 "pândego é o nosso Comentarista Olímpico na melhor das hipóteses", ou quem sabe um "inocente útil", pois se tal projeto fosse aprovado e levado à sério seria um precedente perigosíssimo, já que utilizando uma linguagem chula, "depois da glande entrar o resto é fácil". Bastaria alterar a Lei tal que teria a seguinte redação: "passam a ser considerados "de valor insignificante bens móveis, imóveis, e semoventes".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito, este PL seria mais grave do que foi proposto escancarando a liberação de compra de armas por "pessoas de bem", felizmente barrado pela justiça. Mas eu sou só um "inocente útil"...

      Excluir
  15. Boa tarde. Sem tempo para pesquisar o onde é de hoje. De imediato não reconheci nenhuma. Sem paciência para comentar atos de políticos brasileiros e comentários de quem tanto defende os "necessitados" mas no final do mês não dividem o seu salário com eles.

    ResponderExcluir
  16. O Joel matou a localização das fotos. A da Barata Ribeiro acho que é em frente ao antigo nº 200, com a Praça Cardeal Arcoverde à direita.
    A de perto do Túnel Velho vemos a Siqueira Campos ainda com paralelepípedos. Era a única das ladeiras da região em que passavam os bondes.
    A agência de automóveis da Princesa Isabel era uma grande referência de Copacabana.

    ResponderExcluir
  17. Quanto ao comentário do Joel (10:21h), plo número do PL é 4540 e não 4140. É uma redação muito aberta a interpretações na Justiça. O resultado é que o juiz de primeira instância pode achar que o furto se enquadra no caso previsto; o de segunda instância acha que não; o de terceira instância também; o de quarta, acha que sim; o de quinta, que sim; o de sexta, que não; o de sétima, que sim; ... o de nonagésima quarta instância, que não; o de enésima instância, que sim.

    Como sempre acontece, as leis são elaboradas com imprecisões e contradições propositais, além de permitir interpretações diversas e deixar brechas. É por aí que os escritórios de advocacia e os magistrados enchem as burras. Leis precisas não interessam a ninguém.

    Vide a prisão em segunda instância: ja mudou várias vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não muito tempo atrás, o STF estava julgando caso de roubo de valor irrisório. Acho que o PL seria para evitar que casos assim aconteçam. O problema do comentarista das 10:21 é com quem propôs. Pode ter certeza que não seria alguém dessa linha de pensamento que proporia a alteração sugerida no comentário de 10:21...

      Excluir
    2. Complementado o comentário e tendo em vista o seu comentário das 20:30, "cidadão armado nunca será escravizado" e os EUA, Canadá, e Suíça, são um exemplo disso. Por outro lado e no Rio de Janeiro, "cidadão desarmado é refém em comunidades dominadas por traficantes ou milicianos" como você deve saber muito bem já que a as Vargens, CDD, Terreirão, e em especial Curicica, são a "sua de jurisdição"...

      Excluir
  18. Bom... tentando ser um dublé de "detetive", o ônibus da foto #3 pertencia à empresa Auto Viação Tarumã (serial a partir de 18.000, sendo que ela foi extinta, mas ainda não vi mais detalhes sobre datas). Seria o caso agora de se buscar as linhas que a Tarumã fazia e checar as principais ruas... mas realmente, deve ser a Barata Ribeiro mesmo... E por se vislumbrar uma Vemaguet andando pelos próprios meios (sem reboque nem ninguém empurrando, rsrsrsrs), isso deve ser na década de 60 ...

    Para esta informação sobre a empresa de ônibus eu consegui no seguinte link, que pode ser útil aos dublés de detetive aqui presentes:
    https://onibusdorio.fandom.com/wiki/Todas_empresas_de_onibus_municipais_do_Rio_de_Janeiro

    ResponderExcluir