Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

PREFEITURA

Postal de Marc Ferrez, mostrando o prédio da Prefeitura do Rio de Janeiro. Coleção de Klerman W. Lopes. Desde 1892 até meados da década de 40 do século XX funcionou neste prédio que ficava entre as ruas General Câmara e São Pedro, exatamente no leito onde seria construída a Av. Presidente Vargas.  Foi demolido durante abertura da Av. Presidente Vargas. 

Deste local o Prefeito Pereira Passos administrou a modernização da cidade e foi daí, também, que o Prefeito Carlos Sampaio comandou o arrasamento do Morro do Castelo.

O outro prédio que vemos na foto sobreviveu e é a Escola Rivadávia Correia.

Nesta foto um carro fúnebre passa diante do prédio da Prefeitura.

Depois da demolição do prédio a Prefeitura ocupou por pouco tempo o casarão onde funciona o Museu da Cidade, na Gávea. Na administração Ângelo Mendes de Morais, de 1947 a 51, passou a ocupar o Palácio Guanabara, que desde o fim do Império tinha passado por diversos usos. O lugar foi mantido pelo Governo do Estado da Guanabara (neste período a Prefeitura deixou de existir) e finalmente encampado pelo Governo do Estado após a fusão. 

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro que existe hoje foi criada apenas com a fusão, em 1975, ocupando a casa que havia pertencido à Embaixada do Reino Unido, em Botafogo. Junto ao Gabinete do Prefeito existe uma galeria de todos os governantes da cidade: prefeitos do Distrito Federal, governadores da Guanabara e prefeitos do Rio. 


Nesta foto da década de 30 vemos o prédio em obras.

No final dos anos 70 foi construído o Centro Administrativo São Sebastião, popularmente conhecido por "Piranhão". Mas quem trabalha na Prefeitura só chama pela sigla CASS. 

Aqui vemos o projeto original, de 1875.

15 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    O mais emblemático é ver a foto da reforma dos anos 30 e saber que menos de dez anos depois, estava tudo derrubado...

    Quando comecei a me interessar pelo tema Rio Antigo, há uns vinte anos, e via uma foto da prefeitura, ficava especulando onde seria a localização. Engraçado que naquela época eu pouco via fotos dos anos 30 e 40. As fotos padrão eram as do início do século, especialmente do Malta, do Marc Ferrez e outros poucos.

    Só depois vimos fotos dos filhos destes fotógrafos, até com exposição da Família Ferrez. Fotos dos filhos do Malta eram atribuídas a ele.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia! O Rio continua lindo, mas assim que puder vou morar em outra cidade mais segura e mais barata.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o CASS, quando construíram o prédio anexo, este rapidamente foi apelidado de "Cafetão"...

    ResponderExcluir
  4. A Prefeitura era chamada de Intendência Municipal e ficava em um ponto nevrálgico do Centro do Rio. Ainda restam pouquíssimos prédios naquele trecho entre as antigas "Rua Larga e Rua de São Pedro. Uma delas serve de cortiço e está em estado deplorável.### O atual prédio da Prefeitura e que também abriga inúmeras Secretarias Municipais, não poderia ter nome e local mais apropriado, já que ali é foco de doenças muito mais contagiosas do que a "blenorragia", a "Sífilis", a "Cristã de de galo", o "cancro", o "chato", e muitas outras que grassavam naquele espaço no passado, mas que são atualmente facilmente curáveis com Penicilina. Porém os focos das atuais doenças ali cultivadas são muito mais mortíferas, já que são de ordem moral e "incuráveis" no Brasil. FF: um professor de uma escola pública em Santo André foi afastado pela direção porque em um evento cultural se vestiu com uma túnica branca usando um capuz da mesma cor, semelhante àquela usada pela Klu Klux no filme "Mississipi em chamas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como bem dizia o comediante Jurandir Czaczkes, mais conhecido pelo apodo de Juca Chaves: "Bons tempos aqueles, em que doença venérea se curava com Benzetacil."

      Excluir
  5. Foi uma pena que não tivessem preservado este prédio da Prefeitura bem como a igreja de São Pedro.
    A Av. Presidente Vargas, como dizia o Tumminelli, "é um horror!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para piorar está inacabada até hoje. Com a situação atual da cidade assim ficará.

      Excluir
  6. Acho que já falei aqui. Os prédios da prefeitura são o Piranhão, Cafetão e o filhos da putinha.

    ResponderExcluir
  7. O Estado da Guanabara possuía mais recursos em razão de recolher impostos que atualmente são de competência municipal, já que era uma "Cidade-Estado". O Prefeito Marcos Tamoio montou a estrutura do atual município. A sua primeira sede funcionou no Edifício Estácio de Sá no Castelo. Mais tarde com o desdobramento dos departamentos, a sede ficou na São Clemente e as diversas Secretarias Municipais foram alocadas em locais diversos. Marcos Tamoio era um competente administrador e Engenheiro de formação. Já no Estado do Rio seu primeiro Governador, o Almirante Floriano Peixoto Faria Lima, homem probo e cujos predicados dispensan comentários, teve que administrar uma "batata quente" ao assumir. Infelizmente tanto o Estado como o Município do Rio do Janeiro após a "abertura política" após o fim do A.I.5 em 1978, foram reféns de aventureiros e ex-terroristas, que se sucederam em suas administrações. As administrações de Itagiba de Moura, Roberto Saturnino Braga, e Wellington Moreira Franco, dispensam maiores comentários.

    ResponderExcluir
  8. Será que existe registro do ano de conclusão da obra desse prédio?
    Conforme vemos na última foto o projeto foi para abrigar a Câmara Municipal da Corte.
    Na verdade nunca li sobre existir a figura do prefeito nos tempos anteriores à República. Era tudo com o legislativo?

    ResponderExcluir
  9. Às vezes as coisas trazem um simbolismo que não captamos. O fato de a Prefeitura (melhor dizendo, o governo) se instalar onde era a zona não é a toa. Da mesma forma, quando antigamente a cadeia e a Câmara eram no mesmo prédio, isso tinha um grande significado que infelizmente foi perdido com o tempo mas que trazia embutida a sabedoria de antanho. Nem Nostradamus era tão bom em previsões como nossos antepassados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De curiosidade, eu e um colega fomos passear na zona nos anos 70. Foi uma experiência surreal, saímos de lá chocados com a imensa podridão, desde as ruas, aos prédios e as pessoas que lá se encontravam. Com certeza foi o lugar mais horrível que conheci no Rio de Janeiro, aliás, no mundo inteiro.

      Excluir
  10. Se tivéssemos mantido essa tradição, nossos dignos, probos e honestíssimos representantes hoje em dia poderiam trabalhar home office, bastando descer ou subir um andar. E não necessitariam de carros oficiais.

    ResponderExcluir
  11. Há muito tempo eu penso numa ideia que para muitos pode parecer esdrúxula: transferir a sede da prefeitura do Rio para um bairro mais próximo do centro geodésico da cidade. Podia ser por ali na Taquara. Sulacap também seria um local interessante, com o QG da PM, Campo dos Afonsos e a Transolímpica ali do lado. Quem sabe assim a prefeitura não olharia o "resto da cidade" com outros olhos?...

    FF- 11 dias que tiraram o ConectSUS do ar. Quem foi e por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Wagner, lembremo-nos da velha máxima "Is fecit cui prodest". A quem interessa o ConectSUS fora do ar? A quem é contra a comprovação da vacinação. E quem é contra isso?

      Excluir