Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

TURISMO

Outro dia em uma roda de conversa ficou evidente que os cariocas frequentam muito pouco os pontos turísticos mais famosos da cidade.


Ao Morro da Urca e ao Pão de Açúcar lembro de ter ido algumas vezes. A última foi para levar um casal de amigos espanhóis que visitavam o Rio pela primeira vez há uns cinco anos. Anteriormente também fui, nos anos 60, quando houve uma Feira da Providência dentro do Iate Clube.



Ao  Corcovado fui quando criança, pois tenho fotos, mas não lembro. Depois em duas excursões com colegas de colégio, quando saíamos do terreno do Santo Inácio e subíamos a pé até ao Corcovado, passando pela favela de Santa Marta, em tempos mais tranquilos. A última vez, com uma namorada, mas isto já faz mais de 40 anos.

E vocês, ilustres comentaristas do "Saudades do Rio", todos conhecem estes dois pontos turísticos?

19 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Culpado...

    Nunca estive em qualquer um dos dois. O mais perto que cheguei foi no IME. Uma vez...

    Minha mãe foi pelo menos uma vez no Corcovado, nos anos 80, com outros parentes. Não lembro se minha irmã foi com ela. Se já esteve lá, acho que sim...

    No Pão de Açúcar mais fácil ela ter ido por ter frequentado por anos o IME...

    Meu pai e meu irmão não eram muito de sair para esses programas.

    ResponderExcluir
  2. Of course! Fui várias vezes ao Pão de Açúcar, a última em 1999. Idem ao Corcovado, a primeira ainda criança, com vários parentes, a pé pela linha do trem do Silvestre para cima.

    Difícil um carioca nunca ter ido a esses lugares icônicos. Mas como "santo de casa não faz milagre"...

    ResponderExcluir
  3. Fui ao Morro da Urca quando era bem criança com meus pais, e no final dos anos 70 frequentei a discoteca "Noites Cariocas". Era um ótimo "point" em que boa música, belas meninas, e um belíssimo visual, eram os pontos fortes. As filas na estação do bondinho na Praia Vermelha era grandes e o bondinho subia lotado. Nunca se soube da ocorrência de roubos, assaltos, e agressões, e apenas a presença de alguns maconheiros era percebida. Ir ao Cristo Redentor no passado era programa constante para as famílias, já que não havia as dificuldades existentes atualmente. Era grande o movimento de carros na Estrada das Paineiras e o estacionamento no Corcovado estava sempre lotado. A viagem de trem ainda é uma das mais bonitas que eu conheço, apesar dos percalços. A ferrovia inaugurada em 1884 utiliza o sistema Fell de cremalheira e até 1910 eram empregadas locomotivas Baldwin a vapor. Como curiosidade, o sistema de cremalheira Fell é o mesmo que era utilizado pela Leopoldina e pela Central na serra de Petrópolis e Teresópolis respectivamente. As rodas dentadas que eram utilizadas nesse sistema de aderência encaixam-se verticalmente no trilho central, diferentemente do sistema Riggenbach que era utilizado na serra de Nova Friburgo, no qual as rodas dentadas encaixam-se horizontalmente no trilho central e paralelamente ao solo.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! Já estive nos dois,mas isso foi em Mil Novecentos e Antigamente. Atualmente Pão de Assucar, Corcovado,Festa da Penha, Quinta da Boa Vista não fazem mais parte dos lugares que costumo ir.

    ResponderExcluir
  5. Eu também só sei da primeira ida ao Corcovado através de fotos onde apareço com uns 3 ou 4 anos de idade.
    Então, considerando só as visitas que lembro sem apelar para fotos, foram 2 vezes aos "pés" do Cristo, uma em 1968, quando eu tinha 10 anos de idade, e outra em 2006, com esposa e filhos.
    Para manter o mesmo intervalo tenho que voltar lá em 2044.
    No Pão de Açúcar nunca fui, mas lembro de chegar perto do local de embarque, com meus pais. Acho que minha mãe "pipocou" na hora que viu de perto aquele bondinho antigo pendurado em cabos. Depois disso entrou naquelas listas do "um dia eu vou", mas nunca acontece.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Fui várias vezes a ambos, sempre levando visitantes da fábrica Americanos que nos visitavam em períodos de reformas nas fábricas ou visitas técnicas, quase sempre visitávamos os dois locais. Acho que a última vez que visitei ambos os locais foi em 2010 ou 2011.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos. Fui várias vezes ao Corcovado e Pao de Açúcar até o início da adolescência com pais e 2 irmãos. Em função do padrão financeiro dos meus pais, para ir com frequência devia ser muito mais barato que hoje. Já adulto fui poucas vezes ao Noites Cariocas ou shows de cantores no Morro da Urca.

    ResponderExcluir
  8. Não sei se alguém lembra, mas havia um projeto de um teleférico da lagoa até o corcovado.
    Seria algo interessante, como todas as promessas do Rio, ficou nisso.
    Agora é uma fortuna visitar o Cristo, trem caro, franelinha pedindo 50 reais em volta da estação (pm e gm no esquema) ou as Vans no largo do Machado.

    ResponderExcluir
  9. Estive no Pão de Açúcar apenas uma vez, na década de oitenta. No Cristo, estive na última vez em 2016 para levar um gerente da fábrica da Argentina. Aquela logística de espera para pegar a Van pra subir até ao sopé da estátua desanima um pouco.
    Gosto muito de levar visitas a Niterói; há pontos maravilhosos lá, com menos complicação. Ou vistas menos badaladas, como o caminho da Prainha pra Grumari, Restinga da Marambaia, Pedra Bonita e outras...

    ResponderExcluir
  10. Confesso que nunca subi ao Morro da Urca...Para um bom Carioca, soa como uma espécie de sacrilégio...

    ResponderExcluir
  11. Bom dia.
    Corcovado, algumas vezes de carro quando ainda era possível, há mais de 40 anos e uma última vez de trem em 2014 acompanhando um casal de amigos finlandeses.
    Pão de Açúcar, nunca; só até o morro da Urca, nos tempos da Noites Cariocas.
    Santo de casa não faz milagre ...

    ResponderExcluir
  12. Ir ao Pão de Açúcar é bem mais fácil do que ao Corcovado.
    Acho que comprando pela Internet ir ao Corcovado não é difícil.
    Vale muito a pena. A Curva do Ohhh!!! num dia bonito é espetacular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou adorando morar no Rio depois de mais 40 anos no exterior, o Rio ë tão lindo, especialmente de longe.

      Fomos ao Corcovado no ano passado numa segunda-feira na hora do almoço, não tinha fila nenhuma, entramos logo no trenzinho e 20 minutos depois chegamos na estação final, pegamos o elevador até a escada rolante e chegamos a estátua. Nada subir escadas como no passado. Como o restaurante estava fechado e estávamos famintos só ficamos 20 minutos, o trem levou outros 20 minutos para descer. Comentei que parecia coisa de primeiro mundo, muito bom o passeio, mesmo para idosos.

      Também fui ao Pão de Açúcar e gostei muito do passeio.

      Finalmente depois de tentar umas quatro vezes a estrada da Vista Chinesa abriu o acesso de carros (só em dias úteis), fui pela primeira vez. Um passeio rápido de carro, entrada grátis!

      Também fomos ao Penhasco dos Dois Irmãos de carro, tem um jardinzinho em torno de um laguinho que é muito agradável. A vista é muito bela.

      Excluir
  13. No pão de açúcar já fui algumas vezes, sobretudo no morro da urca, através da trilha que começa na pista Cláudio Coutinho.

    Já no Corcovado, me disseram que fui quando era muito pequeno, mas não lembro de nada.

    ResponderExcluir
  14. Eu gostava muito de subir ao Alto da Boa Vista e de lá pegar o caminho do Sumaré ou da Vista Chinesa.

    Também achava bonito subir a rua Barão de Petrópolis e antes de entrar no túnel da rua Alice dobrar à esquerda, passar por cima do túnel e pegar o caminho da Casa do Bispo.

    ResponderExcluir
  15. Até os 40 anos de idade, nunca tinha ido em nenhum desses dois pontos turísticos.

    Mas depois que me associei a Appai (Associação dos Professores da Cidade do Rio de Janeiro), passei a ir com frequência ao Pão de Açúcar, provavelmente umas 6 vezes, enquanto que no Corcovado fui uma única vez, ano passado.

    A Appai diaponibiliza ingressos gratuitos para ambos os locais e a mais alguns ainda.

    E realmente uma ida a um desses pontos, com família, gera uma grande despesa, se contabilizar todos os custos do passeio, mesmo em épocas de promoção tipo ingressos pelo carioquinha.

    E esses dois locais são acessíveis para cadeirantes, que é o meu caso. Até mesmo estacionamento fica gratuito, caso se consiga arrumar a vaga.

    ResponderExcluir
  16. A última vez que estive ou foi em 2018 ou 2019, por causa do curso de guia de turismo que eu fiz.
    A aula técnica é obrigatória nesses locais.

    ResponderExcluir
  17. Fui pequeno ao Corcovado e uma vez com uns 20 e poucos anos levando gringa. Ao Pão de Açúcar fui uma vez. Mais ao Morro da Urca, mas nunca para boate nem carnaval. Vistas maravilhosas e acho que um chorinho ou samba cairiam bem nesses locais. Mas recomendo alugar barco na Marina da Gloria e ir até Cagarras ou Arpoador só no pano, sem motor. Ando curioso para ver como está o Largo do Boticário. E pelo alto acho o trajeto Rua Candido Mendes -Itanhangá o máximo.

    ResponderExcluir
  18. Talvez quando voltarem com o projeto Carioquinha, quem sabe?

    ResponderExcluir