Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de março de 2022

HÁ 100 ANOS

As fotos de hoje têm como fonte o excepcional livro “O Rio pelo alto”, de Patricia Pamplona, com fotografias produzidas pelo Serviço Geográfico Militar nas décadas de 1910 e 1920.

Vemos a então chamada Praia da Gávea, em São Conrado. Da esquerda para a direita, as ilhas Pontuda e Alfavaca, e a Ponta do Marisco, onde está hoje o Costa Brava. A Estrada da Gávea corta a imagem até unir-se à Estrada do Joá. Ao fundo a Pedra da Gávea.

O Leblon dera assim, em foto tirada a partir do Mirante do Leblon. Apenas a Av. Delfim Moreira está pavimentada. As únicas três casas estão na Ataulfo de Paiva. À esquerda e ao fundo, na montanha, vemos a Pedreira da Lopes Quintas. A fumaça no centro da foto é da Fábrica de Fiação e Tecelagem Corcovado, às margens da Lagoa.


A Lagoa. A maior parte do aterro que deu origem ao bairro da Lagoa foi feita nos anos 1920, com terra proveniente do desmonte do Morro do Castelo. O Jockey Club já estava quase todo construído, mas os demais clubes da região da Lagoa ainda não existiam. O canal que dividia Ipanema e Leblon ainda não era o Jardim de Alá, que seria construído na segunda metade dos anos 1930. A ilha onde fica o clube Caiçaras era mínima e a do Piraquê também era muito menor que atualmente.

PS: “O Rio pelo Alto” tem dois volumes. Recomendo.

9 comentários:

  1. BOM DIA ! Só para marcar presença, acompanhando os comentários.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Não lembrava que eram dois volumes. Um, com certeza, eu tenho. O segundo volume é de fotos menos antigas, dos anos 30 e 40? Se for, acho que também tenho.

    Também acompanharei os comentários.

    ResponderExcluir
  3. impressionantes os detalhes. Como o Joquei cresceu. Me lembro da inauguração da sede da Lagoa, com um churrasco. Uma draga na 2ª foto no meio da Lagoa, onde pode se ver a Chácara da Bica. Acho que ainda não havia Retiro da Saudade na Curva do Calombo.

    ResponderExcluir
  4. Certamente já foi explicado aqui em algum momento, mas torno a perguntar: quais eram os acessos então existentes à Lagoa ?
    Todos os atuais menos o Corte do Cantagalo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por Copacabana (posto 6) via Ipanema e pelo Humaitá. A Av. Niemeyer é do início do século XX.
      Pela trilha da Fazenda do Fialho, perto do futuro Corte, se alcançava a Lagoa/Praia Funda/Humaitá.

      Excluir
  5. A Praia da Gávea, na época da foto, devia ser uma sucursal do Paraíso. Seria uma lagoinha, no início da praia?

    ResponderExcluir
  6. São Conrado merecia ser mais que um bairro de passagem.

    ResponderExcluir
  7. Colaborador Anônimo17 de março de 2022 às 22:04

    São Conrado é um bairro admirável. Fotografias como as de hoje deveriam ser constantes e o Luiz deveria publicar mais fotos como essas.

    ResponderExcluir