Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2022

LAGOA


Gosto muito desta foto do acervo do Museu Aeroespacial  onde vemos a Lagoa e o Jardim Botânico em 1945. Para ser devidamente apreciada não deve ser vista na tela de celular.

1) À direita vemos a sede esportiva do Clube Naval (Piraquê), ainda com dimensões bem menores que a atual (sucessivos aterros aconteceram nas décadas seguintes, principalmente após a década de 60). Quanto ao Piraquê, em outubro de 1936, uma Assembléia Geral Extraordinária aprovou a criação da Seção Esportiva do Clube Naval, estabelecendo-se os entendimentos necessários à concretização do empreendimento. Em 08/07/37, a Sede Esportiva é considerada como criada e em 24/08/37, o presidente do Clube Naval encaminha um requerimento ao Interventor do Distrito Federal, solicitando o aforamento da Ilha do Piraquê, na Lagoa Rodrigo de Freitas, para a construção da Sede Esportiva do Clube. Pelo Decreto No. 6.152 de 4 de março de 1938 o Prefeito do Distrito Federal, Dr. Henrique Dodsworth, concedeu ao Clube Naval o aforamento da Ilha do Piraquê. Em 20 de julho de 1940 foi, por fim, inaugurada a Sede Esportiva do Clube Naval na Ilha do Piraquê. 

2)  As estruturas na parte de baixo da foto são as cocheiras dos Paula Machado (Haras São José e Expedictus) e dos Peixoto de Castro (Haras Mondesir), esta na esquina das ruas General Garzon e Lineu de Paula Machado.  

 3) Em espaço cedido pelo Patronato Operário da Gávea foi fundado em 1951 ali à esquerda, o Teatro Tablado por Aníbal e Maria Clara Machado, Antonio Gomes Filho, Carmem Sylvia Murgel, Carlos Augusto Alves dos Santos, Eddy Rezende, Edelvira e Déa Fernandes, Isabel Bicalho, João Sérgio Marinho Nunes, João Augusto de Azevedo Filho, Jorge Leão Teixeira, Martim Gonçalves, Marília Macedo, Oswaldo Neiva e Stélio Emanuel de Alencar Roxo. O Patronato Operário da Gávea foi fundado em 1929, com o objetivo de prestar assistência social às comunidades carentes. Aos poucos, o novo prédio foi erguido e construídas a Escola, o Centro de Recreação Operária, o Ambulatório, a Capela, o Teatro Tablado e, finalmente, os dois andares superiores. Nestes muitos anos de funcionamento, várias mudanças foram feitas nesta obra de caridade para adaptar-se às necessidades da comunidade.

 4)      Mais adiante um pouco o local onde seria construída a Igreja de São José da Lagoa. Brasil Gerson conta que "a Capela de São José, inaugurada em 1898, ficava defronte à Fábrica Corcovado e não só os seus operários a frequentavam, como os da fábrica de chapéus Braga Costa". A Fábrica de Tecidos Corcovado foi fundada em 1889, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas e, com sua falência, a capela acabou passando à Mitra que a transformou em sede de paróquia em 1944. Em princípio dos anos 60 a capela foi demolida, sendo então iniciada a construção do templo para ser enfim inaugurado em 1964. O arquiteto responsável foi Edgar de Oliveira da Fonseca que projetou um templo moderno, sendo o primeiro no mundo a possuir todas as fachadas executadas com vidro "ray-ban".

5)      Mais além o local onde, como vimos ontem, seria construída a sede da Sociedade Hípica Brasileira, no início dos anos 40. Com cerca de 1300 sócios, cerca de 30% frequentam sua sede. Por interferência do ministro Armando Alencar junto a Getulio Vargas a Hípica conseguiu seu terreno na Lagoa mais uma ajuda de 3 milhões de cruzeiros como paga pelas benfeitorias que havia feito no terreno da Praia Vermelha, onde ficava o Centro Hípico Brasileiro, e que fora requisitado pelo Exército para a construção da Escola de Estado Maior. 

6)      Também vemos o terreno onde seria construído o atual Hospital da Lagoa, perto da Rua Jardim Botânico. Inicialmente era Hospital da Sul América, depois Hospital dos Bancários e finalmente Hospital da Lagoa. Em 1952 tem início a construção do Hospital Sul América da fundação Larragoiti, atual Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro. O projeto teve a concepção do arquiteto Oscar Niemeyer em parceria com o arquiteto Hélio Uchôa, jardins desenhados por Roberto Burle Marx e painéis com azulejos concebidos por Athos Bulcão e é tombado pelo INEPAC.

Até meados dos anos 60 toda esta área da Borges de Medeiros era de casas ou pequenos prédios. Negrão de Lima morava numa das casas. Mas a especulação imobiliário chegou com força e hoje há inúmeros arranha-céus que mudaram completamente o aspecto do local.

15 comentários:

  1. Olá, Dr.D'.

    Foto inédita para mim.

    A Lagoa sempre foi bairro de passagem para mim. Aliás, passagens esporádicas a caminho do túnel Rebouças, para chegar ao Rio Comprido.

    Por isso, a aula sempre é válida, aprendendo (ou relembrando) algo. O sumido JBAN sempre chamava esses clubes de "puxadinhos de rico".

    Eu nunca consigo lembrar se o tamanho atual da lagoa é um terço do original ou se ela perdeu um terço do tamanho... De qualquer jeito, é muito aterro. Dessa forma ganhou-se muito terreno para construções ou para ligações viárias.

    ResponderExcluir
  2. Uma Lagoa que mais parecia um "balneário". A região da "Fonte da Saudade" está irreconhecível. Ir á Lagoa até o advento dos grandes túneis era uma excursão. FF: Segundo estatísticas oficiais, cerca de 87.000 estudantes foram reprovados no ENEM em razão da utilização do "pronome neutro" em suas redações. O que mais posso dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Estatística oficial" do ENEM é fake news! É só procurar na Internet.

      Excluir
    2. A Anônimo, realmente pode ser fake, já que essa "estatística oficial" é bem modesta. Na realidade os "reprovados" podem chegar a 150.O00. A situação é seria...

      Excluir
    3. Isso é fake news. Essa quantidade se refere aos que tiraram zero em redação no ENEM de 2020. Não tem a ver com gênero neutro, que eu acho uma perda de tempo.

      Excluir
  3. Em tempo: sobre haras, hoje vários deles estão na região das vargens. Há mais de dez anos estive em um deles em uma das reuniões de fim de ano da empresa onde trabalhava. Tempos de vacas gordas...

    ResponderExcluir
  4. Minha area hoje. Mudou muito. Feira da providência. Na minha infância de Copacabana jardim botânico era um bairro distante. No máximo ir pescar na lagoa na área em frente ao corte do Cantagalo. Pelo menos hoje não tem mais mortandade de peixes. Parece que vem aí transporte aquaviário. Hoje a Mozak dizimando pequenos prédios e casas .

    ResponderExcluir
  5. Em tempo (2): ainda sobre o naufrágio na Antártida há mais de 100 anos, tema de alguns comentários dias atrás, o Globo disponibilizou (para assinantes) um artigo do seu acervo.

    https://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-acervo/post/como-tripulacao-sobreviveu-naufragio-do-endurance-achado-na-antartica-apos-107-anos.html

    ResponderExcluir
  6. Acabei de reler o livro ENDURANCE.
    Se fosse filme todo mundo acharia impossível.
    É emocionante a história. Incrível como sobreviveram.

    ResponderExcluir
  7. O mais triste e ver o comolexo lagunar da Barra sofrendo dos mesmos abusos da Lagoa. Aterros, invasões e tudo mais. Passas as décadas e não apredemos.
    A Lagoa ao menos melhorou dos anos 90 para os dias de hoje. Naquela época era comum ver manchas de óleo e muito mal cheiro do canal que vinha do JCB e Hipica. Percebemos isso pela mortalidade de peixes, algo muito comum que hoje é mais difícil de acontecer.

    ResponderExcluir
  8. Que caminho de terra é aquele no canto superior esquerdo da foto? E aquela igreja no centro superior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helio, a igreja é a de Santa Margarida Maria. Em 16 de junho de 1939 foi fundada, por decreto do Cardeal Leme da Silveira Cintra, a Paróquia Santa Margarida Maria da Lagoa, sem que houvesse ainda uma igreja para sua sede. A nova Paróquia foi fundada no dia consagrado ao Coração de Jesus tendo a sua instalação ocorrida no dia 18 de junho na capela da referida congregação, sendo confiados a seus religiosos a administração espiritual da mesma. Seu território foi desmembrado das Paróquias de Nossa Senhora da Conceição da Gávea e de São João Batista da Lagoa.
      A pedra fundamental da nova igreja foi lançada no dia 8 de novembro de 1942. No dia 28 de abril de 1944 a igreja em construção foi designada como sede da paróquia, tendo sua obra sido concluída em 1956, ficando o dia 16 de outubro dedicado a padroeira da igreja, Santa Margarida Maria. A construção foi realizada pela firma F.I. Lemos, Arquitetura e Construções, de propriedade de Fernando Iehly de Lemos, arquiteto que fez o seu projeto.
      O caminho de terra deve ser a ligação entre a Rua Jardim Botânico e o Humaitá, pela encosta do morro. É um dos acessos à Casa da Espanha.

      Excluir
  9. Operação da PF contra o tráfico internacional de armas fez estrago em Vila Isabel, com direito a prisão de idosa de 88 anos cuja casa era o entreposto para armas e peças repassadas para tráfico, milícia e matadores de aluguel (Ronie Lessa). Parte do dinheiro foi lavado em imóveis, lojas e criptomoedas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve vai ser lavado em cassinos.

      Excluir
  10. Depois de Messi e Neymar, hoje foi a vez de CR7 dar adeus à Chanpions League. Quem jogou em casa hoje se deu mal. Manchester United e Ajax. Passaram Atlético de Madrid (especialista em eliminar ingleses) e Benfica (pós JJ).

    ResponderExcluir